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Ezequias Foi Sucessor De Quem ? Simplesmente Um Grande Rei

Ezequias Rei de Judá, Ezequias em 726 a 697 a.C.
Antecessor e filho de Acaz, 2 Rs 18.5.  
(Judá não foi desde sempre Israel. 
Os dois reinos surgiram separados um do outro e somente quando, o que convencionamos chamar de Israel Norte (Bit-Humri), chegou ao seu ocaso, é que Judá passou a ser Israel. 
Essa fusão cultural e histórica foi um processo contínuo, mas teve três momentos importantes: com as migrações/fugas de israelitas para Judá, após a derrocada de 732 a.C. e 722/720. 
Israel foi levado ao cativeiro, por conta da idolatria, a serpente era só um tipo de quem ao ser crucificado levantado nos curaria do pecado, Nm 21.4-9; Também reabriu e purificou o Templo em Jerusalém, e tratou de fazer com que a verdadeira adoração ao Senhor fosse restabelecida.

Com a reforma do rei Josias, quando surge a ideologia do Pan Israel; e na convivência entre os deportados israelitas e judaítas no exílio assírio.
No período persa, Judá já vai ser referência para território e Israel para povo. No período persa-tardio surge o conflito entre a Jehud Parvak e a Shamrayn Medinta sobre quem é o verdadeiro Israel, conflito que se acirra com a dinastia hasmoneia. 
Por isso, é incorreto o uso do conceito Reino do Norte e Reino do Sul para ser referir a Israel e Judá. 
Logo que assumiu o trono, o rei Ezequias tentou corrigir essa questão. 
Ele sabia que a queda do Reino do Norte tinha a ver diretamente com a desobediência à Lei de Deus. 
Então rapidamente ele promoveu uma grande reforma religiosa em Judá.
Ele lutou para eliminar a idolatria dentre o povo. 
Fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera, que servia como tipo de Cristo para curar a chaga do pecado. 2 Reis 18.4,  comparar aqui, com Jo 3.14,15.
Israel foi levado ao cativeiro, por conta da idolatria, a serpente era só um tipo de quem ao ser crucificado levantado nos curaria do pecado, Nm 21.4-9;
Também reabriu e purificou o Templo em Jerusalém, e tratou de fazer com que a verdadeira adoração ao Senhor fosse restabelecida. 
Durante seu reinado a celebração da Páscoa foi a maior desde o tempo de Salomão quando o reino ainda estava unificado. Inclusive, muitos israelitas se envolveram na celebração da Páscoa em Jerusalém, Cr 30.26.
No aspecto militar, Ezequias também foi um rei muito bem sucedido. 
No aspecto militar, Ezequias também foi um rei muito bem sucedido.   Ele fortificou Jerusalém e fez uma grande obra de engenharia para garantir o abastecimento de água na cidade pelo que se tornou o Tanque de Siloé mesmo em tempos de crise.
Ele fortificou Jerusalém e fez uma grande obra de engenharia para garantir o abastecimento de água na cidade pelo que se tornou o Tanque de Siloé mesmo em tempos de crise.
(Fonte: Pontifícia Universidade Católica do Paraná Programa de Pós-Graduação em Teologia)
Seu nascimento aproximadamente 739 a.C.
Morte Jerusalém por volta de 687 a.C. (com 52 anos).
Sepultado em em Jerusalém.
Seu nome de nascimento (חזקיהו (Hezekiah).
Casado com Hefzibá da casa de Davi..
Sua Mãe Abias
Foi o 13º Rei de Judá, e reinou por 29 anos (726–697 a.C.).
Filho de Acaz e de Abi (ou Abia). 
Ezequias reinou junto com seu pai de 729 a 715 a.C. e, com a idade de 25 anos, tornou-se rei absoluto.
Seguiu o exemplo do seu brilhante antepassado, o Rei Davi, e teria começado a reinar com 25 anos de idade e governou por 29 anos, a partir de 715 a.C..
No exato primeiro dia do seu reinado, reparou as portas e purificou a Casa Do Senhor, o Templo. Reintegrou também os sacerdotes e levitas ao seu ministério, e restaurou a celebração da Páscoa (II Crônicas 29:3 e 30:5). 
Tinha Ezequias vinte e cinco anos de idade, quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abia, filha de Zacarias.
E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme a tudo quanto fizera Davi, seu pai.
Ele, no primeiro ano do seu reinado, no primeiro mês, abriu as portas da casa do Senhor, e as reparou.
E trouxe os sacerdotes, e os levitas, e ajuntou-os na praça oriental,
E lhes disse: Ouvi-me, ó levitas, santificai-vos agora, e santificai a casa do Senhor Deus de vossos pais, e tirai do santuário a imundícia.
E ordenaram que se fizesse passar pregão por todo o Israel, desde Berseba até Dã, para que viessem a celebrar a páscoa ao Senhor Deus de Israel, em Jerusalém; porque muitos não a tinham celebrado como estava escrito, 2 Crônicas 29:1-52,  Crônicas 30:5.
4 Tirou os santuários pagãos nas colinas, derrubou os obeliscos, quebrou os vergonhosos ídolos de Achera, destruiu a serpente de bronze que Moisés fizera, pois até então o povo oferecia-lhe incenso queimado, chamando-lhe Neustan, ainda que o rei Ezequias lhes tivesse dito que não passava de uma simples peça de bronze.
5 Confiou no Senhor, o Deus de Israel. Com efeito, não houve nem antes nem depois dele nenhum rei tão fiel ao Senhor. 6 Manteve-se fiel ao Senhor, sem jamais se afastar dele e obedeceu aos mandamentos dados através de Moisés. 7 Por isso, o Senhor esteve sempre com ele, o ajudou e o fez prosperar em tudo. Rebelou-se contra o rei da Assíria e recusou-se a servi-lo. 8 Conquistou terra aos filisteus, até ao limite de Gaza e seus arredores, destruindo povoações, tanto as maiores como as mais pequenas.
Além disso, combateu a idolatria em Judá proibindo o culto aos deuses pagãos, determinando também que fosse destruída a serpente de bronze construída na época de Moisés, pois novamente o povo estava adorando-a. 
E, devido à sua obediência, a Bíblia relata que Deus trouxe paz ao seu reino. 
Enquanto cuidou do templo, providenciou a adoração adequada.
Ezequias, ao ser confrontado pelo grande Rei da Assíria, Senaqueribe, orou a Deus e foi salvo do cerco de Jerusalém (por volta do ano 701 a.C.), através de um anjo enviado por Deus, que teria exterminado cento e oitenta e cinco mil soldados assírios durante a noite.
Também no contexto do cerco, ordenou a construção do Túnel de Ezequias, para impedir as tropas de Senaqueribe de terem acesso a agua, desviando o curso do á rio de fora das muralhas de Jerusalém para dentro da mesma.
Segundo a Bíblia, após a expulsão dos assírios, Ezequias experimenta um novo milagre. 
Tendo adoecido gravemente acometido do que a Bíblia chama de úlcera (alguns acreditam tratar-se de um câncer), o profeta Isaías veio lhe trazer dura mensagem que iria morrer. 
Não se conformando, Ezequias pôs-se a orar e Isaías retorna com outra mensagem de Deus informando um acréscimo de mais 15 anos à vida do rei. 
E, como prova do cumprimento dessa palavra, Deus deu um sinal a Ezequias, fazendo atrasar dez graus a sombra do relógio solar construído por Acaz.
Tendo se recuperado, cometeu um sério equívoco ao mostrar os seus tesouros aos mensageiros de Merodaque-Baladã II, rei da Babilônia. 
Devido a essa falha, foi advertido pelo profeta Isaías, prevendo o futuro cativeiro dos judeus, o que ocorreu numa invasão de Nabucodonosor II, no reinado de Zedequias.
Ezequias faleceu em 696 a.C., mas seu filho Manassés (708 a.C. - 642 a.C.) assumiu o trono de rei aos 12 anos, permitindo que a idolatria retornasse em Jerusalém e fizesse Judá cair em pedaços.
Sua política
Ezequias reinou num período em que a Assíria dominava o cenário político. 
O reino de Israel, ao norte de Judá, já havia sido reduzido a tributário Assírio. 
Seu pai, Acaz, já havia despojado o templo quase por completo, e o palácio para poder pagar tributo ao rei assírio Sargão II. 
Após a morte de Sargão II. e a sucessão do trono por Senaqueribe, Ezequias, direcionou esforços para manter-se independente da potência militar que dominava, e deixou de ser tributário. 
No entanto, quando Senaqueribe pela primeira vez ameaçou Jerusalém, o próprio Ezequias efetuou um custoso pagamento para que aquele poupasse a cidade.
Selo de Ezequias
Em dezembro de 2015, arqueólogos israelenses anunciaram a descoberta de uma marca do selo do rei bíblico numa bula de 13 milímetros de diâmetro encontrada em escavações juntas ao Monte do Templo.
A peça continha, não somente a inscrição Pertence a Ezequias, (filho de) Acaz, Rei de Judá, como também inúmeros símbolos como uma placa solar com duas asas de ponta-cabeça e nas laterais o ícone de Ankh, conhecido também como cruz ansata.
Segundo Eilat Mazar da Universidade Hebraica de Jerusalém, que dirigiu a escavação onde a peça foi encontrada, a peça fora feita pelo próprio rei.
Ezequias coordenou a compilação de textos bíblicos que hoje são os capítulos 25 a 29 de Provérbios. Estes capítulos formavam uma seção única, cuja introdução faz menção aos "homens de Ezequias" como compiladores.
Ezequias também compôs a canção de agradecimento por sua já citada cura, conforme indica Isaías 38:10-20.
O escrito de Ezequias, rei de Judá, de quando adoeceu e sarou de sua enfermidade:
Eu disse: No cessar de meus dias ir-me-ei às portas da sepultura; já estou privado do restante de meus anos. 
Disse: 
Não verei ao Senhor, o Senhor na terra dos viventes; jamais verei o homem com os moradores do mundo.  Já o tempo da minha vida se foi, e foi arrebatada de mim, como tenda de pastor; cortei a minha vida como tecelão; ele me cortará do tear; desde a manhã até à noite me acabarás.
Esperei com paciência até à madrugada; como um leão quebrou todos os meus ossos; desde a manhã até à noite me acabarás.
Como o grou, ou a andorinha, assim eu chilreava, e gemia como a pomba; alçava os meus olhos ao alto; ó Senhor, ando oprimido, fica por meu fiador.
Que direi? 
Como me prometeu, assim o fez; assim passarei mansamente por todos os meus anos, por causa da amargura da minha alma.  Senhor, por estas coisas se vive, e em todas elas está a vida do meu espírito, portanto cura-me e faze-me viver.
Eis que foi para a minha paz que tive grande amargura, mas a ti agradou livrar a minha alma da cova da corrupção; porque lançaste para trás das tuas costas todos os meus pecados.
Porque não te louvará a sepultura, nem a morte te glorificará; nem esperarão em tua verdade os que descem à cova.
O vivente, o vivente, esse te louvará, como eu hoje o faço; o pai aos filhos fará notória a tua verdade.
O Senhor veio salvar-me; por isso, tangendo em meus instrumentos, nós o louvaremos todos os dias de nossa vida na casa do Senhor, 38:910 a 20.



