Pesquisar este blog

On-line agora

Total de visualizações de página

(Wikipedia) Pesquise Aqui

Resultados da pesquisa

Translate

Mostrando postagens classificadas por relevância para a consulta gigantes. Ordenar por data Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens classificadas por relevância para a consulta gigantes. Ordenar por data Mostrar todas as postagens

Um Estudo Sobre Gênesis (6) QUEM SERÍAM OS NEPHLIMS?


Colaboração Pastor Jack Kelley
Um Estudo Sobre Gênesis 6, Emim, refain, Ogue, zanzumins, zuzins, filho de Deus de Deus

ATENÇÃO, ESTE ASSUNTO É PESADO, SE NÃO TEM EXTRUTURA NÃO LEIA.
Um Estudo Bíblico por Jack Kelley - www.gracethrufaith.com
 "Quando os homens começaram a se multiplicar na terra e lhes nasceram filhas, os seres divinos viram quão belas eram as filhas dos homens e tomaram esposas dentre aquelas que os agradavam. 
Foi então, e também depois, que os Nephilim apareceram sobre a terra, quando os seres divinos coabitaram com as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. 
Eles foram os heróis de antigamente, os homens de renome." (Gêneses 6.2-4 - de uma tradução Judaica da Torah, diz);
 Ponha o nome deles no título de um livro e, quer seja ficção ou não-ficção, a probabilidade é que ele irá parar no topo da lista de bestsellers, especialmente se você insinuar sexo aberrante, pirâmides, OVNIs e o fim do mundo.
Mas quem realmente eram os Nephilim, e por que todos são fascinados por eles? 
Naqueles Dias.
A palavra Hebraica Nephilim significa "os caídos", às vezes traduzida como gigante porque a palavra Grega para Nephilim é "gigantes".
Quem você pensa que eles eram depende em grande parte em como você foi ensinado a interpretar a passagem acima. As pessoas preferem mesmo achar que eram os filhos de sete, mas espera aí, . . .gigantes?
 Nos círculos bíblicos existem três escolas de pensamento a respeito disso, mas uma pequena pesquisa o convencerá que algumas pessoas que não conhecem nenhuma outra passagem da Bíblia conhecem esta.
E se você acrescentar suas intepretações, logo terá um monte de outras.
 Nos concentraremos nos assim chamadas interpretações Bíblicas.
1 - A primeira é que a frase "filhos de Deus" se refere a realeza, explicando que os reis eram freqüentemente considerados como deuses por seus súditos.
De acordo com esta visão, esses reis saíram por seus reinos catando todas as belas garotas e as colocando em haréns para o seu próprio prazer pessoal.
Isso não oferece explicação para o tipo de semente que tal comportamento poderia ter produzido, preferindo, ao contrário, desconectar o nascimento de gigantes da prática de coletar haréns de belas mulheres, no máximo belas crianças.
Uma pequena minoria de estudiosos Judeus defendeu esse ponto de vista em algum tempo, mas a maioria o rejeitou, como a tradução Judaica acima demonstra.
2 - A segunda é que "filhos de Deus" se refere à linhagem de Sete, o terceiro filho de Adão e Eva que permaneceu fiel a Deus, enquanto "filhas dos homens" se refere a mulheres descendentes de do primeiro filho, Caim, a linhagem rebelde. 
Esta interpretação apareceu por volta de 400 AD e foi o primeiro desafio à visão de "anjos" que a maioria tanto de Judeus quanto de Cristãos defendiam antes daquele tempo. 
Alguns estudiosos proeminentes ainda ensinam esta visão. 
Não há consenso claro sobre o porquê dessa visão aparecer, mas o Século V parece ser o ponto de acordo quanto ao tempo.
Alguns dizem que foi porque a Igreja estava se afastando da crença no sobrenatural em 400 AD, enquanto outros dizem que a adoração dos anjos estava se tornando mais popular naquele tempo. Ambos os pontos de vista concluem que a visão de "anjos" se tornaria um embaraço na Igreja para os crentes, então uma interpretação alternativa foi procurada, e achou-se e "funcionou".
Mas a alternativa Sete / Caim levanta mais questões do que responde.
Se a linhagem de Sete se casou com a de Caim, por que tiveram somente filhos homens e gigantes?
E por que eles eram gigantes já que a descendência seria normal?
Somente os homens da linhagem de Sete eram fieis, e somente as mulheres da linhagem de Caim rebeldes ou o que?
