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Quem Era o Rei Da Síria Na Época De Naamnã / Documentários.

O Rei Era Ben-Hadade Hebraico:  Quer dizer filho de Hadade Filho do precedente rei, a quem sucedeu no trono de Damasco. Seu pai era adverário de Salomão. "E o SENHOR levantou um adversário contra Salomão, Hadade, o edomita." (1 Reis 11:14) Quando ele pelejou em Carcar contra os assírios, no ano 854 a.C., foi Acabe um dos seus aliados, mas o maior número de vezes ele esteve em guerra com o rei de israel. .

O Rei Era Ben-Hadade Hebraico, quer dizer filho de Hadade Filho do precedente rei, a quem sucedeu no trono de Damasco. 
Seu pai era adversário de Salomão, veja:
"E o SENHOR levantou um adversário contra Salomão, Hadade, o edomita." (1 Reis 11:14)
Hadade Hebraico: chefe ou pai Hadade é considerado a deidade principal da antiga Síria e em geral é identificado com Rimom. O nome Hadade aparece como componente dos nomes de certos reis sírios, tais como Ben-Hadade (1Rs 15:18) e Hadadezer (1Rs 11:23), e ocorre também no nome Hadadrimom. 
Hadade Hebraico: chefe ou pai Hadade é considerado a deidade principal da antiga Síria e em geral é identificado com Rimom. O nome Hadade aparece como componente dos nomes de certos reis sírios, tais como Ben-Hadade .
( Então Asa tomou toda a prata e ouro que ficaram nos tesouros da casa do Senhor, e os tesouros da casa do rei, e os entregou nas mãos de seus servos; e o rei Asa os enviou a Ben-Hadade, filho de Tabrimom, filho de Heziom, rei da Síria, que habitava em Damasco, dizendo:
1 Reis 15:18 ) e Hadadezer. 
Também Deus lhe levantou outro adversário, a Rezom, filho de Eliada, que tinha fugido de seu senhor Hadadezer, rei de Zobá, Contra quem também ajuntou homens, e foi capitão de um esquadrão, quando Davi os matou; e, indo-se para Damasco, habitaram ali, e reinaram em Damasco.
1 Reis 11:23,24 ), e ocorre também no nome Hadadrimom. Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megido. Zacarias 12:11.
Quando ele pelejou em Carcar contra os assírios, no ano 854 a.C., foi Acabe um dos seus aliados, mas o maior número de vezes ele esteve em guerra com o rei de israel. 
E Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todo o seu exército; e havia com ele trinta e dois reis, e cavalos e carros, e subiu, e cercou a Samaria, e pelejou contra ela. E enviou à cidade mensageiros, a Acabe, rei de Israel, que lhe disseram: 
Assim diz Ben-Hadade: 
A tua prata e o teu ouro são meus, e tuas mulheres e os melhores de teus filhos são meus. E respondeu o rei de Israel  Acabe , e disse: 
Conforme a tua palavra, ó rei meu senhor, eu sou teu, e tudo quanto tenho, 1 Reis 20:1-4.
Logo Acabe foi seu aliado, e não se importou de compartilhar suas mulheres e seus filhos como Excravo.
Batalha de Carcar (Qarqar ou Ḳarḳar) foi travada em 853./4,  a.C., quando o exército da Assíria conduzido pelo rei Salmaneser III encontrou um exército aliado de onze reis em Carcar, conduzidos por Hadadezer (também chamado Adadeidir e possivelmente  identificado com Benadade II) de Damasco e do rei Acabe de Israel. 
Esta batalha, travada durante a conquista assíria de 854-846 a.C. da Síria, é notável por ter contado com um número maior de combatentes do que qualquer batalha anterior e por ser a primeira instância em que alguns povos entram na história registrada (como os árabes). 
A batalha é registrada no Monólito de Curque. 
Quem Era o Rei Da Síria Na Época De Naamnã  / Documentários.
A cidade antiga de Carcar onde a batalha ocorreu foi identificada geralmente com o local arqueológico moderno de Tel Carcur, perto da vila de Carcur.
De acordo com uma inscrição mais tarde erigida por Salmaneser, ele tinha começado sua campanha anual, deixando Nínive no dia 14 de Iyar. Atravessou o Tigre e o Eufrates sem incidentes, recebendo a submissão e tributos de várias cidades ao longo do caminho, incluindo Alepo. Ele encontrou sua primeira resistência das tropas de Iruleni, rei de Hama, a quem derrotou; em retribuição, saqueou os palácios e as cidades do reino de Iruleni. Continuando sua marcha após ter saqueado Carcar, encontrou as forças aliadas perto do rio Orontes
De acordo com uma inscrição mais tarde erigida por Salmaneser, ele tinha começado sua campanha anual, deixando Nínive no dia 14 de Iyar. Atravessou o Tigre e o Eufrates sem incidentes, recebendo a submissão e tributos de várias cidades ao longo do caminho, incluindo Alepo. Ele encontrou sua primeira resistência das tropas de Iruleni, rei de Hama, a quem derrotou; em retribuição, saqueou os palácios e as cidades do reino de Iruleni. Continuando sua marcha após ter saqueado Carcar, encontrou as forças aliadas perto do rio Orontes
Ben-Hadade cercou Samaria, e nesta ocasião era ele acompanhado de trinta e dois reis tributários. Depois da morte de Acabe, a cidade de Samaria foi novamente sitiada pelo rei de Damasco, que tratou a cidade tão rigorosamente (2 Rs 7), que a fome reduziu os habitantes a terríveis dificuldades, tendo eles recorrido à carne humana para se alimentarem. (*veja Eliseu.) Jorão, o rei israelita, estava sem saber o que havia de fazer, quando as forças sitiantes de repente desapareceram, tomadas de grande pânico. Foi tão completo o socorro que Jorão pôde recuperar o território até Ramote-Gileade (2 Rs 9). 
Logo depois da sua volta a Damasco, caiu Ben-Hadade doente, e consultou Eliseu sobre o resultado da sua doença. Pouca esperança lhe deu o profeta, dizendo-lhe que seguramente havia de morrer dentro de pouco tempo, embora não fosse isso por virtude da doença que o afligia. Hazael que tinha vindo consultar o profeta, como mensageiro do rei, foi informado por Eliseu de que era ele o homem, que pela providência de Deus estava destinado a ser o sucessor de Ben-Hadade. Esta profecia teve o seu cumprimento, pois que Ben-Hadade foi assassinado por Hazael, que se apoderou do trono (2 Rs 8.15). (*veja Hazael, Acabe, Eliseu, Damasco, Samaria.)
 3. Filho de Hazael, e seu sucessor no trono. Não tinha as grandes qualidades de seu pai, como rei e general, e dentro de pouco tempo teve de entregar a Joás, na planície de Esdrelom, as cidades que Hazael tinha conquistado aos israelitas (2 Rs 13.25).
 Em Am 1.4 é profetizada a destruição de todos os palácios de Ben-Hadade e outros infortúnios que lhe sobrevieram.