Entendendo Daniel 12.2 / Escatologia / Coisas Futuras

12.2: “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno”. 
Esse tem sido interpretado de forma equivocada muitas vezes.
 Ele fala sobre ressurreição em sentido geral: dos que foram salvos e dos que não alcançaram a salvação, porque suas obras eram más, e eles não se arrependeram em vida. 
Mas é evidente que, pelo procedimento das regras teológicas dentro da hermenêutica sagrada, uma deve estar distante da outra cerca de mil (1.000) anos.
 a primeira terá lugar no arrebatamento da igreja quando Jesus voltar a terra, sendo então depois complementada por outros exemplares deste gênero que são(as duas testemunhas do apocalipse que o anticristo os matará, e os mártires da Grande Tribulação, os que negaram receber o sinal da besta). Enquanto a outra (a dos que não foram salvos de um modo geral), só mil (1.000) anos depois vejam (Jo 5.28,29; 1 Co 15.23), cada uma por sua ordem. 
Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação, João 5:28,29.
Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda, 1 Coríntios 15:23.
As Escrituras Sagradas usam pelo menos três termos técnicos sobre “ressurreição”, que são desenvolvidos em vários de seus elementos doutrinários: 
Ressurreição de Mortos. 
No Antigo Testamento, são: 
1) O filho da viúva de Serepta, de Sidom. 
Elias é o personagem em foco nesta ressurreição - (1 Rs 17.21, 22). 
Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele. E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu, 1 Reis 17:21,22.
2) O filho da Sunamita.
Eliseu é o personagem em foco nesta ressurreição - (2 Rs 4.34, 35). 
E subiu à cama e deitou-se sobre o menino, e, pondo a sua boca sobre a boca dele, e os seus olhos sobre os olhos dele, e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu.
Depois desceu, e andou naquela casa de uma parte para a outra, e tornou a subir, e se estendeu sobre ele, então o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos, 2 Reis 4:34,35.
3) O homem que foi lançado de improviso na sepultura de Eliseu - os ossos de Eliseu foi o ponto marcante nesta ressurreição - (2 Rs 13.20, 21). 
Depois morreu Eliseu, e o sepultaram. Ora, as tropas dos moabitas invadiram a terra à entrada do ano.
E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés, 2 Reis 13:20,21.
Para alguns expositores das Escrituras, Jonas morreu e foi levantado da morte durante os três dias no ventre do peixe, tornando-se assim, uma figura muito expressiva da morte e ressurreição de Cristo (Mt 12.40). “... se assim for, o fato somente acrescenta mais uma das ressurreições registradas na Bíblia. 
Para aqueles que crêem em Deus, não há dificuldade em crer na ressurreição, uma vez suficientemente provada”na Bíblia (Dr Torrey)
Se assim foi, o personagem nesta ressurreição a de Jonas foi a pessoa de Deus. 
No Novo Testamento, são: 
5) O filho da viúva de Naim .
Jesus foi o personagem em foco nesta ressurreição - (Lc 7.11-17). 
E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão;
E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que fora defunto assentou-se, e começou a falar.
E entregou-o à sua mãe.
E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.
E correu dele esta fama por toda a Judéia e por toda a terra circunvizinha, Lucas 7:11-17.
6) A filha de Jairo .  (Jo 11.43, 44). Jesus foi o personagem em foco nesta ressurreição - (Lc 8.54, 55). 
Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina.
E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer, Lucas 8:54,55.
7) Lázaro de Betânia .
E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir, João 11:43,44.
 8) Dorcas ou Tabita.
Pedro foi o personagem em foco nesta ressurreição - (At 9.40, 41). 
Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.
E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva, Atos 9:40,41.
9) Um jovem de nome Êutico .
 O personagem nesta ressurreição foi o apóstolo Paulo - (At 20.9-12). 
E, estando um certo jovem, por nome Ežutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto.
Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu. E levaram vivo o jovem, e ficaram não pouco consolados, Atos 20:9-12.
Ressurreição dentre os mortos. 
Esta então já compreende: 
1) CRISTO (1 Co 15.20 e 23). 
Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.
Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda, 1 Coríntios 15:20,23.
A ressurreição dentre os os mortos significa que foi parcialmente naquele cemitério.
2) Os que ressuscitaram por ocasião da ressurreição de Cristo (Mt 27.52, 53). 
E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;
E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos, Mateus 27:52,53.
Esses santos foram incluídos também na palavra “primícias  como propriamente dita da colheita de alma que a igreja faria  para Deus”, dita a respeito de Cristo; “primícias” não pode ser “uma só” mas “um feixe conforme” (Lv 23; 10.1; Sm 25.29), e, por essa razão devem se-guir a ordem da ressurreição de Cristo. 
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: 
Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote; E ele moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá, Levítico 23:10,11. 
O internauta deve observar bem a frase: 
“E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele [Jesus]”. Um molho de almas.
Na ressurreição para a imortalidade, que abrange a todos mas nem todos serão salvos, isso difere da ressurreição dos que estavam mortos em pecaos efésios 2, todos têm de seguir a ordem da ressurreição de Cristo (At 26.23).
Visto que, na qualidade de “colheita”, Cristo foi “o primeiro exemplar a ressuscitar para a imortalidade”. 
3) Seguindo a orde vem a igreja, "os que são de Cristo, na sua vinda (1 Co 15.23, 42)".
Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. 1 Coríntios 15:23,42.
4) Aí vem as duas testemunhas escatológicas (Ap 11.11, 12). 
E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram.
E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram, Apocalipse 11:11,12.
5) Então vem os mártires da Grande Tribulação (Ap 20.4). 
E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos, Apocalipse 20:4.
Todos esses são exemplares que fazem parte da primeira ressurreição, dentre os mortos, que significa que ainda ficou alguém que nã ressuscitou que é também para a imortalidade, ainda que cada “um por sua ordem”. Isso se chama de “... a redenção do nosso corpo que não poderá mais ser ser apodrecido pela terra” (Rm 8.23). 
E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo, Romanos 8:23.
Ressurreição dos mortos, se dará geral e abrangente todo o tempo. 
O texto  neste capítulo 12 de Daniel vercículo 2, fala dela como sendo uma ressurreição “para vergonha e desprezo eterno, e para a vida eterna”. 
Ela alcança a todos os pecadores que morreram em seus delitos e pecados também que terão uma eternidade sem a presença de Deus(Jo 5.28, 29; Ap 20.5). 

Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.
Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. (Os que não foram salvos) Esta é a primeira ressurreição, João 5:28,29,  Apocalipse 20:5,
Vemos em Is 26.14, a frase de difícil interpretação no que diz respeito à ressurreição: 
“Morrendo eles, não torna-rão a viver; falecendo, não ressuscitarão”. 
Alguns mestres da Bíblia afirmam que fazem alusão aos anjos que procriaram com mulheres terrena e geraram a raça de gigantes de Gêneses 6. Os gigantes daquela geração não procriavam, e ao morrerem não ressuscitariam ????. Que na hermenêutica  pode ser.
 Subentende se que, eles não ressuscitarão para a vida eterna, nesse sentido também, pois todos humanos hão de ressuscitar um dia. 
A menos que seja esta uma exceção na Bíblia, como bem podemos ver nas palavras do próprio Deus quanto a Amaleque: 
“Eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus” (Êx 17.14). 

As Várias Visões Do Milênio Profético Da Bíblia


Há três visões do Milênio de Cristo, que são mencionadas seis vezes em Apocalipse 20.1-7. 
 Essas três visões são o pré-milenarismo, o Amilenarismo e o Pós-milenarismo.
O REINO MILENAR DE CRISTO: MIL ANOS JESUS REINANDO SOBRE A TERRA

O termo português é composto dos seguintes elementos do latim:

O que é pre-milenismo?
Pré significa “antes”, mille significa “mil”, e annus significa “anos” em relação à segunda vinda de Cristo. 
Portanto, pré-milenarismo significa que Cristo voltará à terra “antes dos mil anos” própriamente dito. 
O pré-milenarismo dispensacional afirma que haverá, no futuro, um reino literal de mil anos, em que Jesus Cristo governará sobre a terra, depois do Arrebatamento da igreja, e da Tribulação, e da segunda vinda de Cristo. 
 Há várias formas de pré-milenarismo que diferem quanto à relação do Arrebatamento com a Tribulação, Mas todos ensinam que o Milênio é um período literal de mil anos que vem logo após o segundo advento de Cristo. 
No Antigo Testamento, há várias referências ao Milênio como um tempo futuro em que Israel será restabelecido em sua terra, em bênção. 
Contudo, é somente em Apocalipse 20 que a duração desse reino terreno do Messias é especificado. 
O pré-milenarismo ou quilianismo, como era conhecido na igreja primitiva, foi o primeiro dos três sistemas milenares a surgir. 
O pré-milenarismo foi abandonado durante a Idade Média, mas foi reavivado pelos puritanos no século XVII. 
Esse é o ponto de vista da maioria dos que adotam uma abordagem de interpretação bíblica conservadora.
As Escrituras nos dizem que Jesus prometeu voltar.
 Elas também nos dizem que algumas coisas vão acontecer antes, durante, e depois de Sua volta. 
E, se nós queremos mais pistas do que vai acontecer, teremos que estudar as passagens proféticas de Dan 2 [a estátua de 4 materiais, profetizando 4 impérios mundiais, seguidos pelo reino do Messias];
Dan 7 [os 4 animais, seguidos pelo reino do Messias];
Dan 11:36 até o fim do capítulo 12 [o anticristo, o Messias, seu reino];
Eze caps. 37 a 48 [a restauração de Israel e a adoração no templo do reino do Messias];
Zac caps. 12 a 14 [destruição dos inimigos do povo de Deus; arrependimento e purificação de Israel; reconhecimento do Pastor ferido; julgamento das nações gentílicas; reino do Messias; e Jerusalém exaltada];
Mat caps.. 24 e 25 [sinais para o fim da Tribulação, e início do reinar do Cristo; julgamento das nações gentílicas];
1Cor 15:20-57 [as ressurreições];
1 Tes 4:13-5:3 [as ressurreições];
2 Tes 2:1-12 [sinais, já após a retirada dos salvos e já dentro da tribulação, para a segunda vinda do Cristo]; e, a maior de todas, Ap caps. 4 a 22.
Agora não será possível procurar todas estas passagens aqui, porém acredito que se quisermos nos aprofundar nisso teremos nós mesmos que estudá-las cuidadosamente. Se você se dispuser a interpretar todas essas passagens literalmente e imparcialmente, provavelmente você chegará ao cenário descrito abaixo:
Antes do retorno de Cristo, como está descrito em várias  partes desse site, grandes e poderosos impérios irão se levantar e cair, culminando pelo completo domínio do mundo através da pessoa chamada de a Besta ou o Anticristo. 
Com a manifestação do anticristo, o evangelho já terá sido pregado em todo o mundo, mas também já terá havido um grande afastamento da fé por parte da enorme maioria da igreja militante, a falta de amor. Não vê como as igrejas sérias estão ficando vazias? 
O anticristo fará primeiro um tratado de paz com a nação de Israel, porém, surpreendentemente [3 e meio anos depois], ele quebrará este tratado e oprimirá Israel, e exigirá ser adorado dentro do templo [reconstruído no seu local em Jerusalém, como se fosse Deus. 
Este será um tempo de grande sofrimento para Israel, porém Deus enviará incríveis pragas de julgamento para punição de todas as nações opressoras do povo de Deus. 
Uma outra figura do final dos tempos será o Falso Profeta que entrará em cena junto com o anticristo, ambos responderão com sinais milagrosos deles próprios, vindos do poder do próprio satanás.
Em meio a esta grande turbulência, o maior poderio militar de todos os tempos será lançado contra Israel Gogue e Magogue Ezequiel 37 e 38. 
E quando tudo parecer perdido para a nação de Israel, Jesus Cristo retornará como rei dos reis e senhor dos senhores, para salvar Israel e derrotar a besta e o falso profeta, lançando-os no lago de fogo. 
E então, de acordo com Apocalipse capitulo 20, satanás será preso por mil anos. 
Durante estes mil anos Jesus reinará na terra junto com os santos ressurretos e arrebatados. 
Todo o Israel será salvo e adorará a Jesus dentro do glorioso templo descrito no livro do profeta Ezequiel ( A glória da segunda casa). 
O mundo será regido por Cristo como Governador, Rei e Príncipe  resultando na mais perfeita paz, ordem e harmonia no mundo que conhecemos hoje. 
A paz e a harmonia se estenderão até à natureza; leão irá comer [somente] grama; crianças brincarão com serpentes e não serão picadas ou envenenadas.
No fim dos mil anos, satanás será solto para sua ultima rebelião contra Deus na terra e, uma vez mais, Deus o derrotará [mas dessa vez eternamente!], lançando-o no lago de fogo que arde para sempre. 
Todos os mortos que não foram salvos serão ressuscitados, julgados, e lançados no lago de fogo. 
O céu e a terra serão destruídos e novo céu e nova terra serão feitos surgirão no lugar dos antigos, juntamente com a nova Jerusalém. 
Os humanos salvos habitarão para sempre junto com o Senhor.
O que acabamos de resumir para os intewrnautas, é o resultado do estudo de toda a escatologia das Escrituras, tomada e interpretada de modo direto e óbvio e literalmente, e é conhecido como a visão pré-milenarista sobre volta de Cristo a terra. 
Por que é chamado pré--milenarismo? 
Porque dentro desta visão Jesus retorna antes dos mil anos. 
Diferente das outras duas visões: 
Pós-milenarismo e Amilenarismo. 
De acordo com o Pós-milenarismo Cristo retornará após os mil anos de forma geral, não antes e a igreja ainda estará aqui, e as várias ressurreições que encontramos nas escrituras não teriam acontecido ainda. 
acho que essa visão está equivocada porque estão explicitas na bíblia as várias ressureições.
Ora, se se prega que Cristo ressuscitou (já existia quem negasse a ressurreição) de entre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? 
Naquela época.
E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou.
E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam.
Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.
Notemos que Cristo foi o primeiro das várias ressurreições.
E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.
E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.
Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.
Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.
Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
Mas cada um por sua ordem: 
Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.
Cristo e as primícias, (depois) os que são de Cristo na sua vinda os que foram ressuscitados no arrebatamento).
Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.
Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.
Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte, 1 Coríntios 15:12-26.
De acordo com o amilenarismo os mil anos não são literais, são somente um símbolo da longa presença de Cristo entre a primeira e segunda volta será.????
Já o  Amilenarismo ensina que não haverá um reino milenar de Cristo sobre a terra no futuro, em sentido literal. 
Contudo, a maioria dos proponentes diz que uma forma espiritual do reino está presente agora. 
O termo português é derivado dos seguintes elementos: 
(A) vem do grego e significa “não”. 
(Mille) e (annus) são palavras latinas e significa “mil” e “anos”, respectivamente. 
Dessa forma, Amilenarismo significa “não mil anos”. 
O Amilenarismo ensina que a partir da ascensão de Cristo, no primeiro século, até Sua segunda vinda (sem o Arrebatamento sem ressurreição nem nada), tanto o bem quanto o mal vão aumentar no mundo, enquanto o reino de Deus coexistirá com o reino de Satanás. 
Embora os Amilenaristas creiam que Satanás está atualmente preso, eles ensinam que o mal vai aumentar.
Não se sabe como ❔🤢. 
Quando Jesus Cristo voltar, se dará o fim do mundo com a ressurreição geral e o julgamento de todas as pessoas. 
 A visão é essencialmente uma espiritualização de 100% das profecias referentes ao reino. 
O ponto de vista Amilenarista não estava presente na igreja mais antiga pelo menos não há registro de sua existência naquela época. 
Parece que ela surgiu como resultado da oposição ao literalismo pré-milenarista pelos céticos doutrinários da igreja. 
O Amilenarismo passou a dominar a igreja quando os grandes pais da igreja e teólogos Agostinho (354-430) e Jerônimo (c. 345 — 419) abandonaram o pré-milenarismo  no qual criam anteriormente em favor do Amilenarismo. 
Não é exagero dizer que o Amilenarismo tem sido a visão mais amplamente defendida por muitos dos líderes da igreja ao longo da história, incluindo a maior parte dos reformadores protestantes durante os séculos XV e XVI.
O pós-milenarismo ensina que o reino de Cristo está agora sendo já estendido por todo o mundo por meio da pregação do evangelho e que a maioria das pessoas serão convertida a Cristo, o que resultará em uma conseqüente cristianização do mundo atual. 
 O termo português é formado dos seguintes elementos latinos:
(Post), significa (“após”) (mille) significa (“mil”)e (annus)(“anos”)em relação à segunda vinda de Cristo. Portanto, pós-milenarismo significa que Cristo voltará à terra “após os mil anos” que se dará espiritualmente aqui e agora. 
O pós-milenarismo ensina que a era atual é o Milênio, que não é necessariamente um período literal de mil anos. 
Os pós-milenaristas acreditam que por meios espirituais haverá um progressivo crescimento da justiça, da prosperidade e desenvolvimento em todas as esferas da vida, enquanto a maioria crescente de cristãos finalmente conquista o mundo para Cristo. Basicamente, alcançariamos a paz mundial por meios naturais. Bom pelo menos os animais ainda estão comendo carnes, e atacando humanos hoje em dia.
 Então, depois que o cristianismo houver dominado o mundo por um longo período de tempo (o glorioso reino de vitória da igreja), Cristo voltará. 
Nesse tempo, haverá uma ressurreição geral, a destruição desta presente criação, e o início do estado eterno. 
O pós milenarismo difere do pré-milenarismo e do amilenarismo por sua visão otimista de que essa vitória se dará sem que seja necessária uma volta cataclísmica de Cristo para impor a justiça. 
Em vez disso, a vitória será resultado da aplicação firme dos meios disponíveis durante nossa era atual.( Braço da carne).
 O pós-milenarismo não se constituiu realmente em um sistema distinto de escatologia, senão após a Reforma. 
É a crença em que o Milênio, referido na Bíblia Sagrada, é apenas uma extensão da história da Igreja, em que ocorrerá uma grande disseminação do evangelho. 
Ou seja, os mil anos são simbólicos e correspondem ao período entre morte de Jesus Cristo e a completa evangelização do mundo.
Trata-se de um sistema de interpretação que possui algumas semelhanças com o amilenarismo. 
Afirma que não haverá um período de mil anos em que Cristo reinará na Terra.
Antes desse tempo havia algumas tendências de pensamento que mais tarde foram incluídas numa mistura teológica de pós-milenarismo moderno escola teológica metodista. 
O pós-milenarismo foi, então, a última posição importante sobre o Milênio a se desenvolver. John Walvoord observa que há dois tipos principais de pós-milenarismo: 
“A partir de (Daniel) Whitby (1638-1726), esses grupos oferecem dois tipos de pós-milenarismo que têm persistido até o século XX: 
1) um tipo bíblico... que encontra seu material nas Escrituras e seu poder em Deus;
2) o tipo teológico liberal ou evolucionista, que tem por base a confiança no homem para alcançar o progresso por meios naturais como o braço da carne. 
Esses dois amplamente separados sistemas de crenças têm uma coisa em comum: 
a ideia de progresso e solução finais das dificuldades atuais”.
O pós-milenarismo foi a visão dominante do  Milênio na América durante grande parte do século 
XIX, mas por volta dos anos 1960 estava virtualmente extinta. 
Os últimos 25 anos têm testemunhado o ressurgimento do pós-milenarismo em alguns círculos 
conservadores por meio do Movimento teológico Reconstrução Cristã.
O pré-milenarismo é a única visão que qualquer um pode afirmar se interpretar o texto de Apocalipse 20 de uma maneira usual ou literal. 
E importante observar que em Apocalipse 19 Cristo volta e então estabelece Seu reino Milenar, em Apocalipse 20. 
Uma leitura usual das palavras e das frases deixa claro que os eventos de Apocalipse 19 antecedem e preparam o caminho para os eventos de Apocalíptico do capitulo 20. 
Sendo assim, a segunda vinda de Cristo antecede um Milênio (os mil anos), o que significa que a Bíblia ensina a visão do pré-milenarismo, sem dúvidas.

Como Poderia Zacarias, Filho de Baraquias, Ser o Último Dos Mártires?