 Se a linhagem de Sete permaneceu fiel, por que a família de Noé foi a única da linhagem a ser salva? 
Porque deduz-se que havia muita gente fiel não é possível que todos se corromperiam. 
Todos se corromperam? 
E foram exterminados por Deus no diluvio? . . . Não, não, ainda sobrou Enoque, e a família de Noé. Só. Isso é tudo.
São muitas questões sem respostas.
A frase exata traduzida como "filhos de Deus" somente aparece 5 vezes no Antigo Testamento:
Gêneses 6.2.e Gêneses   6.4.
 A passagem com que iniciamos, e Jó 1.6, 2.1 e 38.7. 
Todas as referências de Jó claramente descrevem anjos no seu contexto.
Para quem acha que anjo não tem sexo, como você interpreta a passagem a seguir? Eram anjos.
E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra;
E disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos, em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os vossos pés; e de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. E eles disseram: Não, antes na rua passaremos a noite. E porfiou com eles muito, e vieram com ele, e entraram em sua casa; e fez-lhes banquete, e cozeu bolos sem levedura, e comeram. E antes que se deitassem, cercaram a casa, os homens daquela cidade, os homens de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros. E chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos. Então saiu Ló a eles à porta, e fechou a porta atrás de si,
E disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal; Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado. Eles, porém, disseram: Sai daí. Disseram mais: Como estrangeiro este indivíduo veio aqui habitar, e quereria ser juiz em tudo? Agora te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, sobre Ló, e aproximaram-se para arrombar a porta.
Aqueles homens porém estenderam as suas mãos e fizeram entrar a Ló consigo na casa, e fecharam a porta; E feriram de cegueira os homens que estavam à porta da casa, desde o menor até ao maior, de maneira que se cansaram para achar a porta. Gênesis 19:1-11
(Uma variação da frase em Daniel 3.25 também descreve uma criatura parecida com anjo, que alguns a identificam como o Senhor Jesus em uma aparição do Antigo Testamento.)
 E isso nos traz à terceira interpretação, à qual se deduz, que o relato Bíblico deve ser tomado literalmente.
A frase "filhos de Deus" se refere a anjos desobedientes sim, (chamados de seres divinos na tradição  Hebraica acima) que tomaram a forma humana e entraram em união sexual com mulheres humanas.
Seus descendentes foram os Nephilim, ou caídos, dos quais falamos, seres enormes e poderosos que devem na verdade ter dominado o mundo antes do dilúvio.
 De acordo com a tradições antigas,  além de serem muito grandes e fortes, os Nephilim tinha enorme capacidade psíquica.
  Conta a tradição que eles realizavam experiências fora do corpo, levitação, controle da mente, viajem no tempo, leitura da mente e visão remota.  Sabe-se que eles tinham o poder de pronunciar e remover maldições e doenças e tinham formas de conhecer e predizer o futuro. 
Eles dominavam as grandes cidades do tempo de Ló ,mesmo depois do dilúvio.
O resgate de Ló e sua família .
E ao décimo quarto ano veio Quedorlaomer, e os reis que estavam com ele, e feriram aos (refains gigantes), em Asterote-Carnaim, e aos (zuzins gigantes) em Hã, e aos emins em Savé-Quiriataim, E aos horeus no seu monte Seir, até El-Parã que está junto ao deserto. Depois tornaram e vieram a En-Mispate (que é Cades), e feriram toda a terra dos amalequitas, e também aos amorreus, que habitavam em Hazazom-Tamar. Então saiu o rei de Sodoma, e o rei de Gomorra, e o rei de Admá, e o rei de Zeboim, e o rei de Belá (esta é Zoar), e ordenaram batalha contra eles no vale de Sidim, Contra Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goim, e Anrafel, rei de Sinar, e Arioque, rei de Elasar; quatro reis contra cinco.
E o vale de Sidim estava cheio de poços de betume; e fugiram os reis de Sodoma e de Gomorra, e caíram ali; e os restantes fugiram para um monte. E tomaram todos os bens de Sodoma, e de Gomorra, e todo o seu mantimento e foram-se. Também tomaram a Ló, que habitava em Sodoma, filho do irmão de Abrão, e os seus bens, e foram-se. Então veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu; ele habitava junto dos carvalhais de Manre, o amorreu, irmão de Escol, e irmão de Aner; eles eram confederados de Abrão. Gênesis 14:5-13