A Palavra Profética Em Evidência

Porque é Necessário Estudar e Pregar a profecia? Porque temos de ensinar sobre a vinda de Cristo.
"Porque decidi nada saber entre vós, senão Cristo, e este crucificado" (1 Co 2.2). 
Essa é a mensagem central da Bíblia, de grandioso poder profético. 
Por isso, é uma leviandade incomparável pregar continuamente a Jesus Cristo, o Senhor crucificado e ressuscitado, somente como figura histórica e anunciar Sua obra na cruz do Gólgota como fato histórico. 
A mensagem bíblica é infinitamente mais profunda: Sobre a vinda de Cristo, sobre a salvação.
Quando Cristo lutou com a morte e foi feito pecado na cruz por nós, Seu ato redentor singular e eternamente válido liquidou com o passado de pecado da humanidade e exterminou.
Pois está escrito em Hebreus 9.11-15:
 "Quando, porém, veio Cristo como sumo  sacerdote dos bens já realizados, mediante o mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, não desta criação, não nem por meio de sangue de bezerros ou cabritos ou carneiro, mas pelo Seu próprio sangue, e entrando se no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo feito a eterna redenção. 
Isso foi o que Fez Jesus. Mas porque milhões de pessoas vivem ainda sendo dominada pelo pecado?
Exatamente porque não se entregam totalmente a Jesus, para não serem dominadas pelo pecado.
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
E não quereis vir a mim para terdes vida. E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará, Lucas 9:23,24, João 5:39,40.
Portanto, se o sangue de touros, e a cinza de uma novilha, aspergida contaminados, os santifica, quanto à purificação da carne, do pecado, muito mais o sangue de Cristo derramado no Golgota, que, pelo eterno, proposito entregou se  a si mesmo se oferecendo sem mácula a purificará a nossa consciência de obras mortas para servirmos ao Deus vivo!  Por isso mesmo, Ele o Cristo é o mediador da nova aliança a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sobre a aliança de outrora, recebam a promessa eterna aqueles que têm sido chamados ao evangelho'.'
Chama a atenção aqui a acentuação das palavras:
"bens já realizados",
"eterna redenção",
"Espírito eterno",
"promessa da eterna herança como filhos de Deus".
A eternamente válida  é a obra de redenção de Jesus Cristo antes da fundação do mundo.
Quando se pensa que o próprio Criador, a origem de toda a vida, derramou Sua vida em Seu sangue no gólgota para dar salvação, ficamos profundamente comovidos e começa-se a perceber porque a terra tremeu, o sol perdeu seu brilho naquele memorável dia, e as rochas se fenderam porque morria um profeta? Não muito mais do que profeta. O Filho de Deus. 
Temos que lembrar, quando o Filho de Deus derramou Sua vida em Seu sangue na cruz do Gólgota,
esse precioso sangue não desapareceu na areia, mas foi glorificado, vivificado e tornado eficiente por toda a Eternidade pelo Espírito Santo. Não foi só o sangue do profeta.
Por isso, esse fato eternamente válido através de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo , também vale hoje e é completamente efetivo para os que nele crêem: "no qual temos a redenção, pelo sangue, a saber a remissão dos pecados, segundo a sua graça" (Ef1.7). 
Por realizar uma redenção eterna, na cruz foi somente a manifestação visível de um fato existente antes da fundação do mundo. 
Lemos essas últimas palavras, por exemplo, também em Apocalipse 13.8, onde se fala primeiro dos seguidores do anticristo, ou seja, da besta, "e adorá-la-ão todos os habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no livro da vida do Cordeiro que desde a fundação do mundo" Também na glória eterna Jesus Cristo é o Cordeiro que foi morto por nós. 
João O viu em Apocalipse 5.6: 
"Então vi, no meio do trono e dos quatro seres vivente entre os anciãos de pé, um Cordeiro como morto..."
A obra de redenção é permanente! 
O Gólgota não é limitado àquelas três horas em que o Senhor foi desamparado por Deus tratou-se da execução no tempo, daquilo que tinha acontecido desde a Eternidade e será válido por toda a Eternidade. 
Em nosso raciocínio estreito e nossa capacidade de compreensão limitada, não podemos entendê-lo:
Cristo foi morto antes da fundação do mundo  e na plenitude do tempo Ele realizou essa eterna redenção como o Cordeiro de Deus.
O paradoxo divino o Cordeiro de Deus e o,Leão de Judá.
Por toda a Eternidade, Jesus Cristo é o Leão de Judá, o Vencedor e por toda a Eternidade, Ele será o Cordeiro que venceu! 
Por isso Ele, o Cordeiro, será o centro resplandecente e luminoso do novo céu, da nova terra e
especialmente da nova Jerusalém! Lemos a respeito em Apocalipse 21.23: "A cidade não precisa nem do nem da lua, para lhe darem claridade, pois a Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada
sim o Cordeiro que foi morto é a lâmpada da glória de Deus. 
Mas o Cordeiro e o Leão não são opostos? 
Sim, uma (aparente) contradição divina: 
Nos Seus dias terrenos, havia em Jesus Cristo o paradoxo divino de Leão e Cordeiro:
 Ele era um leão em Sua Majestade dominadora sobre o vento e os demônios e era um cordeiro em Sua humildade, não respondendo com injúrias quando era injuriado (comp. 1 Pe 2.23).
Ele era um leão em Seu poder, quando ressuscitou os mortos, e era um cordeiro em Sua paciência, pois "como cordeiro foi levado ao matadouro, e, como muda perante os seus tosquiadores, ele não ab
boca" (Is 53.7).
Ele era um leão em Sua autoridade, quando anunciou: 
"Ouvistes que foi dito aos antigos... 
Eu, porém, go..!' 
(Mt 5.21-22). 
E era um cordeiro em Sua amabilidade com os fracos e pequenos: "Deixai vir a mim os pequeninos..!' (Mt 19.14) e "tomando-as nos b impondo-lhes as mãos, as abençoava" (Mc 10 Em nossa vida pessoal, Jesus Cristo também quer mostrar-se assim: 
Ele é o Cordeiro, que expia nossos pecados, nos tira da maldição e implanta em nós Sua herança de santidade. Ele é o Leão, que governa sobre nós, de modo que dizemos cheios de alegria: 
"O domínio da minha vida está sobre Seus ombros!'
 E o que vale para a vida de cada humano individualmente, vai tornar-se realidade também para todo o Universo, quando Jesus Cristo voltar. Virá o tempo em que o Leão de Judá governará e todos os reinos do mundo pertencerão ao nosso Deus e ao Seu Cristo, quando todo joelho se dobrará diante dEle.
Encontramos mais um paradoxo em Apocalipse 6.16, onde se fala da "irado Cordeiro". 
Sabemos o que é aira de um leão. 
Mas a ira de um cordeiro ?? 
O cordeiro é a síntese de mansidão e da humildade é algo que ultrapassa nossa capacidade de compreensão. 
Tudo que podemos dizer a respeito, é que a ira de Deus é o terrível reverso do amor de Deus. 
Essa é a volta do Senhor Jesus. 
Mas, ainda não vemos o reverso, ainda vivemos sob Sua longanimidade, ainda o amor de Deus vai ao encontro dos homens! O testemunho de Jesus é a palavra da profecia. Quem reconhece o Cordeiro de Deus e Sua obra consumada nas dimensões citadas, começa também a compreender que nós, que nisso cremos e recebemos uma herança eterna por força da Sua obra, de modo nenhum podemos ir em frente sem a palavra profética! 
É o que Paulo pretende dizer em 1 Coríntios 15.19: 
"Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a  essa vida, somos os mais infelizes de todos os homens!' E somos pessoas sem futuro. Por isso, compreendo o fato da nossa juventude moderna, que não conhece essa mensagem, andar com camisetas em que está escrito:
"No future" 
 "Sem futuro"!  
Pois quanto mais nova uma pessoa é, tanto mais nitidamente ela ainda consegue distinguir o que é essencial e o que não é essencial. Portanto, quem não estuda nem anuncia a palavra profética, diminui o testemunho de Jesus Cristo. 
Pois o testemunho de Jesus Cristo é a própria palavra profética. É o que podemos ler em Apocalipse 19.10b: "...o testemunho de Jesus é o espírito da profecia!' Isso quem realmente tem o testemunho de Jesus, recebeu junto também o espírito da profecia bíblica. 
Exatamente o mesmo Espírito que capacitou o anjo para transmitir a João essa elevada revelação de Deus, age em todo verdadeiro filho de Deus! Se és um filho de Deus, então age em ti o Espírito da profecia: 
"O próprio Espírito testifica com o nosso espírito qu filhos de Deus" (Rm 8.16). 
És um filho de Deus?
Se trata somente do Espírito de filiação, mas também do Espírito da profecia no sentido bíblico, que te dá uma maravilhosa visão do futuro do Senhor. Então nosso futuro não está mais encoberto para ti! Não! 
Então olhamos profundamente para dentro das revelações da palavra profética, e descortina-se amplamente diante do nosso espírito toda a plenitude da beleza, ou seja, o maravilhoso futuro que o Deus cheio de graça preparou para os Seus. 
Trata-se do mesmo Espírito que, unido com a noiva do Cordeiro, diz ao Noivo, como lemos na última página da Bíblia:
 "O Espírito e a noiva dizem: 
Vem. 
Aquele que ouve diga: 
Vem que tem sede, venha, e quem quiser receba d água da vida" (Ap22.17). Por um lado, esse é um c te para ti, que ainda não estás salvo: "Vem a Jesus!" Por outro lado, trata-se de um chamado da noiva pelo
Noivo celestial, Jesus Cristo: "Vem!" 
E o versículo 20 conclui com Sua resposta: 
"Aquele que dá testemunho destas cousas diz: 
Certamente venho sem dem que a noiva e o Espírito retrucam: "Amém. Vem, Senhor Jesus!'
Engano religioso.
 — falsos profetas
Nestes tempos finais, Satanás tem grande ódio daqueles que têm esse testemunho completo de Jesus e também o transmitem. É o que se conclui, por exemplo, claramente de Apocalipse 12.17, onde está dito: "Irouse o dragão foi pelejar contra a mulher e   contra a sua descendência, os que guardam
os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus.
O engano religioso através de falsos profetas fica atualmente cada vez mais acentuado, ele é forte, mágico, atraente e consiste na pregação de um cordeiro sem futuro. Encontramos a perfeição dessa imitação do Cordeiro no falso profeta, na "outra besta", de que João fala em Apocalipse 13.11: 
"Vi ainda outra besta emergir da terra; possuía dois chifres, parecendo com carneiro, mas falava como dragão!' 
Quem é, realmente, essa "outra besta"?  contexto, é extremamente esclarecedor, saber que o anticristo não está sozinho. Sem levar em conta seus dez reis, ou seja, dez vassalos, ele também tem um promotor, um  propagandista genial, justamente essa "outra besta", que é identificada nos capítulos 16.13; 19.20 e 20.10 do Apocalipse como o "falso profeta".
                                        No alto do rochedo Gólgota (ao fundo, vista de Jerusalém). 