Como poderia Zacarias, filho de Baraquias, ser o último dos mártires? 
E era ele na verdade filho de Joiada? 
 Em Mateus 23.34, 35, Jesus diz aos escribas e fariseus que tramavam sua morte: 
"Por isso, eu lhes estou enviando profetas, sábios e mestres. 
A uns vocês matarão e crucificarão; a outros açoitarão nas sinagogas de vocês e perseguirão de cidade em cidade. E, assim, sobre vocês recaíra todo o sangue justo derramado na terra, desde o sangue do justo Abel, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias a quem vocês assassinaram entre o santuário e altar". Supõe-se de modo geral que Jesus referia-se a Zacarias, filho de Joiada, que fora apedrejado até morrer no pátio do templo, por ordem do rei Joás, porque ele praticou a temeridade de repreender o rei e sua corte e todo o povo, pelo pecado da idolatria.
 Esse fato está registrado em 2 Crônicas 24.20-22. 
As Escrituras, portanto, nada falam sobre sua vida e vocação. Isso inclui a declaração feita por Jesus aos escribas e fariseus de que eles (seus ancestrais) assassinaram os profetas, de Abel até Zacarias, a quem mataram “entre o santuário e o altar” (Mt 23.35). 
Apesar de ele ser identificado por Cristo como o filho de Baraquias, Jesus tinha outra pessoa em mente com o mesmo nome, e não este profeta menor. 
Isso fica evidente pela referência à morte de Zacarias, um fato não comprovado com relação ao escritor canônico, mas bem conhecido em outros textos referentes a outro Zacarias, ou seja, o filho do sacerdote Jeoiada, morto violentamente por ordem do rei Joás (2 Cr 24.20-22). 
Assim, os profetas de Gênesis (de Abel) até o final da Bíblia (Crônicas, de acordo com o cânon judaico) sofreram perseguições. 
Quanto ao aparente conflito entre Zacarias “filho de Jeoiada” (2 Cr 24) e o “filho de Baraquias” (Mt 23), muitos eruditos sugerem que Jeoiada era, de fato, o avô do profeta; portanto, o nome de seu pai, Baraquias, foi omitido no registro de Crônicas. 
Todavia, desde que esse aparente erro a respeito do nome do pai do mártir seja explicado, como falha do copista, pode-se verificar que Zacarias, filho de Joiada, que morreu no ano 800 a.C, de modo algum foi o último mártir do AT. 
Por isso, ele não se enquadra aqui, face a face com Abel, que realmente foi o primeiro mártir. 
 A solução óbvia é começar tudo de novo, e presumir que Mateus 23.25 relata de modo correto as palavras de Jesus, e o Senhor Jesus sabia muito bem de que estava falando. 
Se assim for, descobriremos que o Zacarias a quem Cristo se referia era na verdade o filho de Baraquias (e não o de Joiada) e, de fato, esse foi o último mártir do AT, mencionado nas Sagradas Escrituras. 
Em outras palavras, Cristo está relembrando ao seu auditório as circunstâncias da morte do profeta Zacarias, filho de Baraquias (Zc 1.1), cujo ministério iniciou-se por volta de 520 e encerrou-se pouco depois de 480 a.C. 
O AT não contém o registro do que aconteceu durante as primeiras décadas do século v a.C, até cerca de 457, data do retorno de Esdras a Jerusalém. 
Entretanto, pode muito bem ter acontecido que, em certo ano, entre 580 e 570 a.C, Zacarias, o profeta, tenha morrido assassinado pela multidão, da mesma forma que outro de igual nome, filho de Joiada, fora martirizado cerca de três séculos antes. 
Visto que Jesus se referiu a Zacarias como sendo o último dos mártires do AT, não pode haver dúvida alguma de que esse, na mente do Senhor, era o décimo primeiro dos doze profetas menores. 
Portanto, podemos concluir que este profeta morreu da mesma forma que o filho de Joiada, vítima do ressentimento popular religioso, por causa da acusação de seus pecados. 
 Como existem cerca de vinte e sete pessoas com o nome de Zacarias, mencionadas no AT, não é de surpreender que duas delas tenham sofrido o mesmo tipo de morte. 
Noutras palavras, se tomarmos Mateus 23.35 exatamente como o conhecemos, faz sentido o contexto, e não constitui uma contradição entre fatos plenamente conhecidos da história. 
Na ausência de quaisquer informações sobre como o profeta Zacarias teria morrido, concluímos que Jesus nos forneceu um relato fiel do que aconteceu, e podemos colocá-lo no rol dos nobres mártires dos tempos bíblicos. 


O Fim da História, Mundial e o Começo da Eternidade Com Deus.


Gente esse texto é enorme mas eu coloquei a matéria aqui não para ofender a pessoa que tem a sua filosofia religiosa, mas só para termos uma idéia de como vai ser a transição da velha terra para a nova terra, e como faremos pra viver lá no futuro e de graça.
 O Fim da nossa História, o Começo da Eternidade com Deus
O final da nossa história nesse mundo como conhecemos, virá através de eventos jamais experimentados pelos humanos.
 Vamos passar o portal para a eternidade, que está além das imaginações humanas.
 O apóstolo São Paulo falou sobre a eternidade: 
Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.
Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher.
Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor, Filipenses 1:20-23.
Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas, Filipenses 3:20,21.
Ele disse; 
 Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam" (1 Coríntios 2.9). Pontos importantes do mapa em Armageddon 
Será um futuro brilhante para cada ser humano que deu crédito a mensagem de Jesus contida no Evangelho e pregada pelos que se entregaram. Esse relato, foi escrito antes que Deus tivesse dado ao apóstolo João uma pequena visão antecipada da eternidade, como vemos no livro de Apocalipse.