Tendo se ajuntado com Satanás, afim de acabar com essa possibilidade da redenção dos humanos. Satanás era a fonte de seus poderes. Eles controlaram e escravizaram a humanidade simples da época, e perverteram a criação de Deus quase além da possibilidade de redenção, que era plano maligno deles.
Eles também eram extremamente inteligentes. 
Sabiam tudo sobre ciência, arquitetura e engenharia. Criaram armas feitas de ferro, aliás as primeiras armas.
 Alguns acreditam que eles combinaram esses atributos com seus poderes de levitação para construírem  Grandes Pirâmides e outros monumentos em todo o mundo ante-diluviano.
 Eles sacrificavam seres humanos por todo o planeta em templos e pirâmides que construíram na América Central e do Sul, no Oriente Longinqüo, nas Ilhas Britânicas, no Egito e em outros lugares, é só ler arqueologia, nao precisa nem ser a bíblia.
 Eles bebiam sangue humano, e assassinavam seus  bebês, e quase que certamente estavam mexendo com o código genético humano e animal para perverter a criação e tornar a nossa redenção impossível pelo Criador. 
Eles eram os heróis de antigamente, os poderosos homens de renome, memorialisados e semi-deuses em todas as mitologias e foi a principal razão porque Deus teve que destruir o mundo e todos os seus habitantes no Dilúvio.
Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama  Gênesis 6:4.
O fato de que a Bíblia descreve Noé como sendo perfeito em suas gerações e de que sua família foi a única a ser salva indica que a linhagem de sangue de Noé não havia sido contaminada pela manipulação genética a sua era possivelmente a única descendência humana pura restante na face da terra que não teve contato com a raça maldita, da qual seria possível nascer um Redentor. (Gên 6.9).
Se é assim, isso explica porque toda a população do mundo teve que ser destruída, senão a linhagem de Noé eventualmente seria contaminada também. 
E Também Depois Mas Satanás não seria detido assim tão facilmente.
No tempo de Abraão havia uma grande população de Nephilim no mundo novamente, a maioria localizada no Oriente Médio desde a ponta sul do Mar Morto até a Síria ao norte ainda, parece que Satanás ainda continuava com seu plano maléfico.
Como os Nephilim originais pereceram todos no grande Dilúvio, Satanás aparentemente começou um novo programa, desenvolveu uma nova campanha de procriação ajustado específicamente de alguma maneira, para impedir os Israelitas de ocupar a Terra Prometida, a qual faz parte da redenção.
Veja estas referências. 
Em Gêneses 14.5-6 uma colisão de 5 reis da região da margem sul do Mar Morto derrotou três grupos de guerreiros conhecidos como os (refains, os (zanzuzins), também conhecidos como (zanzumins), e os Emins. Não se sabe ao certo como foi a campanha satânica para que nascessem mais gigantes,Os Refains eram descendentes de Rapha, que significa gigante em Hebraico. 
O nome Zuzim significa criaturas errantes e (Emim) significa os terríveis.
Em Deuteronômio 1.26-28 e 2.10-11 encontramos ali, referências aos Enaquins significa (gigantes de pescoço longo) e Emins novamente, ambos identificados com descendentes de Rapha, o gigante.
Em Deuteronômio 3.11 é feita referência a Ogue, o Rei de Basã, um descendente de Rapha cuja cama media 4 metros (VEJA BEM QUATRO METROS) de comprimento e 2,5 metros de largura nunca vimos nada igual assim e impossível.
Em Números 13.33 o relato dos espias incluía a visão de Nephilim, dizendo que os descendentes de Anaque vêm dos Nephilim. Veja; 
Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos. Números 13:33.
O medo dos Nephilim foi o que fez 10 dos 12 espias darem um relatório negativo e retroceder, persuadindo os Israelitas a retroceder e  não entrarem na Terra Prometida.
Tudo isso aconteceu no tempo de Moisés.
E em Josué 14.15 no fim da conquista da terra, Calebe recebe Hebrom, antes conhecida como Quiriate-Arba porque foi fundada por Arba, chamado de o maior dos anaquins.