Ali estava a cruz em que Jesus Cristo reconciliou o mundo com
Deus. 
Quem é, realmente, essa "outra besta"? 
contexto, é extremamente esclarecedor, saber que o anticristo não está sozinho. Sem levar em conta seus dez reis, ou seja, dez vassalos, ele também tem um promotor, um  propagandista genial, justamente essa "outra besta", que é identificada nos capítulos 16.13; 19.20 e 20.10 do Apocalipse como o "falso profeta". 
Mas também a imitação da Trindade de Deus é um fato: 
O dragão = o anti-Pai;
A primeira besta = o anti-Filho;
A segunda besta = o anti-Espírito.
O falso profeta é o anunciador dessa trindade satânica.
Já noAntigo Testamento, e também na História de modo geral, temos exemplos dessa tática:
— Faraó, o anti-semita, procurou os magos como auxiliares religiosos (Êx 7.11,22).
— Balaque, o rei moabita, que queria destruir Israel, o falso profeta Balaão, que deveria amaldiçoar
Israel (Nm 22ss).
— Dã, uma das tribos rebeldes de Israel — seu nome significa "serpente" — tomou para si um levita como sacerdote (Jz 18).
— Absalão, o filho rebelde de Davi, buscou a Aitofel como conselheiro (2 Sm 16 e 17).
— Acabe, o sétimo rei na linha israelita, nunca teria se transformado no que foi sem Jezabel e os que lhe obedeciam (1 Rs 21.5 a seg).
— Hitler tinha a Goebbels, cujo lema era: 
"Cremos na vitória, porque temos o 'Führer'!" 
O elemento religioso é um dos mais fortes na História da humanidade. Com a manifestação do falso profeta, surgirão também o império mundial unificado provavelmente, que está em formação, e a igreja mundial unificada também, ou seja, uma religião mundial. 
Que tanto o falso profeta como o anticristo são chamados de "besta", nos mostra seu objetivo comum: 
A glorificação de Satanás, e sua crueldade animalesca. Essa segunda besta é subordinada à primeira, ela faz tudo para o dragão e para o anticristo. 
Se está dito que essa segunda besta subirá da terra, isso tem significado profético porque  refere-se ao Império Romano então restaurado obviamente. 
Essa segunda besta é o equivalente e infernalmente ao Espírito Santo, que glorifica a Jesus, de modo que adoramos ao Cordeiro.
O poder da outra besta, do falso profeta
Que o falso profeta é um típico "realizador", conclui-se
dos versículos 12-17 de Apocalipse 13, onde se destacam vários verbos: 
"Exerce toda a autoridade da primeira besta na sua presença. Faz com que a seus habitantes adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada. Também opera grandes milagres de maneira que até fogo do céu faz descer à terra diante dos homens. 
Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar, dizendo aos que habitam sobrea terra adorem a imagem à besta, àquela que, ferida à e sobreviveu, cuja chaga mortal foi curada. E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens.
E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, Apocalipse 13:13-17
Isso significa: 
Assim como a primeira besta recebeu toda autoridade do dragão, ela por sua vez faz que todo o seu poder seja exercido pela segunda besta. Em outras palavras: 
A segunda besta faz cumprir a vontade e as leis do anticristo. Por isso ela é uma imitação quase perfeita do Cordeiro, pois "possuía dois chifres, parecIdo cordeiro" (comp. Ap 13.11). Mas os dois chifres
expressam somente poder político. 
"Chifres" podem caracterizar tanto o cordeiro como a ovelha (diferentemente da maioria das ovelhas domésticas, as ovelhas selvagens têm chifres). Por isso, o Senhor Jesus adverte
tão seriamente em Mateus 7.15: 
"Acautelai-vos dos falsos profetas que se vos apresentam disfarçado, mas por dentro são lobos roubadores!' A atual atividade febril dos homens, já não está sendo mostrado o que acontecerá então? Não é o espírito do falso profeta, que acossa as pessoas quase até à morte, porque elas adoram o dinheiro, automóveis ou quaisquer outros bens? 
Atualmente já existem muitos falsos profetas entre nós, eles são como cordeiros, mas através da sua falsidade interior eles propagam um falso cristo, como o falso profeta propagará o anticristo. Porque o estudo da palavra profética é tão importante?
Vivemos em um tempo terrível de engano religioso, de grande confusão, de intrigas e engodos. Por isso Deus já ordenou na Antiga Aliança, através do profeta Isaías, no capítulo 45.11: 
"Assim diz o Senhor, o Santo de Israel, aquele que o formou: 
Perguntai-me das coisas futuras, demandai-me acerca de meus filhos, da obra das minhas mãos" (Ed. Rev. e Corrigida nosso abençoado Senhor Jesus também disse em Mateus 24.24: 
"porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para
se possível, enganar os próprios eleitos!'
Aqueles, porém, que atualmente procuram somente sinais e milagres, serão vítimas fáceis do inimigo, que realiza sinais e milagres através dos poderes da mentira.
Por isso, o estudo e a pesquisa da palavra profética são de tão grande importância! 
Não foi em vão que Pedro disse com ênfase: 
"Temos assim tanto mais confirma a palavra profética, e fazeis bem em atendê-lá  uma candeia que brilha em lugar tenebroso, dia clareie ea estrela da alva nasça em vossos (2Pe 1.19).
 Com isso também temos a, explicação, como a palavra profética age em nossos corações: como uma
luz! A chave para o entendimento da palavra
profética. Mas vamos uma vez deixar de lado a consideração corriqueira, de que vivemos em um mundo escuro, em que a Palavra de Deus é uma luz para nós. No Salmo 97.2 está escrito:
 "Nuvens e escuridão o rodeiam".
— Um homem que não é renascido, dirá que os ensinos de Jesus são extremamente simples. Mas quando temos o Espírito Santo, encontramos nuvens e escuridão à Sua volta. 
Isso quer dizer: unicamente pela luz do Espírito de Deus em nosso interior, torna-se possível, pouco a pouco, ter compreensão da Palavra de Deus e entender as palavras proféticas de Jesus. Se nunca deixamos o lugar comum religioso e nunca ficamos livres da familiaridade inconveniente com que nos dirigimos a Deus, é duvidoso se realmente nos encontramos alguma vez em Sua presença. 
As pessoas que são tagarelas e familiares diante dEle, pertencem aos que ainda não conheceram a Jesus Cristo. Após a alegria surpreendente e a libertação, que o reconhecimento daquilo que Jesus Cristo fez por nós traz consigo, vem a escuridão, na qual tentamos reconhecer quem Ele é. Jesus disse: "...as palavras que eu vos tenho dito, são Espirito e vida" (Jo 6.63). Aqui Jesus fala das Suas palavras, como de palavras proféticas. Antes a Bíblia consistia para nós de muitas palavras, nuvens e escuridão,
até que repentinamente essas palavras tornam-se Espírito e vida, porque Jesus Cristo as diz a nós novamente em circunstâncias bem especiais. 
Essa é a maneira como Deus fala conosco, não através de sonhos e visões, mas por meio da Sua Palavra. Quando uma pessoa vem a Deus, isso acontece pelo meio extremamente simples da Sua Palavra. E, justamente por isso, é de tão eminente importância ouvir a palavra profética, "como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso". 
Pois a afirmação de 2 Pedro 1.19 é mesma do Antigo Testamento, no Salmo 119.105, onde está escrito: "Lâmpada para os meus pés é a tu palavra, e luz para os meus caminhos!' 
Aqueles que se o Senhor Jesus passo a passo, desse modo seguem à Palavra profética, eterna, que se fez carne. 
Pois é o que lemos em Hebreus 1.1-2: 
"Havendo Deus, outrora, falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho mesmo, o Filho, é a palavra profética. E quando seguimos a Ele, ou seja, à Palavra, nosso caminho torna-se cada vez mais claro e iluminado, como está escrito em Provérbios 4.18: "Mas a vereda dos justos é como da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito!' Isso, por sua vez, é o que diz a já citada palavra de 2 Pedro 1.19: 
"Temos assim  confirma palavra profética, e fazeis bem em atendê-la uma candeia que brilha em lugar tenebroso, dia clareie e a estrela da alva nasça em vossos. Unicamente pela luz do Espírito de Deus em nosso interior, torna-se possível, pouco a pouco, ter compreensão da Palavra de Deus e entender as palavras proféticas de Jesus.  luz da palavra profética nos conduz para casa.
 O que todos precisamos, não são milagres, que ofusquem nossos olhos, nem visões, cujo brilho nos enleve, mas luz profética no caminho escuro e difícil, que temos que seguir; uma candeia amiga, que ajude a iluminar nosso trabalho. 
Se bem que estrelas são mais elevadas e meteoros muito mais brilhantes e ofuscantes; mas essa candeia que brilha em lugar tenebroso, corresponde muito mais às nossas urgentes necessidades diárias.
Deus nos dá essa luz profética orientadora, para que permaneçamos no bom caminho para casa. 
Pode ser que freqüentemente tenhas dúvidas e te perguntes: 
"Israel realmente é a luz da profecia que se cumpre? 
Estamos mesmo a caminho do arrebatamento, não nos desviamos?" 
— A palavra profética iluminará nosso caminho até que Jesus venha! 
Velhas histórias não são mais modernas em um tempo de vida apressada. Mas um contemporâneo de Hudson Taylor grande reformador protestante, de um tempo quando tudo que hoje é ultrapassado ainda era novo, relata sobre sua experiência a respeito:
"Eu tinha realizado um estudo bíblico em um povoado distante meia hora da minha casa. Meu caminho de volta levava-me por uma estreita trilha através da mata. Já era tarde e estava muito escuro, havendo o perigo de perder me nas numerosas trilhas que se cruzavam na mata. 
Por isso, as pessoas queriam dar-me uma pequena tocha de lenha de iluminação, tirada de um tipo especial de pinheiro. Eu recusei, dizendo que a tocha era muito pequena; ela não pesava nem 250 gramas. 
— "Mas ela o conduzirá para casa", respondeu meu anfitrião. 
— "O vento poderia apagá-la", retruquei. 
— "Ela o conduzirá para casa." 
— "E se chover?" 
— "Ela o conduzirá para casa." 
A firme confiança do homem, fez com que eu finalmente cedesse. E ele ficou com a razão. A pequena tocha iluminou meu caminho de forma completamente suficiente, de modo que cheguei em casa sem acidentes nem transtornos. 
Desde então tive que pensar muitas vezes nessa pequena experiência. Que orientação segura ela contém
para pessoas temerosas e com dúvidas. Se utilizasses somente a Sagrada Escritura, a palavra profética, como teu guia, ela iluminaria teu caminho para casa, também através da noite, de tempestades e pela mata escura. 
E quando enfrentas pessoas que duvidam, com suas restrições a respeito do poder da Palavra, sendo que um vê isso e o outro aquilo como defeito, não lhes dês atenção, respondendo-lhes somente como aquele velho camponês com a tocha: 
"Mas ela iluminará meu caminho para casa"." 
Três coisas no caminho estreito para casa.
O caminho estreito é o próprio Jesus Cristo (comp. Jo 14.6). 
E do mesmo modo, a palavra profética é o Senhor crucificado e ressuscitado por nós. 
Por isso, somente podemos dizer com o compositor do hino: 
"O caminho através da cruz leva para casa"! (tradução literal do alemão). 
E por isso esse caminho, um caminho de sofrimentos, é muitas vezes escuro, freqüentemente cansativo e nos parece mesmo perigoso — mas ele é iluminado pela palavra profética, pela candeia, pois o Senhor nos alivia e fortalece na jornada, através do Seu maravilhoso amor. 
Por isso, não esqueçamos as três coisas no caminho estreito para casa:
— Luz
— Amor
— Sofrimentos.
Não nos é possível definir a luz, o amor ou os sofrimentos. 
Trata-se somente de nomes para elementos incompreensíveis na experiência humana dos filhos de Deus, cujo verdadeiro caráter é interior, não exterior. 
Se o coração está no relacionamento correto com Deus, há muitos sofrimentos no caminho para casa. Mas se não houvesse noite, "a lua e as estrelas que  (SI 8.4), nunca poderiam ser vistas. Assim Ele também dá aos Seus "os tesouros escondidos" (Is 45.3); como diz a Edição Revista e Corrigida: "os tesouros da escuridade". 
O mais profundo sofrimento pode ser indicado em três esboços: amizade com Deus, comunhão com Jesus e a jubilosa certeza: no final do caminho verei Jesus como ELE é, sim, serei semelhante a ELE!
Vem em breve Senhor Jesus! Amem