Será um futuro brilhante para cada ser humano que deu crédito a mensagem de Jesus contida no Evangelho e pregada pelos que se entregaram.
Esse relato, foi escrito antes que Deus tivesse dado ao apóstolo João uma pequena visão antecipada da eternidade, como vemos no livro de Apocalipse. 
As coisas que sabemos sobre esse futuro são tão boas, e devem nos motivar a se preparar para a eternidade, conhecendo pessoalmente a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador da alma.
Temos pelo menos 18 eventos relacionados aqui que são mencionados ou descritos explicitamente nos últimos quatro capítulos da Bíblia. 
A maioria deles são mencionados na Bíblia pelos profetas hebreus, ou pelos apóstolos ou por Jesus, e sempre estamos falando sobre eles nos ensinos e pregações.
Podemos ver alguns detalhes sobre esses eventos futuros:
1. Temos as Bodas do Cordeiro (Apocalipse 19.7-10) que já escrevi no site sobre isso.
 Este evento ocorre no céu, no final da Grande Tribulação, antes de Jesus descer à terra para julgar as nações e  estabelecer Seu reino de Mil anos, (o Milênio).
2. A volta de Cristo em Glória (vou transcrever aqui para o internauta não folhear a Bíblia, (Apocalipse 19.11-18).
E, depois destas coisas ouvi no céu uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: 
Aleluia! A salvação, e a glória, e a honra, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus; Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua fornicação, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.
E outra vez disseram: 
Aleluia!
 E a fumaça dela sobe para todo o sempre.
E os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia!
E saiu uma voz do trono, que dizia: 
Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes.
E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: 
Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.
Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.
E disse-me: 
Escreve: 
Bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. 
E disse-me: 
Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: 
Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. 
Adore a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.
E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus.(Ver Cap 1 de João).
E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: 
Rei dos reis, e Senhor dos senhores.
E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: 
Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus;
Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes, Apocalipse 19:1-18.
Este magnífico evento culmina o plano profético e completo de Deus, primeiro visto por Enoque “O sétimo depois de Adão”.
(E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele, Judas 1:14,15.
 E por último revelado ao apóstolo João. 
De acordo com Jesus, a sua volta de em glória, que no casso é específica para a nação de Israel e.
 “logo em depois da grande tribulação” (Mateus 24.29).
E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória, Mateus 24:29,30.
“Cabritos” e “ovelhas” aqui são referências aos gentios,  e aos crentes, respectivamente, dos dias da Grande Tribulação que escaparam vivos das catastrofes do apocalipse até a volta do Senhor, do capitulo 25.33 de Mateus.
3. A Batalha do Armageddon.
Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.
Eis que venho como ladrão. 
Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas. 
E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedon.
E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito. E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e houve um grande terremoto, como nunca houve desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto. E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande babilônia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira. E toda a ilha fugiu; e os montes não se acharam.
E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva; porque a sua praga era mui grande.
Apocalipse 16:14-21,16.16).
 Este conflito deve ser chamado, como na Bíblia KJA, “a guerra do grande dia do Deus Todo-Poderoso”.
Não deve ser previsto como uma única batalha,  em vez disso, é uma guerra breve que incluirá várias batalhas.
 4. O Maior Terremoto do Mundo ( Apocalipse 16.18), esse terremoto srá em consequência da mudança topógrafa do planeta para facilitar aos humanos do mundo inteiro ir a Jerusalém uma vez por ano adorar a Jesus o Rei Dos reis.
E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos.
E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva, Zacarias 14:16,17.
É por isso que é extremamente importante crer no Evangelho agora para não estar no centro desse acontecimento nesse dia, porque com certeza serão milhares de mortos. 
Note o versículo 16 diz "de todos os que restarem", que siguinica que maioria irá perder a vida nesse evento catastrófico. 
Estou vaticinando como profeta de Deus.
E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e houve um grande terremoto, como nunca houve desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto, Apocalipse 16:18.
Um pouco antes de Cristo estabelecer seu Reino Milenar Seu reino sob a terra, esse enorme terremoto irá ocorrer de modo que as ilhas se submergirão e os montes de toda a superfície da terra serão aplainados, esse será um dos maiores flagelos depois da Volta de Jesus a terra para levar a igreja..
5. O Julgamento das Nações (Mateus 25.31-46).
Então se assentará no trono da sua glória. 
A mesma cena de 24:30, 31, marcando a vinda do Filho do homem para dar fim à Grande Tribulação introduzindo o Reino Milenar de Cristo, 32, 33. 
E todas as nações serão reunidas na sua presença. 
Esta cena de julgamento deve ser distinguida daquela de Apocalipse 20 (Grande Trono Branco), pois aquela segue-se à ressurreição dos maus no fim do Milênio de Cristo.
 Aqui as nações devem ser as pessoas vivas sobre a terra quando Cristo voltar. 
Serão julgadas como indivíduos, não como grupos (ver separá uns dos outros, v. 32, está no gênero masculino, quando nações é neutro). 
Tal julgamento dos homens vivos por ocasião da gloriosa vinda de Cristo foi profetizado em Joel 3:1, 2.
Porque, eis que naqueles dias, e naquele tempo, em que removerei o cativeiro de Judá e de Jerusalém,
Congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam entre as nações e repartiram a minha terra, Joel 3:1,2.
 Resultará em uma separação de dois grupos, com o grupo comparado às ovelhas colocado à direita de Cristo, posição de honra e bênçãos. 34. Àqueles que ouvirem o “benditos de meu Pai”, Cristo na qualidade de Rei (único lugar onde Jesus se intitula assim) convida Vinde . . . entrai na posse do reino (Milenar
 Este é também chamado de julgamento das ovelhas e bodes, quando Jesus separa os crentes dos descrentes no final da Tribulação. 
As ovelhas pessoas que creram em Deus, os irmãos são os descendentes de Abraão os judeus, e irão para o reino Milenar de Cristo, “Cabritos” e “ovelhas” aqui são referências aos incrédulos, respectivamente, nos dias da Grande Tribulação permanecerem vivos até a volta do Senhor, e estavam inflexiveis com raiva de Jesus e o acusando de tudo o que aconteceu vão par o o “castigo eterno”. 
E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo.
E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória, Apocalipse 16:8,9.
6. O Anticristo e o Falso Profeta são lançados no Lago de Fogo (Apocalipse 19.20, 21).
E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.
Apocalipse 19:20,21.
No julgamento de suas más obras durante a Tribulação, esses dois homens serão imediatamente lançados dentro do Lago de Fogo. 
Foram eles lideres que induziram a humanidade a rejeitar Deus e crer nas soluções puramente humanas, colocando o homem na principal posição para solucionar os problemas do planeta deixando Deus de lado..
Não há nenhuma indicação de que eles serão julgados como todos os outros homens  provavelmente Eles vão receber a mais severa punição imaginável por terem cometido o pior pecado conhecido pelo homem que é enganar outras almas a respeito de Deus e do caminho para Deus. 
Eles provavelmente se associarão como cúmplices, durante aquele período de sete anos, para enganar o maior número de pessoas possíveis, e causar danos ao maior número de almas do que quaisquer outros homens na história durante sete anos. 
7. Satanás então será Preso por 1000 Anos (Apocalipse 20.1-3).
E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo, Apocalipse 20:1-3
O maior enganador do mundo sendo aprisionado no abismo profundo, assim ele não poderá enganar os humanos durante o Reino Milenar de Cristo. 
Ninguém sabe onde o abismo profundo está localizado mas alguns sugere que é no fundo do Grande abismo, que é mencionado na descrição de Jesus a respeito do Hades em Lucas 16, sobre o rico e Lázaro e provavelmente sim.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá, Lucas 16:26.