As Várias Visões do Arrebatamento / Volta De Jesus a Terra



As várias visões do arrebatamento da Igreja, e a Volta de Jesus a terra. 
Todos nós que interpretamos a Bíblia literalmente cremos na volta física de Jesus ao mundo para arrebatar a igreja conforme João 14.1-3 que diz; 
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. 
O que é certo de Cristo é certo do Espírito Santo. 
Depois de concluir sua missão de salvar o mundo e ser assunto as alturas, Ele voltará do céu para levar a igreja que é o seu corpo. 
E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, Colossenses 1:18.
 A obra distintiva do Espírito é "tomar deles um povo para o seu nome" (de Cristo) (Atos 15:14), e quando isso for realizado e houver "entrado a plenitude dos gentios" (Rom.11:25,6), terá lugar o
Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.
E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.
Ao rejeitar a cristo Israel abriu a porta para que nós que não somos israelitas fossemos salvos também, nós somos os gentios.
 O arrebatamento da igreja que, nas palavras do pastor A. J. Gordon, é "que o Cristo terreno será arrebatado e (1Cor. 12:12,27) levantando-se para encontrar o Cristo celestial".
Assim como Cristo finalmente entregará seu reino ao Pai:
Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força, 1 Coríntios 15:24.
 Assim também o Espírito Santo entregará sua administração ao Filho.  Alguns têm chegado à conclusão de que o Espírito já não estará no mundo depois que a igreja for levada. Isso não pode ser, porque o Espírito Santo, como Deidade, é onipresente. 
O que sucederá é a conclusão da missão dispensacional do Espírito como o Espírito de Cristo, depois da qual ainda permanecerá no mundo com outra e diferente relação com os remanescentes  que ficarem na terra. 
Esses eventos, isso é as várias fases de volta de Jesus a terra, e a conclusão do ministério do Espírito são muito claros na Bíblia que é impossível negar. 
Mas vemos entre os mestres da Bíblia muitas divergências quanto a concretização dos acontecimentos. Nós que ensinamos precisamos falar e provar, e caso estejamos aqui na hora do acontecimento dizer; 
Eu falei que seria assim.  
Não há na verdade nem um versículo afirmando que Jesus virá antes ou  durante ou depois da grande grande tribulação. 
A ordem cronológica desses acontecimentos está baseada em interpretação escatológica nas quais é levado em conta a graça salvadora de Deus e seu amor para com o povo escolhido Israel, e para os povos em particular. 
Mas temos muitos ensinadores divergindo entre si sobre esse assunto, e confundem alguns que tem dificuldade de entendimento. Isso é na verdade muito ruim para a comunidade cristã, visto que todos amam a volta de Jesus, e querem escapar do inferno sombrio e da grande tribulação que virá para os que não crerem. 
Temos aqueles que defendem a visão de um arrebatamento pré-tribulacional que baseando se em passagens bíblicas sobre o amor de Deus não creem que a igreja esteja aqui nessa época. 
Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia, nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios. Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. 
Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação. Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele 1 Tessalonicenses 5:5-10.
Depois do capitulo quatro de apocalipse não se vê mais a igreja, e porque vai começar a grande tribulação.
Para quem ainda não percorreu esse site, eu vou dar uma pincelada de novo no assunto.
 Os seres humanos são salvos pela graça de Deus. 
 Isso é, Deus é o dono de tudo, e quem desobedeceu somos nós, Ele só nos salva porque Ele quer.
 Ele é dono do inferno também, lá Ele vai aprisionar seus inimigos por toda a eternidade.
Veja; 
E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus. Apocalipse 20:10 Salmos 9:17.
Ímpios quer dizer;  (Vem do grego άπιστος);
 desconfiado/-a, incrédulo/-a, suspeitoso/-a (que suspeita), suspicaz desleal, infiel ímpio/-a, ateu/-ia. 
Ele Deus é o dono do céu. 
Só entra quem Ele quiser. 
 Isso é a doutrina da graça pela qual Ele nos salva, se baseia na Bíblia em Atos 15:5-12 .
 Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto. E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem. 
E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós; E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé. Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?
Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também. Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Atos 15:5-12 Efésios 2:4-7. 
A grande tribulação será uma espécie de terceira guerra mundial, liderada por um só homem, o Anticristo, ou o cristo do diabo. 
Será um tempo terrível chamado de vários nomes como;
Angustia de Jacó, grande tribulação, tempo da ira de Deus.
Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante; e é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela. 
E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. 
E ele disse-me: 
Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. 
Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos. Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos, e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a ira. Porque eis que o Senhor sairá do seu lugar, para castigar os moradores da terra, por causa da sua iniqüidade, e a terra descobrirá o seu sangue, e não encobrirá mais os seu mortos. 7:14 Jeremias 30:7, Apocalipse 7:14, 1 Tessalonicenses 5:9,10, Isaías 26:19-21. 
Esse será o livramento daqueles que creram no evangelho segundo o pré-tribulacionismo.
Mas temos também os que tem uma visão de um arrebatamento parcial. 
Segundo eles apenas partes do povo das igrejas serão arrebatados. 
Seria  só os que o aguardam ? ? ? 
Como ? 
Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. Hebreus 9:28. 
Esses que o esperam são os membros da igreja e não um pequeno número. Essa teoria não se sustenta.
Temos os que defendem a visão arrebatado em meio a tribulação. 
Isso, é a tributação começa aí Jesus chega e arrebata a igreja.
A abordagem do tema sobre o arrebatamento, implica na adoção de uma doutrina, que neste caso é o dispensacionalismo. 
A doutrina dispensacionalista vem ganhando terreno e firmando-se como a mais aceita no meio cristão, sendo quase totalmente eleita no meio evangélico como a mais consentânea com a Palavra de Deus. Evidentemente, essa parece não ser a única abordagem possível, mas parece-nos a mais adequada.
Trata-se de uma doutrina teológica que adota a interpretação histórico-gramatical dos reformadores e, em especial, advoga uma interpretação das profecias vista em vários períodos ou dispensações de Deus na história. 
Segundo o formato dispensacionalista, a Bíblia está organizada em sete fases ou dispensações .
1 - (Gênesis 1:1- 26-28, 2.15-17),Inocência.
2 - (Gênesis 3:5,7:22:44),Consciência.
3 - (Gênesis 8:15 a 9:7) Governo Humano.
4 -  (Gênesis 12:1-7), Promessa.
5- (Êxodo 19:3-8), Lei 
6 - (Atos 2:4 – Apocalipse 20:3), Graça. 
7 - (Isaías 11:6-9, Apocalipse 20:4 – 20:6), O Reino Milenar de Cristo.
Cristo deverá chegar no final da dispensação da graça, para levar a igreja para o nova Jerusalém. Isso indica o arrebatamento antes da grande tribulação quando o anticristo estiver assumido o trono da terra.
Há os que pregam que Cristo virá depois da tribulação, não sabendo separar a vinda para Israel, e para a igreja.
O conceito  do arrebatamento e expressões de termo bíblico arrebatados, (gr. harpazo) na Bíblia Sagrada nas cartas de Paulo, 1 Tess 4.17, e juntos, (Gr episunagogues) se refere algo que resulta de arrebatar. 
Aqueles que ensinam que a igreja passará pela grande tribulação não conseguem explicar como a igreja achegou aos céus antes do retorno para a batalha do Armagedom, 
Lemos na Bíblia:
Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me: Escreve: Bemaventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus, Apocalipse 19:7-9, 11, 6.
Aqui Ele recebe a igreja como noiva, e as bodas se iniciam, isso está acontecendo no céu. 
Como a igreja foi parar lá?
Obviamente no arrebatamento.





DEZ CARACTERÍSTICAS QUE IDENTIFICAM 0 FALSO PROFETA

DEZ CARACTERÍSTICAS QUE IDEN TIFIC A M 0 FALSO PROFETA O Falso Profeta atuará como porta-voz do Anticristo. Os planos de Satanás culmlnam com a ação conjunta das duas Bestas.  A primeira irá opor-se a Cristo de forma clara, enquanto a segunda assumirá a posição de um líder religioso notoriamente  vinculado a Cristo. Apocalipse 13 apresenta as dez características que identificam o Falso Profeta:


DEZ CARACTERÍSTICAS QUE IDEN TIFIC A M 0 FALSO PROFETA
O Falso Profeta atuará como porta-voz do Anticristo. Os planos de Satanás culmlnam com a ação conjunta das duas Bestas.  A primeira irá opor-se a Cristo de forma clara, enquanto a segunda assumirá a posição de um líder religioso notoriamente  vinculado a Cristo.
Apocalipse 13 apresenta as dez características que identificam o Falso Profeta:
1. emerge da terra (13.11);
2. controla as questões religiosas (13.12);
3. é motivado por Satanás (13.11);
4. promove a adoração da Besta (13.12);
5. opera sinais e milagres (13.13);
6. engana o mundo inteiro (13.14);
7. dá poder à imagem da Besta (13.15);
8. mata todos que se recusam a adorar a imagem da Besta (13.15);
9. controla o comércio e a economia  (13.17);
10. controla a marca da Besta (13.17-18).

Os Dons De Cristo e a Unidade No Corpo / Escola Bíblica Dominical

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas,  e outros para pastores e doutores, Efésios 4.11.