 8. A Ressurreição de Todos os Crentes que sofreram e foram martirizandos pelo o anticristo(Apocalipse 20.4).
E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar;
 E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos, e viveram, ressuscitaram e reinaram com Cristo durante os mil anos, 20:4.
 O Arrebatamento ocorre antes da grande Tribulação, assim como a primeira fase da ressurreição dos mortos que participa todos os cristãos de todos os tempos, à e vão para a casa do Pai num abrir e fechar de olhos.
 Alguns sugerem que pelo fato de os santos do Antigo Testamento terem morrido antes da morte de Cristo na cruz, eles serão também incluídos, isso é correto. 
Vejam o que diz o autor Aos Hebreus;
 Eles experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.
Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.
E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados, Hebreus 11:36-40
Esses que estão debaixo do altar serão todos aqueles que não negaram a Jesus durante a Tribulação sobre a perseguição do anticristo não negaram o nome de Deus eles que ressuscitaram para participar do Milênio de Cristo. 
Esses santos da Tribulação que viveram depois de sofrerem o martírio, serão tanto judeus como gentios. 
9. Cristo Estabelecendo Seu Remo Milenar (Ap 20.1-6).
 Muitas profecias do Antigo Testamento sobre o reino de Deus na terra serão cumpridas nesse ponto da história. 
 Contudo, elas não estão incluídas nessa passagem das Escrituras. 
As únicas coisas descritas aqui são a localização e a duração do reino e o fato de que Satanás será aprisionado. 
10. Satanás está sendo solto pela última Ver(Ap 20.7-9) .
O fato de que Deus vai soltar Satanás, depois do Reino de mil anos  de Cristo, que irá enganar os humanos de novo, pode parecer um mistério à primeira vista, porém isso dará, às pessoas que nasceram durante o Milênio de Cristo, uma oportunidade de se rebelarem contra Deus ou de recebê-Lo e adorá-Lo esperando um livramento, como deve ser ao cristão(ver Isaías  capitulo 65). 
11. A Rebelião Final dos Humanos (Apocalipse 20.7-9).
 O fato de que uma grande multidão escolherá seguir Satanás e se rebelar contra Deus, é uma evidência de que a população durante o Milênio De Cristo, será enorme. 
Foram na minoria a geração de pessoasa que nasceram durante os mil anos que Cristo governou que viveram a época  dourada tendo Cristo como governador mundial, e não estavam satisfeitos vejamos;
E exultarei em Jerusalém, e me alegrarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor.
Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado. E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos.
 Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação; porque são a posteridade bendita do Senhor, e os seus descendentes estarão com eles.
E será que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei, Isaías 65:19-24.
Será um “movimento jovem”, por assim dizer, pois Isaías 65.20 indica que apenas os crentes viverão mais de cem anos. 
Se todos que escolherem seguir a Satanás estiverem abaixo dos 100 anos e “o número desses é como a areia do mar (versículo 8), então você pode imaginar que grande número de crentes haverá nesse reino. 
Mas o pecador com cem anos de idade será amaldiçoado.
O significado disso parece ser que: 
Nem todos que gozarem dessa  grande era serão julgados ser amigos e favoritos de Deus. 
Embora um pecador chegue a esse período avançado da vida, ele será amaldiçoado por Deus e será  e morto em seus pecados porque vendo tantas maravilhas durante o Milênio de Cristo, não creu em Deus.
Ele será considerado pecador impenitente, e morrerá, e será amaldiçoado.
Assim é bem pravavel que não ultrapasse muito a idade tenra.
12. Satanás sendo Lançado no Lago de Fogo (Ap 20.10).
Depois que a rebelião é aniquilada por Deus, Satanás será lançado vivo no Lago de Fogo. 
E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre, Apocalipse 20:10.
Nesse tempo, o Anticristo e o Falso Profeta já terão permanecido ali por mil anos como já escrevi anteriormente, o que prova claramente que o inferno é um lugar de sofrimento para a eternidade. 
13. O Julgamento do Grande Trono Branco (Apocalipse 20.11-15).
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros.
E  abriu-se outro livro, que é o da vida. 
E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras(que praticaram em suas vidas).
E deu o mar os mortos que nele havia; 
Todos que se perderam no mar em naufrágios guerras vão voltar) e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. 
Isso é a segunda morte.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo, Apocalipse 20:12-15
Somente os não-salvos enfrentarão esse julgamento. Nenhuma pessoa que creu no evangelho e foi batizado estará ali.
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado;(O Evangelho) e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém, Mateus 28:18-20,
O propósito desse julgamento será que os descrentes regeitaram a Jesus como Senhor e salvador, recebam o grau de punição que merecem por haverem rejeitado a Cristo e pelas obras ruins que fizeram suas vidas. 
14. O Reconhecimento de Que Jesus Cristo é Senhor (Filipenses 2.9-11).
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai, Filipenses 2:9-11.
É provável que a esta altura dos acontecimentos, logo após o Julgamento do Grande Trono Branco, os descrentes tenham que dobrar seus joelhos e “confessem que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai”. 
Se tivessem tido a disposição de reconhecer que Jesus Cristo é o Senhor durante seu tempo de vida, eles teriam escapado desse julgamento e da conseqüente eternidade no inferno e teriam sidos levados juntos com a igreja para a casa do Pai. 
15. Novos Céus e a Nova Terra (Apocalipse 21.1) .
E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe, Apocalipse 21:1.
Embora não tenhamos muitos detalhes sobre como o mundo atual, será substituído por uma nova terra que mais se assemelha ao Jardim do Éden do que a qualquer coisa que conhecemos até hoje, sabemos que haver uma restauração da terra.
 16. A Cidade Santa Descendo à Terra (Ap 21.2-8).
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: 
Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
E o que estava assentado sobre o trono disse: 
Eis que faço novas todas as coisas. (Isso é toal restauração da terra)E disse-me: 
Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
E disse-me mais: 
Está cumprido. 
Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. 
A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. (Isso é para os humanos hoje)
Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; 
O que é a segunda morte, Apocalipse 21:2-8.
 A incrível habitação que Jesus está construindo descerá do céu para se tornar o capitólio da nova terra. 
Será um cubo gigantesco de 2.200 quilômetros, 2.200², coloquei quadrado aqui, mas é ao cubo também 2.200³, e  ao cubo, e será grande o suficientemente para acomodar todas as pessoas que  e que vive  e viveram e morreram salvos desde a epoca de Abel primeiro a morrer sobre o planeta Terra e foram dignos de morar com Deus porque deram crédito não em uma denominação religiosa, mas no evangelho, e os que viveram no passado desde Adão até a ressureição de Cristo quando Ele venceu a morte.
 Ela a Nova Jerusalém será certamente pairada sobre a moderna Jerusalém, de onde Jesus Cristo governará este mundo, com justiça. 17. 
Assim diz o Senhor DEUS: 
Esta é Jerusalém; Coloquei-a no meio das nações e das terras que estão ao redor dela, Ezequiel 5:5.
É daqui que jesus vai governar o mundo.
Não é por acaso que ela situa no centro da terra. Foi cuidadosamente planejada. 
A Descrição do Céu de ,(Apocalipse 21.8-27)fala do futuro lar de todos os humanos que optaram por servirem a Deus durante a sua estadia terrena, será a bela cidade murada onde as ruas são de ouro (comparadas às nossas atuais estradas de cascalho, asfalto e cimento) e as 12 portas da cidade são enormes e suas portas enfeitadas com pedras preciosas, muralhas são adornados com vários tipos de pedras preciosas também.
18. O Ultimo Apelo de Cristo para os humanos é; 
 (Apocalipse 22.6-20) Após prometer que Sua última vinda será “sem demora”, o Salvador diz:
 “O Espírito e a noiva dizem: 
Vem! 
Aquele que ouve, diga: 
Vem! 
Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida” (versículo 17). 
Essa é a última chamada daquele que morreu por todos os humanos, Ele faz seu ultimo apelo aos homens para que O recebam pessoalmente, pela fé. 
Toda alma que tem sede, deseja que Deus entre em sua vida e que seus pecados sejam perdoados por meio de Jesus Cristo, pode receber “de graça a água da vida a salvação". 
A salvação é um presente de Deus gratuito e recebido pela fé. 
Que tal recebermos esse presente é de graça! procure ajuda em uma igreja jenuinamente evangélica  nais proxima de sua casa.