Os dons de e Cristo para a unidade no corpo 
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, 
e outros para pastores e doutores, Efésios 4.11. 
Os dons foram distribuídos por Jesus visando o aperfeiçoamento dos santos.  
Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.  Por isso diz: 
Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Querendo  o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de  Cristo;  Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a  homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,  
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de 
doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.  
As riquezas da graça contempla os variados dons ministeriais concedidos pelo Senhor por intermédio do Espirito Santo a sua igreja. Esses dons foram dados para que cada  membro do corpo seja aperfeiçoado, visando a nossa edificação até que cheguemos a  medida da estatura completa de Cristo. Efésio 4.11 – 13. 
1 - O fundamento da unidade e dos dons.. 
Dons são concedidos pela graça de Deus.  Por sua graça Deus tem concedido, a cada cristão membro do seu corpo, a capacidade  para manter a normalidade que o corpo necessita para se sustentar no ritmo de suas  atividades. 
1.1- A graça concedida para a manutenção da unidade . 
Ao falar da graça o apóstolo nos informa sobre as funções especificas que nos são  confiadas quando recebemos o dom de Cristo, onde Ele, por sua graça, nos capacita  para diferentes funções e trabalhos a desempenhar na igreja e no mundo espacial que  vivemos Efésio 4.7. 
O termo usado aqui não faz referência a uma habilidade natural, o  dom no sentido cristão, é uma concessão sobrenatural de Deus a nós, tanto para dar sentido as nossas vidas como para melhorar o universo em que vivemos. 
Na esfera espiritual cada cristão possui pelo menos um dom espiritual conforme 1 Coríntios 1-12. 
O dom e uma aptidão divinamente concedida uma poderosa ferramenta para o serviço  de Deus e dos outros na certidão de modo que glorifique a Deus e edifica o corpo de 
Cristo. 
1.2 - O fundamento da unidade e dos dons. 
Paulo ensina que os dons são concedidos por meio do Espirito Santo Ef 4.8-10, diz que cristo subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens. Paulo se refere ao Salmo 68.18 que diz: O triunfo de Deus representado pela Arca da  Alianças ao seu Santuário original após a derrota dos inimigos de Israel. 
De igual modo Jesus Cristo triunfou na batalha contra o império do mal. Paulo traça aqui a imagem de 
um conquistador militar levando seus cativos e dividindo os espólios com seus  seguidores. É uma declaração profética sobre a vitória de Cristo no calvário e sua  ascensão. Cristo conquistando seu lugar no céu deu dons a igreja.  
1.3-A vitória de Cristo no calvário. 
Paulo disse que àquele mesmo Cristo que desceu é também o mesmo que subiu. E que  antes de subir para dar dons aos homens, Ele desceu as mais baixas profundezas da  terra Efésios 4.9,10, Ele nos revela a dimensão exata dos fatos, ocorridos entre a morte e  a ressurreição de cristo. 
(Ele desceu antes de subir), desceu da sua posição de glória para se fazer carne e entrar num total estado de humilhação para nos salvar, desceu da  altura do céu ao abismo, desse mundo, desceu para as profundezas da humilhação  quando veio a terra, Filipenses 2.5-11. 
Mesmo tendo descido as partes mais baixas da aterra, enfrentando a morte e a  sepultura, contudo não ficou nas regiões mas subiu e foi exaltado. 
Tal fato revela que  Ele, é supremo sobre toados os outros poderes, tanto nos céus como na terra, Col, 1.16, 
como disse Francis Foulkes, também, acrescentou que esse texto, Efésios 4.9, está  indicando que existe está sujeito a Ele e não há nenhum lugar, ou ordem de existência  onde Sua presença não se possa conhecer ou sentir. 
2 Dons produzir unidade no corpo. 
Veremos agora como era a estrutura da igreja primitiva como era administrada.  Paulo nos diz que o mesmo Senhor Jesus Cristo, acendido e glorificado concedeu  diferentes habilidades espirituais aos membros da igreja Efésios 4.11. 
 2.1-Apóstolos e profetas. 
Os Apóstolos tinham autoridade em toda a igreja.  Eles constituíam um pequeno grupo, mas com um chamado significativo, foram  chamados para testemunhar de Cristo ressuscitado Sua missão era instruir os crentes nas verdades do Evangelho que Cristo havia confiado a eles. Mateus 28.18-20. 
Seus ensinamentos deram substância a fé dos primeiros convertidos contribuindo  assim para a formação do corpo doutrinário da igreja. 
Os profetas já eram porta vozes do Senhor, e não tinham o dom da profecia.  Eles anunciavam a palavra de Deus movidos pelo Espírito Santo, cooperando assim  para edificação da igreja futuramente Atos 13.11, dedicando-se ao ensino, e a  interpretação bíblica. Também atuavam na edificação, e exortação, consolando a igreja  do Senhor Atos 15.32. 
2.2-Evangelistas. 
O dom de evangelista consistia em proclamar boas novas da salvação onde quer que o  Espirito Santo enviasse, e quando reunida as almas que respondiam ao chamado, eram  juntados em pequenas comunidade, (igrejas). O trabalho continuava até que grupos  autônomos fossem estabelecidos como pastores e tivessem ou anciãos, e após isso  seguiram para outras regiões, que ainda não tinham recebido o Evangelho. 
Eles eram desconhecidos que apresentavam o Senhor Jesus por onde passavam e os  sinais os seguiam. Pela fé faziam com que grande numero de pessoas se convertesse  ao Senhor, atos 11.20,21, Efésios 4.11, 2 Timóteo 4.5. O trabalho de Evangelista era  comparado com os missionários da nossa atualidade.. 
2.3-Pastores e mestres. 
Os pastores e mestres eram dons distintos na igreja. Primitiva. Em nossos dias o ministério pastoral tem sido confundido com o de mestre, porque ambos estão muito  próximos na ministração do ensino cristão. 
O pastor do rebanho de Deus e o homem  que leva em seu coração õ povo de Deus, que o alimenta com a verdade, que vai em  busca quando se extravia, ou sai de arribada, e a defende contra aquilo que pode 
destruir a fé, João 10.11-14, Hebreus.13,7,17.  A imprensa foi inventada quatorze séculos depois dessa época, e os mestres tinham  incumbência de transmitir tudo oralmente sobre os feitos de Jesus. Eles tinham a  responsabilidade tremenda de ser depositários do relato do Evangelho. 
 A eles devemos o fato de a história da igreja ter se perpetuado e chegado até nós, 
Efésio 4.11. 
3-A razão e objetivo dos dons ministeriais. Existe uma razão pela qual Cristo nos deu dons e nos capacitou espiritualmente. Ele dotou aqueles que são chamados para que edifiquem o seu corpo a igreja, Ele nos  quer aperfeiçoados. Edificados e crescendo em maturidade, Efésios 4.11-16. 
3.1- Aperfeiçoamento dos santos. 
O que o Apóstolo realmente quer dizer com isso?  É que os santos sejam colocados em condições adequadas, para liderar, conduzir e  cuidar instruído o corpo de Cristo. Ele concedeu uns em particular para que treinem os  outros membros, e todos saibam como conduzir a obra do evangelho. Que resultará  no crescimento do corpo. 
Paulo fala no aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério, a palavra usada  para serviço e diakonia e a ideia de principal do termo é serviço prático Efésios 4.12, Thiago 1.22,23. 
O trabalho da igreja não consiste só da pregação e do ensino, mas também do serviço  prático. E isso não envolve apenas os ministros, mas todos. 
3.2-A edificação do corpo. 
A principal função pela qual esses dons foram dados a igreja é para que a fé cristã seja  desenvolvida na vida de cada um, para que ele seja esclarecido não apenas da pessoa  de Cristo , mas também sobre a obra. Para que os membros da igreja não sejam inconstantes, e engano pela astúcia inimiga, 
e devam estar aprofundado na verdade, e equipados adequadamente, e inicie o novo 
caminho sustentável pela bondade de Deus, que leva ao crescimento espiritual e 
numérico, Efésio 4.15,16. 
Paulo fala sobre os benefícios do conhecimento da escritura, unidade na fé, 
conhecimento do filho de Deus, desenvolvimento pleno do cristão, a medida da 
estatura completa de cristo, Efésios 4.13. 
Tudo isso acontece quando a verdade é ensinada em amor. 
3.3-Crescimento com maturidade 
Depois de nos revelar acerca do objetivo do crescimento do corpo de Cristo, agora o 
Apóstolo no alerta em relação as coisas que podem impedir o cristão de crescer 
saudável. Os enganos dos falsos mestres e deturpação da verdade e falta de amor 
Efésios 4.14-16. Nas congregações sempre ouve membros que deviam ser protegidos, 
alguns por sua ingenuidade e outros pela imaturidade. Quando Paulo nos diz; que não 
sejamos meninos inconstantes Efésios 4.14, ele está nos advertindo contra 
imaturidade. 
O crescimento do crente e essencial para adquirir maturidade é o nível espiritual no 
qual não estará mais a mercê dos inimigos da alma, porque estará fundamentado na 
verdade de Deus. 
Portanto cabe a cada um de nós, buscar a cada dia crescer e buscar o conhecimento de 
Deus. 

A Aliança De Josué Com Gibeonitas Josué 9 .1-13

Josué havia tomado e destruído completamente a cidade de Ai e matado o seu rei. E ouviu se dizer que o mesmo havia acontecido com Jericó e o seu rei.  Os moradores de Jerusalém ficaram com muito aterrorizados, pois a cidade de Gibeão era tão grande como qualquer outra governada por um rei, e Josué pretendia conquistar. Ela era maior ainda do que Ai, e os seus homens eram soldados corajosos valentes. Então Adoni-Zedeque enviou mensageiros a Hoão, rei de Hebrom, e a Pirã, rei de Jarmute, e a Jafia, rei de Laquis, e a Debir, rei de Eglom, com a seguinte mensagem vamos nos unir contra Josué. Josué com suas campanhas de guerra, conquistava as cidades uma a uma com muito sucesso  Tratado com a Tetrápolis Gibeonita,
Com as conquistas esmagadoras de Josué desde Sitin, os habitantes de Gebeon assim com seu rei ou seus anciões temeram muito. 
Josué havia tomado e destruído completamente a cidade de Ai e matado o seu rei. E ouviu se dizer que o mesmo havia acontecido com Jericó e o seu rei.  Os moradores de Jerusalém ficaram com muito medo,, pois a cidade de Gibeão era tão grande como qualquer outra governada qualquer rei, mas eles eram governados por anciões e Josué pretendia conquistar-la.
 Ela era maior ainda do que Ai, e os seus homens eram soldados corajosos valentes. Então Adoni-Zedeque enviou mensageiros a Hoão, rei de Hebrom, e a Pirã, rei de Jarmute, e a Jafia, rei de Laquis, e a Debir, rei de Eglom, com a seguinte mensagem vamos nos unir contra Josué.
Josué com suas campanhas de guerra, conquistava as cidades uma a uma com muito sucesso
 Tratado com a Tetrápolis Gibeonita, Josué 9: 1-27
A fé está em perigo quando nós povo de Deus nos deixamos submeter nos a todas as decisões (cons. 9:14). Hoje, os cristãos devem estar alertas aos  estratagemas do nosso arqui-impostor.
E eis que a teus servos, os cortadores, que cortarem a madeira, darei vinte mil coros de trigo malhado, vinte mil coros de cevada, vinte mil batos de vinho e vinte mil batos de azeite. E Hirão, rei de Tiro, respondeu por escrito que enviou a Salomão, dizendo: Porque o Senhor tem amado o seu povo, te constituiu sobre ele rei. Disse mais Hirão: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que fez os céus e a terra; o que deu ao rei Davi um filho sábio, de grande prudência e entendimento, que edifique casa ao Senhor, e para o seu reino, 2 Crônicas 2:10-12, Salomão também corria riscos.
 Gibeom, Provavelmente a moderna el-Jib (9, 65krns a noroeste  de Jerusalém, 10,46kms a sudoeste de Ai); esta grande cidade era a  capital de uma república independente governada por anciãos e não por 
um rei (9:11; 10:2). 
Em 9:7, os seus habitantes do chamados "heveus", aqui  e em Gn. 34: 2, a LXX diz, "horreus", que podem ser identificados com  os hurrianos. 
Eram um elemento étnico dominante no Oriente Próximo  (cerca de 2300.1200), que se espalhou tão rapidamente em Canaã nos  séculos décimo sexto e décimo quinto que um dos nomes egípcios para a  Palestina era Huru.
Astutamente fazendo-se passar por embaixadores de um país distante, do outro lado do Jordão (pois eles diziam-se saber o que tinha acontecido a Seom e Ogue, mas não mencionaram Jericó e Ai. Veja 
9:10), um grupo de gibeonitas pregaram uma peça para cima de Josué por meio de  sacos velhos e odres remendados, sandálias gastas e roupas rotas, e pão  seco e bolorento. 
Deus permitiu que os israelitas recebessem o tributo de  povos a uma certa distância, mas ordenou-lhes que destruíssem  completamente as cidades pertencentes aos povos de Canaã. 
(Dt. 20:10­ 18, Quando te achegares a alguma cidade para combatê-la, apregoar-lhe-ás a paz.
E será que, se te responder em paz, e te abrir as portas, todo o povo que se achar nela te será tributário e te servirá. Porém, se ela não fizer paz contigo, mas antes te fizer guerra, então a sitiarás.
E o Senhor teu Deus a dará na tua mão; e todo o homem que houver nela passarás ao fio da espada.
Porém, as mulheres, e as crianças, e os animais; e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, tomarás para ti; e comerás o despojo dos teus inimigos, que te deu o Senhor teu Deus.
Assim farás a todas as cidades que estiverem mui longe de ti, que não forem das cidades destas nações.
Porém, das cidades destas nações, que o Senhor teu Deus te dá em herança, nenhuma coisa que tem fôlego deixarás com vida. Antes destruí-las-ás totalmente: aos heteus, e aos amorreus, e aos cananeus, e aos perizeus, e aos heveus, e aos jebuseus, como te ordenou o Senhor teu Deus.
Para que não vos ensinem a fazer conforme a todas as suas abominações, que fizeram a seus deuses, e pequeis contra o Senhor vosso Deus). 
Convencidos quando provaram as parcas provisões dos gibeonitas  (pois o próprio ato de comer, segundo o costume do antigo Oriente,  estabelecia um relacionamento amistoso mais ou menos durável), os  líderes da congregação fizeram um formal tratado convencional (berit) com eles. 
"Os israelitas foram culpados de excessiva credulidade. Mas no futuro deus fez Josué honrar a aliança com os gibeonitas.
.E sucedeu que, ouvindo isso todos os reis que estavam daquém do Jordão, nas montanhas, e nas campinas, e em toda a costa do grande mar, e em frente do Líbano, os heteus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus,  se ajuntaram eles de comum acordo, para pelejar contra Josué e contra Israel.
E os moradores de Gibeão, ouvindo o que Josué fizera com Jericó e com Ai, usaram também de astúcia, e foram, e se fingiram embaixadores, e tomaram sacos velhos sobre os seus jumentos e odres de vinho velhos, e rotos, e remendados;  e nos pés sapatos velhos e remendados e vestes velhas sobre si; e todo o pão que traziam para o caminho era seco e bolorento.  
E vieram a Josué, ao arraial, a Gilgal e lhe disseram, a ele e aos homens de Israel: Vimos de uma terra distante; fazei, pois, agora concerto conosco.  E os homens de Israel responderam aos heveus: Porventura, habitais no meio de nós; como, pois, faremos concerto convosco?  Então, disseram a Josué: Nós somos teus servos. E disse-lhes Josué: 
Quem sois vós e donde vindes?  
E lhe responderam: 
Teus servos vieram de uma terra mui distante, por causa do nome do Senhor, teu Deus; porquanto ouvimos a sua fama e tudo quanto fez no Egito;  e tudo quanto fez aos dois reis dos amorreus que estavam dalém do Jordão, a Seom, rei de Hesbom, e a Ogue, rei de Basã, que estava em Astarote.  Pelo que nossos anciãos e todos os moradores da nossa terra nos falaram, dizendo: 
Tomai convosco em vossas mãos provisão para o caminho, e ide-lhes ao encontro, e dizei-lhes: Nós somos vossos servos; fazei, pois, agora concerto conosco.  Este nosso pão tomamos quente das nossas casas para nossa provisão, no dia em que saímos para vir a vós; e ei-lo aqui, agora, já seco e bolorento;  e estes odres que enchemos de vinho eram novos e ei-los aqui já rotos; e estas nossas vestes e nossos sapatos já se têm envelhecido, por causa do mui longo caminho.  Então, aqueles homens israelitas tomaram da sua provisão e não pediram conselho à boca do Senhor.  E Josué fez paz com eles e fez um concerto com eles, que lhes daria a vida; e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento.
Daví precisou resolver a questão e poupou a vida de Mefibosete. E aproveitou para sepultar os ossos de Saul e Jonatas.
Disse, pois, Davi aos gibeonitas: Que quereis que eu vos faça? E que satisfação vos darei, para que abençoeis a herança do Senhor? 
Então os gibeonitas lhe disseram: Não é por prata nem ouro que temos questão com Saul e com sua casa; nem tampouco pretendemos matar pessoa alguma em Israel. E disse ele: Que é, pois, que quereis que vos faça? 
E disseram ao rei: O homem que nos destruiu, e intentou contra nós de modo que fôssemos assolados, sem que pudéssemos subsistir em termo algum de Israel, de seus filhos se nos dêem sete homens, para que os enforquemos ao Senhor em Gibeá de Saul, o eleito do Senhor. 
E disse o rei: Eu os darei.
Porém o rei poupou a Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, por causa do juramento do Senhor, que entre eles houvera, entre Davi e Jônatas, filho de Saul. Mas tomou o rei os dois filhos de Rispa, filha da Aiá, que tinha tido de Saul, a Armoni e a Mefibosete; como também os cinco filhos da irmã de Mical, filha de Saul, que tivera de Adriel, filho de Barzilai, meolatita,
E os entregou na mão dos gibeonitas, os quais os enforcaram no monte, perante o Senhor; e caíram estes sete juntamente; e foram mortos nos dias da sega, nos dias primeiros, no princípio da sega das cevadas.
Então Rispa, filha de Aiá, tomou um pano de cilício, e estendeu-lho sobre uma penha, desde o princípio da sega até que a água do céu caiu sobre eles; e não deixou as aves do céu pousar sobre eles de dia, nem os animais do campo de noite.
E foi contado a Davi o que fizera Rispa, filha de Aiá, concubina de Saul.
Então foi Davi, e tomou os ossos de Saul, e os ossos de Jônatas seu filho, dos moradores de Jabes-Gileade, os quais os furtaram da rua de Bete-Sã, onde os filisteus os tinham pendurado, quando feriram a Saul em Gilboa.
E fez subir dali os ossos de Saul, e os ossos de Jônatas seu filho; e ajuntaram também os ossos dos enforcados.
Enterraram os ossos de Saul, e de Jônatas seu filho na terra de Benjamim, em Zela, na sepultura de seu pai Quis, e fizeram tudo o que o rei ordenara; e depois disto Deus se aplacou com a terra, 2 Samuel 21:3-14.