A Vida Após a Morte.

Ao ler o ensino do Antigo Testamento concernente à vida futura dos humanos, devemos ter em mente que a obra redentora de Cristo tem tido grande efeito sobre a nossa relação com a morte e a vida.   Cristo na verdade veio para abolir a morte.
Começamos aprender já no antigo testamento.
 Ao ler o ensino do Antigo Testamento concernente à vida futura dos humanos, devemos ter em mente que a obra redentora de Cristo tem tido grande efeito sobre a nossa relação com a vida e a morte. 
 Cristo na verdade veio para abolir a morte, nós seres humanos fomos feitos para viver eternamente.
 Diz a Bíblia :
" Ele aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção  pelo Evangelho" (2Tim. 1:10). 
Sim o evangelho é que trás o ser humano de novo a vida eterna. 
Cristo trouxe  e absoluta confiança quanto à vida vindoura dos humanos feitos sua imagem e semelhança. Ele também efetuou a grande libertação dos santos que morreram no decorrer do Antigo Testamento, . . Mas como assim ? 
Alguns não sabem como explicar a salvação no Velho Testamento, uma vez que Cristo veio salvar todos os humanos.
O ser humano caiu em pecado  mas não apanhou de surpresa, de modo a necessitar de rápidas providências para remediá-la a situação. Antes da criação do mundo, Deus, que conhece o fim desde o princípio, proveu um meio para a redenção do homem, caso ele viesse a desobedecer. Diferente dos anjos que não tem como se redimir das suas transgressões.
Anjos que pecaram não participam da redenção de Deus.
E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia, Judas 1:6.
Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo. 2 Pedro 2:4.
Para os humanos tem jeito ainda.
Os humanos que morreram e foram sepultados antes da morte e ressurreição de Cristo, estavam na verdade, aguardando em um estado intermediário, até a ressurreição de Cristo, que venceria a morte, e todos que o seguissem.
Porque convém que isto que é corruptível (Isso é nosso corpo mortal) se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: 
Tragada foi a morte na vitória.
Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 
Onde está, ó inferno, a tua vitória?
Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo,  Disse o Apostolo Paulo em 1 Coríntios 15:53-57.
Cristo veio tira-los do ceio de Abraão e  libertar lhes do Sheol proporcionando muito mais felicidade em sua pós morte, pois foram transportados ao paraíso.
Segundo a Teologia Evangélica, há uma imagem mitológica de Hades figuradamente na Bíblia, que é  o mundo dos mortos, para identificar uma área onde os justos mortos são separados por um grande abismo, do fogo, onde sofrem os ímpios mortos aguardando a ressurreição dos seus corpos no final de todas as coisas. 
Temos um texto Bíblico:
 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: 
Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: 
Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite, Evangelho  de Lucas 16:22-31.
Do outro lado, no seio de Abraão, estão os patriarcas de Israel: 
"O ser humano  escapou do abismo e Hades, pela sua fé no Deus de Israel, agora vai cruzar o lugar de passagem para a eternidade e  todos os justos, ou seja, junto com: Abraão, Isaac, Jacó, Enoque, Elias e David" estariam lá esperando a ressureição de Jesus.
Por isso diz: 
Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.
Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas, Efésios 4:8-10.
Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;
No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão, Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água, 1 Pedro 3:18-20.
Isso quer dizer que as pessoas que morreram no dilúvio zombando de Noé, estavam lá no Hades, e que Cristo ao descer as partes mais baixas da terra, deu-lhes testemunho de que o que Noé pregou era verdade, e Cristo veio salvar os Humanos.
 Muito embora a revelação vétero-testamentária não seja tão ampla sobre o assunto, quanto a do Novo Testamento, concernente à vida após a morte, encontramos ali a referida doutrina. 
A doutrina do Antigo Testamento sobre a imortalidade baseia-se na relação entre o homem e Deus. 
O humano, criado como à imagem de Deus, é dotado de capacidade para conhecer a Deus e com ele ter comunhão, se relacionar com Ele.
Isso significa que o humano é muito mais do que um simples animal, e que sua existência ultrapassa os limites do tempo terreno. 
Foi criado para viver e não para morrer. 
Mas o pecado a desobediência trouxe a morte ao mundo e, assim, ao humano.
Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram, Romanos 5:12.
A morte, no seu aspecto físico, nada mais é do que a separação do corpo da alma,  entretanto, não implica extinção da alma isso é, não é o fim.
A Bíblia  no Antigo Testamento ensina que a personalidade do humano, sobrevive a morte isso é a alma.
O corpo do ser humano é depositado na sepultura enquanto a alma ficava no lugar denominado "Seol" que quer dizer (traduzido "inferno", "o poço", e "a sepultura") a morada dos espíritos dos finados. 
Há provas que o "Sheol" não era o céu pelo fato de ser descrito como estando "em baixo".
 ( Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo, Provérbios 15:24),
Terra mais baixa.
(Filho do homem, pranteia sobre a multidão do Egito, e faze-a descer, a ela e às filhas das nações magníficas, às partes mais baixas da terra, juntamente com os que descem à cova, Ezequiel 32:18).
O meio do inferno (desceram).
 (Os mais poderosos dos fortes lhe falarão desde o meio do inferno, com os que a socorrem,  desceram, jazeram com os incircuncisos mortos à espada, Ezequiel 32:21). 
Que não era um lugar de felicidade suprema  ainda, prova-se pelas seguintes descrições: 
 Era um lugar sem lembrança de Deus.
Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará, Salmos 6:5?
Um lugar, de crueldade.
(Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme, as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas.
Cant. de Salomão 8:6, Versão Brasileira),.
Um lugar de dor. 
(A secura e o calor desfazem as águas da neve; assim desfará a sepultura aos que pecaram.
Jó 24:19), Versão Brasileira).
Um lugar de tristeza.
 (Tristezas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam, Salmos 18:5Sal. 18:5 Versão Brasileira).
 Era um lugar do qual aparentemente ninguém voltava.
(Jo 7:9, Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir,  Versão Brasileira).
 O Sheol, não desfrutando do brilho da pessoa de Cristo ressuscitado, é um lugar sombrio que inspira receio, e, por conseguinte, alguns dos santos do Antigo Testamento receavam ir para esse lugar como a criança receia entrar num quarto escuro, e também os humanos em certo sentido hoje.
 (Vide o Sal. 88 e Isa. 38).
 Sehol era habitado tanto pelos justos e também pelos que não foram salvos.
(Quem dera que me escondesses na sepultura, e me ocultasses até que a tua ira se fosse, e me pusesses um limite, e te lembrasses de mim! 
Porque a minha alma está cheia de angústia, e a minha vida se aproxima da sepultura.
 Jacó rasgou as suas vestes, pôs saco sobre os seus lombos e lamentou a seu filho muitos dias.
E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; recusou porém ser consolado, e disse. Porquanto com choro hei de descer ao meu filho até à sepultura. Assim o chorou seu pai, Jó 14:13, Sal. 88:3; Gên. 37:34,35).
 Como  também pelos que praticam o mal.
 (Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite. Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes.
Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno. 
Não me deixes confundido, Senhor, porque te tenho invocado. Deixa confundidos os ímpios, e emudeçam na sepultura, Provérbios 5:3-5,Sal. 31:17). 
Do caso do rico e Lázaro concluí-se que havia na verdade, duas seções no Sheol,(um lugar de sofrimento para os ímpios.
(E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: 
Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 
Disse, porém, Abraão: 
Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males, e agora este é consolado e tu atormentado, Lucas 16:23-25 ).
E outro para os justos, um lugar de descanso e conforto (Luc. 16:25 verso citado). 
Contudo, os santos do Antigo Testamento não estavam sem esperança já mais, eles aguardam a ressurreição de Jesus. 
O Santo de Deus, o Messias, desceria tão logo fosse morto ao Sheol, e o povo de Deus seria redimido do Sheol conforme. 
 ( Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Mas Deus remirá a minha alma do poder da sepultura, pois me receberá. (Selá.)
Salmos 16:10 , Salmos 49:15; Versão Brasileira.)
Essas são profecias que cumpriu-se quando Cristo, após sua morte, desceu ao mundo inferior dos espíritos dos finados .
(Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: 
Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso, Mateus 12:40, Luc. 23:42,43).
Foi aqui que Ele libertou do Sheol os santos do Antigo Testamento, levando-os consigo para o Paraíso celestial. 
(Por isso diz: 
Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.
Ora, isto Ele subiu e que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
Efésios 4:8-10 Efés. 4:8- 10.) 
Essa passagem nos faz entender, que houve uma mudança nesse mundo dos espíritos desencarnados, e que o lugar ocupado pelos que foram agraciados por Deus no anti ressurreição, que aguardam foiram trasladado para as regiões celestiais. 
 (Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu, Efésios 4:8, 2Cor. 12:2.).
Desde então, os espíritos dos que são salvos no pós morte, sobem para o céu e os espíritos dos que não erdadam a vida eterna, descem para a condenação. 
(E deu o mar os mortos que nele havia, e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia, e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, Apocalipse 20:13,14).
 Outras passagens do ensino do Antigo Testamento sobre a vida futura são as seguintes: 
 1) A frase "congregado ao seu povo" (Gên. 25:8) ou "aos pais", usada por Abraão, Moisés, Arão e Davi, deve referir-se à existência consciente após a morte e ao sepultamento, pois esses homens não foram enterrados nos túmulos ancestrais. 
2) As trasladações de Enoque e Elias provam com certeza a existência duma vida futura de felicidade na presença de Deus. 
 3) As palavras de Cristo em Mat. 22:32 representam meramente uma forte expressão da própria crença dos judeus. De outra forma nenhuma influência teriam sobre os ouvintes.
4) A doutrina da ressurreição dentre os mortos é claramente exposta no Antigo Testamento. (Jo 19:26; Dan. 12:1,2.) 
5) Quando Jacó disse: "Com choro hei de descer ao meu filho até a sepultura" 
Em todas essas referências, deve o leitor fazer o confronto das versões de Almeida e Brasileira. (Nota do Tradutor). (literalmente "Sheol", e assim traduzida na Versão Brasileira.
Em (Gên. 37:35), de maneira nenhuma ele se referia à sepultura literal, pois ele supunha que o corpo de José teria sido devorado por uma fera. 
 2. Ensino do Novo Testamento. 
 O Novo Testamento reconhece a existência no pós morte, na qual a vida espiritual continua sob novas e melhores condições. 
 Entrar nessa vida é o supremo alvo do homem. 
(E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, Marcos 9:43).
Aceitando a salvação que o próprio Cristo oferece, o humano já na vida presente hoje  passa da morte para a vida conforme. 
(Aquele que crê no Filho (Jesus) tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece, João 3:36).
Isso, entretanto, é somente o começo pois a sua plenitude pertence à existência que começa com a "ressurreição da vida". 
(E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação, João 5:29 João 5:29).
Existe uma vida que virá a qual é eterna 
(Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir, 1 Timóteo 4:8).
 Essa vida agora está oculta, mas se manifestará quando Cristo, que é nossa vida, aparecer.
 (Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória, Colossenses 3:4).
Cristo dará a coroa da vida prometida àqueles que o amam 
(Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam, Tiago 1:12). 
Mesmo o estado atual dos que faleceram crendo em Cristo e tendo sido batizado, é algo melhor do que a presente vida Nele 
(Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho, Filipenses 1:21 Fil. 1:21). 
Mas a plenitude de vida, qual é a terra da Promissão, e o seu direito de primogenitura como filhos de Deus, serão revelados na volta de Cristo. 
(E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo, se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo,  Romanos 8:17 , Gálatas, 4:7). 
A morte física não pode interromper a comunhão entre o ser humano que creu no evangelho e foi batizado, e seu Senhor. 
"Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá (João 11:25,26). 
Com essas palavras Jesus assegurou a Marta e Maria que seu irmão não havia perecido, mas estava seguro tranquilo.
 O que Jesus quis dizer foi o seguinte: 
 "Eu amava muito o vosso irmão e com ele tive muita comunhão. 
Compreendendo quem eu sou, lembrando o meu poder, pensais que eu permitiria à morte interromper essa comunhão?
A comunhão que para nós ambos era uma grande delicia?"
 Existem muitos argumentos formais a favor da imortalidade. 
Mais do que a lógica fria, o que mais satisfaz é justamente saber que estamos em comunhão com Deus e com o seu Cristo. Vamos imaginar o caso dum ser humano fiel que durante muitos anos gozou de preciosa comunhão com o Filho de Deus, ouviu sua voz e sentiu sua presença sempre?
Agora quando o humano está prostrado no leito de morte ouviremos então o Filho de Deus dizer-lhe: "Andamos juntos, gozamos de doce comunhão, mas chegou a hora do eterno adeus"? 
Não.
 Assim não aconteceria! 
Aqueles que estão "em Cristo" 
(Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor, 1 Tessalonicenses 4:14-17).
Não podem ser separados dele nem pela vida e nem pela morte.
(Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor, Romanos 8:38,39).
Para aquele que viveu conscientemente na presença de Cristo, ser separado de Cristo pela morte é coisa impossível isso não acontecerá. 
Para aqueles que estão unidos pelo amor de Deus, é inconcebível separar-se desse amor para entrar num estado do nada e desolação extirpação. 
Cristo diz a todos os humanos que aceitam o evangelho: 
 "Está Lázaro, está alguém, unido a mim? 
Ele confia em minha pessoa? 
Tudo que sou e todo o poder está em mim reside em operarão em sua vida. 
Teu irmão está unido a mim pelos laços da confiança e do amor, e visto que eu sou a Ressurreição e a Vida, esse poder operará nele."