A Marca Da Religião Humana e a Religião Divina / Salvação Em Cristo


A marca da religião humana e a Religião Divina.
Faz parte da estratégia diabólica induzir as pessoas a realizar por si  mesmas a sua salvação. Mas a Bíblia alerta que a salvação dos humanos parte de Deus.
 Do SENHOR vem a salvação! E sobre aqueles que são teus, a tua bênção, Salmos 3.8.
Assim, milhões aceitam como absoluta verdade  princípios religiosos como tipo, “fora da igreja não há salvação”, como dizem os lideres católicos romanos, ou  "fora da caridade não há salvação", como dizem os espíritas, mas o apóstolo Paulo disse; 
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, 1 Coríntios 13:1-7.
Assim como outros  métodos similares, todos estribados nos méritos das boas obras humanas, e ajudar os necessitados. 
Dentro desse mesmo engano estão milhões de adeptos de seitas das mais diversas, como os testemunhas-de-jeová, que se empenham em  garantir a sua participação no reino vindouro mediante esforços pessoais  em espalhar ao máximo a sua doutrina; e os mórmons, de cuja história  fazem parte muitos casos de auto-sacrifício pelo fato de crerem que, para a  expiação de certos pecados, é necessário derramarem seus  próprios sangue, uma  vez que o sangue de Jesus nada mais pode fazer segundo eles. Na longa lista das religiões estão muitas que possuem lindos e  atraentes rótulos, como "Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos  Dias", "salões do reino", "Igreja da Unificação", "Ciência Cristã", "Igreja  Messiânica" etc., as quais, a despeito da sua aparência cristã, na prática  negam os eternos fundamentos do Cristianismo. 
São meros esforços no  sentido de reaproximar o ser humano da pessoa de seu Criador mediante  caminhos que só distanciam dEle. 
Em outras palavras, valendo-se dos  parcos recursos de uma mentirosa filosofia divorciada da Escritura  Sagrada, tais seitas fazem tudo o que podem dentro do falido princípio  religioso que atua sempre no sentido de baixo para cima, tentando levar o  homem a Deus. 
E dentro desse princípio que se agrupam todos os credos  forjados na oficina de Satanás, todos eles destinados ao obscuro e  supersticioso espírito humano, religioso por natureza. O cumprimento da lei é o amor.
A mais gloriosa verdade bíblica, ilustradora da salvação unicamente  pela graça divina, saiu dos lábios sacrossantos de Cristo: 
"Sem mim nada  podeis fazer" (Jo 15.5). 
Com esta assertiva estava o Senhor abonando a  doutrina da graça, segundo ao qual Deus mesmo planejou e consumou na  cruz, sem quaisquer contribuições da nossa parte a não ser o exercício da fé  a salvação eterna. 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o  seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas  tenha a vida eterna" (Jo 3.16).
 Esta mesma verdade encontra-se também na mensagem angelical aos  pastores belemitas: 
"Paz na terra, boa vontade para com os homens a quem  ele quer bem" (Lc 2.14, EC). 
A boa vontade desceu de Deus para os homens; não subiu dos  homens para Deus. 
Na entrevista com Nicodemos ensinou o Senhor a necessidade de se nascer de novo, expressão semelhante a nascer de cima  para baixo, que foi o modo como foi rasgado o véu do templo que separava o Lugar  Santo do Lugar Santíssimo no templo de Jerusalém.  Tanto o "de novo"   como o "de alto a baixo" indicam que o novo nascimento vem do alto do  Céu à terra (Jo 3.7; Mt 27.51). 
Que participação, pois, tem o pecador na obra da redenção?  
Evidentemente que não tem nenhuma. provamos pela Bíblia
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie, carta de Paulo aos Efésios 2:8,9.
A única coisa que toca nós pecadores a fazer é aceitar, como seu todo suficiente Salvador, a pessoa do Senhor  Jesus Cristo, confessá-lo diante dos homens e permanecer nEle a fim de  poder viver uma nova vida debaixo da graça.
E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus, Lucas 12:8,9. Sem Jesus, o pecador nada  pode fazer, como o próprio Salvador afirmou em João 15.5.  Cabe a nós escolher viver ou pela lei da vida ou pela “graça da vida” (1 Pe 3.7). 
Como cristãos, se recusarmos a graça da vida, acabaremos  irremediavelmente debaixo da lei, e então já não seremos cristãos, mas  religiosos. Viveremos debaixo da graça quando nos entregarmos sem reservas  aos processos do amor de Deus e nos deixamos governar por eles. 
As três  palavras-chaves são: 
“Render-se”, “confiar” e "obedecer". 
Somente quando  a nossa vida mesmo insignificante, é colocada em sintonia com os  propósitos elevados da vida espiritual, é que nos sentimos redimidos e  cheios do que Jesus chamou de vida abundante. 
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância, João 10:10.
Por outro lado, recusar-se a viver debaixo da graça é sujeitar-se à lei.  Não apenas à lei mosaica, mas qualquer lei, a própria lei da vida, a lei da  semeadura e colheita. Colhe-se o que se semeia. 
A vida!, então, torna-se  um dar e receber. Assim, lei, aqui, é muito mais que uma lei específica ou um conjunto  de leis. 
Alguém poderá pensar imediatamente nos dez mandamentos, nas leis do Antigo Testamento ou nos mandamentos da Nova Aliança. Jesus, ao  mudar a fraseologia de um mandamento (Dt 6.5), revelou-nos o que a lei  era realmente: 
"Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de tua  a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande  mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo  como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os   (Mt 22.37-40). 
O apóstolo Paulo partiu das palavras de Jesus para escrever que "o cumprimento da lei é o amor" (Rm 13.8- 10). 
João também enfatizou o  amor a Deus e aos outros (1 Jo 3.1 1-24; 4.7-21). Não há dúvida de que a  lei do amor, também chamada nas Escrituras de "lei do espírito de vida em  Cristo Jesus", é o centro em torno do qual giram todas as ordenanças e  proibições da Bíblia. Sem esse princípio nenhum mandamento da Escritura 
parece ter significado. 
A pessoa que se sujeita a um sistema de lei como, por exemplo, o do  decálogo, tem de vigiar cada ação, pois receberá exatamente o equivalente  aos seus atos. Alguém definiu esse tipo de vida da seguinte maneira: A vida, assim, operará como num verdadeiro "deve e haver": você  deposita o caixa de seu ato e transporta o resultado ou as consequências de  tal ato. Não haverá, pois, surpresas na vida, nem saídas para as margens do rio da vida. Tudo será assaz justo, tudo essencialmente dependente e tudo  mais do que morto. É este o evangelho da religião-de-mercado. Você negocia com a  vida, e esta negocia com você. E ela o deixa amarrado. Nela não há boas 
novas, porque então a vida terá hórrida catadura, e você também. A religião baseada no dar e receber não tem espontaneidade em si, não tem alegria  contagiante, nem liberdade. Ela se cansa logo, e não pode levantar vôo. 
Suspira, lamenta-se por não poder cantar. 
E a religião do irmão mais velho:  Nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos" (Lc 15.29). E como lhe teria sido isso possível, se ele estava vivendo na base do 
legalismo? Assim, quando desceu a cortina, o irmão mais velho ficou de  fora, vivendo na lei, ao passo que o mais moço estava lá dentro, vivendo  pelo amor.

A Morte Do Rei Saul / Final Dos Tempos

Samuel foi último juiz de Israel. Ele ungiu os dois primeiros reis de Israel: Saul e Davi. Depois disso, Israel passou a ser uma monarquia. De acordo com o texto bíblico com o envelhecimento do último juiz Samuel, as tribos israelitas uniram-se para pedir um rei que pudesse guiá-los como havia nas outras nações. Apesar da oposição por parte de Samuel à proposta (já que Deus deveria ser o "único rei" de Israel), este acaba pedindo um sinal divino que lhe indicou o benjamita Saul como escolhido para governar o seu povo, apesar da oposição de alguns.  Foi o momento em que Saul foi ungido.

Samuel foi um dos maiores líderes do povo de Israel. Não dá para falar de Saul sem falar de Samuel.
Ele foi o último e o mais importante dos juízes de Israel, logo após o povo na sua rebeldia tê-lo rejeitado e Deus ter outorgado a entrada de foi também o primeiro da escala profética. 
Lendo na Bíblia
Sim, e todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também predisseram estes dias. E, levantando-se Paulo, e pedindo silêncio com a mão, disse: Homens israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi: O Deus deste povo de Israel escolheu a nossos pais, e exaltou o povo, sendo eles estrangeiros na terra do Egito; e com braço poderoso os tirou dela; E suportou os seus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos. E, destruindo a sete nações na terra de Canaã, deu-lhes por sorte a terra deles. E, depois disto, por quase quatrocentos e cinqüenta anos, lhes deu juízes, até ao profeta Samuel, Atos 3:24, e Atos 13:16-20.
 O profeta Samuel certamente é uma das figuras mais notáveis da Bíblia. 
A história de Samuel revela que ele era considerado a pessoa mais proeminente desde Moisés nos tempos do Antigo Testamento ( leia Jeremias 15:1; Disse-me, porém, o SENHOR: Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não estaria a minha alma com este povo; lança-os de diante da minha face, e saiam).Então ele é citado junto com Moisés, e exaltado pelo próprio Deus. 
O significado exato do nome “Samuel” é incerto, mas várias alternativas têm sido sugeridas pelos intérpretes. As principais são: “ouvido por Deus”, “aquele que provém de Deus”, “nome de Deus” e “prometido ou dado por Deus”. A vocalização do nome Samuel em hebraico sugere o significado de “ouvido por Deus”, mas isso é inconclusivo. 
Deus lhe designou para ungir Saul rei de Israel, depois de um longo período em que Israel estava sendo comandado por juízes.  
Temos a lista dos juízes.  
por parte de Samuel à proposta (já que Deus deveria ser o "único rei" de Israel), este acaba pedindo um sinal divino que lhe indicou o benjamita Saul como escolhido para governar o seu povo, apesar da oposição de alguns.  Foi o momento em que Saul foi ungido.  A unção de Saul.
 Otoniel
Eúde
Sangar
Débora
Gideão
Tolá
Jair
Jefté
Ibsã
Elom
Abdom
Sansão
Eli
Samuel
Samuel foi último juiz de Israel. Ele ungiu os dois primeiros reis de Israel: Saul e Davi. Depois disso, Israel passou a ser uma monarquia. De acordo com o texto bíblico com o envelhecimento do último juiz Samuel, as tribos israelitas uniram-se para pedir um rei que pudesse guiá-los como havia nas outras nações. Apesar da oposição por parte de Samuel à proposta (já que Deus deveria ser o "único rei" de Israel), este acaba pedindo um sinal divino que lhe indicou o benjamita Saul como escolhido para governar o seu povo, apesar da oposição de alguns. 
Foi o momento em que Saul foi ungido. 
A unção de Saul.
Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações, porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: 
Dá-nos um rei, para que nos julgue. 
E Samuel orou ao Senhor. 
E disse o Senhor a Samuel: 
Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles, 1 Samuel 8:4 a 7. 
E quando Samuel viu a Saul, o Senhor lhe respondeu:
 Eis aqui o homem de quem eu te falei. 
Este dominará sobre o meu povo. 
E Saul se chegou a Samuel no meio da porta, e disse: 
Mostra-me, peço-te, onde está a casa do vidente.
E Samuel respondeu a Saul, e disse: 
Eu sou o vidente; 
sobe diante de mim ao alto, e comei hoje comigo; e pela manhã te despedirei, e tudo quanto está no teu coração, to declararei. E quanto às jumentas que há três dias se te perderam, não ocupes o teu coração com elas, porque já se acharam. 
E para quem é todo o desejo de Israel? 
Porventura não é para ti, e para toda a casa de teu pai?
Então respondeu Saul, e disse: 
Porventura não sou eu filho de Benjamim, da menor das tribos de Israel? 
E a minha família a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? 
Por que, pois, me falas com semelhantes palavras?
Porém Samuel tomou a Saul e ao seu moço, e os levou à câmara; e deu-lhes lugar acima de todos os convidados, que eram uns trinta homens. Então disse Samuel ao cozinheiro: Dá aqui a porção que te dei, de que te disse: 
Põe-na à parte contigo.
Levantou, pois, o cozinheiro a espádua, com o que havia nela, e pô-la diante de Saul; e disse Samuel: Eis que o que foi reservado está diante de ti. 
Come; 
porque se guardou para ti para esta ocasião, dizendo eu: 
Tenho convidado o povo. 
Assim comeu Saul aquele dia com Samuel. Então desceram do alto para a cidade; e falou com Saul sobre o eirado. 
E se levantaram de madrugada;
 e sucedeu que, quase ao subir da alva, chamou Samuel a Saul ao eirado, dizendo: 
Levanta-te, e despedir-te-ei. 
Levantou-se Saul, e saíram ambos para fora, ele e Samuel.
E, descendo eles para a extremidade da cidade, Samuel disse a Saul: 
Dize ao moço que passe adiante de nós (e passou); porém tu espera agora, e te farei ouvir a palavra de Deus. Então tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o SENHOR por capitão sobre a sua herança? Samuel 9:17-27 e 1 Samuel 10:1.
Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações, porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: 
Dá-nos um rei, para que nos julgue. 
E Samuel orou ao Senhor. 
E disse o Senhor a Samuel: 
Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles, 1 Samuel 8:4 a 7. 
O que será que Deus queria dizer com isso? Certamente que não estava correto, mas o povo iria arcar com as consequências. 
Israel era dominado por juízes mas já que o povo pediu um rei....
 Foi o primeiro rei do antigo reino de Israel, conforme a tradição judaica-cristã. 
Filho de Quis, da tribo de Benjamim, Saul teria nascido por volta de 1066 a.C. e reinado por quarenta anos em Israel, embora haja controvérsias quanto à duração exata do seu reinado, não se sabe exatamente. 
No reinado Saul teve que dirigir duras campanhas de guerra ordenadas por Deus, e até que estava indo bem.
Então disse Samuel a Saul: Enviou-me o SENHOR a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora a voz das palavras do SENHOR. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito. Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos, 1 Samuel 15:1-3.
Saul cumpriu parcialmente a ordem.
Então feriu Saul aos amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito.
E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; 
Porém a todo o povo destruiu ao fio da espada. 
E Saul e o povo pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda ordem, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente, 1 Samuel 15:7,8, 9.
Deus não se agradou dessa atitude. 
Então imediatamente veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo:
Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor. E madrugou Samuel para encontrar a Saul pela manhã.
E anunciou-se a Samuel, dizendo: 
Já chegou Saul ao Carmelo, e eis que levantou para si uma coluna. Então voltando, passou e desceu a Gilgal. Veio, pois, Samuel a Saul; e Saul lhe disse: 
Bendito sejas tu do Senhor; cumpri a palavra do Senhor. 
Então disse Samuel: 
Mas que balido, pois, de ovelhas é este aos meus ouvidos, e o mugido de vacas que ouço? 
E disse Saul: 
De Amaleque senhor, as trouxeram; 
Porque os homens pouparam ao melhor das ovelhas, e das vacas, para as oferecer ao Senhor Deus, o resto, porém, temos destruído totalmente. Então disse Samuel a Saul: 
Espera, e te declararei o que o Senhor me disse esta noite. 
E ele disse-lhe: 
Fala.
E disse Samuel: 
Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel? 
E o Senhor te ungiu rei sobre Israel.
E enviou-te o Senhor a este caminho, e disse: Vai, e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que os aniquiles. Por que, pois, não deste ouvidos à voz do Senhor, antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que parecia mau aos olhos do Senhor?
Então disse Saul a Samuel: 
Antes dei ouvidos à voz do Senhor, e caminhei no caminho pelo qual o Senhor me enviou; e trouxe ainda a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente;
Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao Senhor teu Deus em Gilgal.
Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz.
Agora, pois, rogo-te perdoa o meu pecado; e volta comigo, para que adore ao Senhor.
Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel.
E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela orla da capa, e a rasgou.
Então Samuel lhe disse: O Senhor tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu, 1 Samuel 15:10-28.
Samuel apesar de estar velho, termina o serviço. 
Disse ele então: 
Pequei; honra-me, porém, agora diante dos anciãos do meu povo, e diante de Israel; e volta comigo, para que adore ao Senhor teu Deus. Então, voltando Samuel, seguiu a Saul; e Saul adorou ao Senhor.
Então disse Samuel: Trazei-me aqui a Agague, rei dos amalequitas chama ele. 
E Agague veio a ele animosamente, e disse Agague: 
Na verdade já passou a amargura da morte.
Disse, porém, Samuel: Assim como a tua espada desfilhou as mulheres, assim ficará desfilhada a tua mãe entre as mulheres. Então Samuel despedaçou a Agague perante o Senhor em Gilgal.
Disse, porém, Samuel:  Assim como a tua espada desfilhou as mulheres, assim ficará desfilhada a tua mãe entre as mulheres. Então Samuel despedaçou a Agague perante o Senhor em Gilgal. Então Samuel se foi a Ramá; e Saul subiu à sua casa, a Gibeá de Saul. E nunca mais viu Samuel a Saul até ao dia da sua morte; porque Samuel teve dó de Saul. E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel, 1 Samuel 15:30-35.
O reino de Saul prosseguiu por um bom tempo.
E Samuel porém já havia morrido, e todo o Israel o tinha chorado, e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade, e Saul tinha desterrado os adivinhos e os encantadores, 1 Samuel 28:3.
Saul já estava cada vez mais distante de Deus na comunhão.
E ajuntaram-se os filisteus, e vieram, e acamparam-se em Suném, e ajuntou Saul a todo o Israel, e se acamparam em Gilboa. E, vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu, e estremeceu muito o seu coração.
E perguntou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas, 1 Samuel 28:4-6.
Então ele começou a apelar para as feiticeiras, já totalmente distanciado de Deus.
Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar, 1 Samuel 28:7.
Quando o Senhor não nos responde nós devemos continuar crendo nele, porque buscar feiticeiras não é uma opção, e os resultados são catastróficos. Em seguida veio a guerra.
E ajuntaram os filisteus todos os seus exércitos em Afeque; e acamparam-se os israelitas junto à fonte que está em Jizreel. E os príncipes dos filisteus se foram para lá com centenas e com milhares; porém Davi e os seus homens iam com Aquis na retaguarda, 1 Samuel 29:1,2.
Parece que a feiticeira não deu resultado, e não era Samuel que ela invocou.
Os filisteus, pois, pelejaram contra Israel; e os homens de Israel fugiram de diante dos filisteus, e caíram mortos na montanha de Gilboa. E os filisteus perseguiram a Saul e a seus filhos, e os mataram  a Jônatas, e a Abinadabe, e a Malquisua, filhos de Saul.
E a peleja se agravou contra Saul, e os flecheiros o alcançaram; e muito temeu por causa dos flecheiros. Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela.
Vendo, pois, o seu pajem de armas que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada, e morreu com ele. Assim faleceu Saul, e seus três filhos, e o seu pajem de armas, e também todos os seus homens morreram juntamente naquele dia, 1 Samuel 31:1 a 6. 
Motivo principal da morte de Saul?
E sucedeu que, no dia seguinte, vindo os filisteus a despojar os mortos, acharam a Saul e a seus filhos estirados nas montanhas de Gilboa. E o despojaram, e tomaram a sua cabeça e as suas armas, e as enviaram pela terra dos filisteus em redor, para o anunciarem a seus ídolos e ao povo. E puseram as suas armas na casa do seu deus, e a sua cabeça afixaram na casa de Dagom. Ouvindo, pois, toda a Jabes de Gileade tudo quanto os filisteus fizeram a Saul.
Então todos os homens valorosos se levantaram, e tomaram o corpo de Saul, e os corpos de seus filhos, e os trouxeram a Jabes, e sepultaram os seus ossos debaixo de um carvalho em Jabes, e jejuaram sete dias. Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar.
E não buscou ao Senhor, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé, 1 Crônicas 10:8-14
Então foi Davi, e tomou os ossos de Saul, e os ossos de Jônatas seu filho, dos moradores de Jabes-Gileade, os quais os furtaram da rua de Bete-Sã, onde os filisteus os tinham pendurado, quando feriram a Saul em Gilboa. E fez subir dali os ossos de Saul, e os ossos de Jônatas seu filho, e ajuntaram também os ossos dos enforcados por ordem de Daví por causa da aaliança não cumprida com os Gibeonitas. E enterraram os ossos de Saul, e de Jônatas seu filho na terra de Benjamim, em Zela, na sepultura de seu pai Quis, e fizeram tudo o que o rei Davi ordenara, e depois disto a ira Deus se aplacou com a terra,2 Samuel 21:12-14.
Saul muitas vezes não obedeceu ao Senhor. Em um momento de guerra e desespero se precipitou e exerceu a função de Samuel. Saul era um moço bonito mais do que todos de Israel.
Foi o momento em que Saul foi ungido. Israel era dominado por juízes mas o povo pediu um rei.
Foi o primeiro rei do antigo reino de Israel, conforme a tradição judaica-cristã. Filho de Quis, da tribo de Benjamim, Saul teria nascido por volta de 1066 a.C. e reinado por quarenta anos, embora haja controvérsias quanto à duração exata do seu reinado até sua trágica morte.
Motivos da morte ??? A busca da feiticeira foi o principal motivo.
E os filisteus pelejaram com Israel; e os homens de Israel fugiram de diante dos filisteus, e caíram mortos nas montanhas de Gilboa. E os filisteus perseguiram a Saul e aos seus filhos e mataram a Jônatas, a Abinadabe e a Malquisua, filhos de Saul. E a peleja se agravou contra Saul, e os flecheiros o alcançaram; e temeu muito aos flecheiros. Então disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela; para que porventura não venham estes incircuncisos e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não quis, porque temia muito; então tomou Saul a espada, e se lançou sobre ela.
Vendo, pois, o seu escudeiro que Saul estava morto, também ele se lançou sobre a espada e morreu.
Assim morreram Saul e seus três filhos; e toda a sua casa morreu juntamente. 1 Crônicas 10:1-6