 E, é claro, em 1 Samuel 17 e 2 Samuel 21.15-22 há a derrota de Golias e seus quatro irmãos, todos descendentes de Rapha, (Refain ) no tempo do Rei Davi também.
Uma História Paralela.
Em nossa atenção à conquista por Israel da Terra Prometida, é fácil ignorar o fato de que Deus também deu aos descendentes de Esaú e Ló (Moabe e Amom) concessões de terras. 
As deles ficavam no lado oriental Vale do Rio Jordão, na atual Jordânia de hoje.
Assim como com Israel, seu alvo era livrar as terras que lhes foram dadas dos Nephilim que habitavam lá também. Em adição, Ele fez os Caftorins (Filisteus) eliminar o ramo chamado de Avins signica  (corruptores) em Gaza .
Tendes rodeado bastante esta montanha; virai-vos para o norte.
E dá ordem ao povo, dizendo: Passareis pelos termos de vossos irmãos, os filhos de Esaú, que habitam em Seir; e eles terão medo de vós; porém guardai-vos bem.
Não vos envolvais com eles, porque não vos darei da sua terra nem ainda a pisada da planta de um pé; porquanto a Esaú tenho dado o monte Seir por herança.
Comprareis deles, por dinheiro, comida para comerdes; e também água para beber deles comprareis por dinheiro.
Pois o Senhor teu Deus te abençoou em toda a obra das tuas mãos; ele sabe que andas por este grande deserto; estes quarenta anos o Senhor teu Deus esteve contigo, coisa nenhuma te faltou.
Passando, pois, por nossos irmãos, os filhos de Esaú, que habitavam em Seir, desde o caminho da planície de Elate e de Eziom-Geber, nos viramos e passamos o caminho do deserto de Moabe.
Então o Senhor me disse: Não molestes aos de Moabe, e não contendas com eles em peleja, porque não te darei herança da sua terra; porquanto tenho dado a Ar por herança aos filhos de Ló.
(Os emins dantes habitaram nela; um povo grande e numeroso, e alto como os gigantes.
Também estes foram considerados gigantes como os anaquins; e os moabitas os chamavam emins.
Outrora os horeus também habitaram em Seir; porém os filhos de Esaú os lançaram fora, e os destruíram de diante de si, e habitaram no seu lugar, assim como Israel fez à terra da sua herança, que o Senhor lhes tinha dado).
Levantai-vos agora, e passai o ribeiro de Zerede. Assim passamos o ribeiro de Zerede.
E os dias que caminhamos, desde Cades-Barnéia até que passamos o ribeiro de Zerede, foram trinta e oito anos, até que toda aquela geração dos homens de guerra se consumiu do meio do arraial, como o Senhor lhes jurara.
Assim também foi contra eles a mão do Senhor, para os destruir do meio do arraial até os haver consumido.
E sucedeu que, sendo já consumidos todos os homens de guerra, pela morte, do meio do povo,
O Senhor me falou, dizendo:
Hoje passarás a Ar, pelos termos de Moabe;
E chegando até defronte dos filhos de Amom, não os molestes, e com eles não contendas; porque da terra dos filhos de Amom não te darei herança, porquanto aos filhos de Ló a tenho dado por herança.
(Também essa foi considerada terra de gigantes; antes nela habitavam gigantes, e os amonitas os chamavam Zamzumins;
Um povo grande, e numeroso, e alto, como os gigantes; e o Senhor os destruiu de diante dos amonitas, e estes os lançaram fora, e habitaram no seu lugar;
Assim como fez com os filhos de Esaú, que habitavam em Seir, de diante dos quais destruiu os horeus, e eles os lançaram fora, e habitaram no lugar deles até este dia;
Também os Caftorins, que saíram de Caftor, destruíram os Aveus, que habitavam em Cazerim até Gaza, e habitaram no lugar deles Deuteronômio 2:3-23).
Dessa forma o Senhor julgou os Nephilim uma segunda vez, capacitando sobrenaturalmente Seu povo para derrotar as mais fortes e  demôniacas e temíveis forças de Satanás, e admoestando-os a matar todo homem, mulher e "criança para apagar totalmente este (dna) maldito, de forma a não deixar vivos remanescentes nenhum dessas abominações aberrantes na terra, a luta contra Satanás era intensa e materializada para repovoar o mundo uma terceira vez.
 Levou até o tempo do Rei Davi para tudo isso ser alcançado. 
Pelos próximos vários milhares de anos os Nephilim sobreviveram somente na mitologia, às vezes conhecidos como semi-deuses ou Titãs.
 Hércules é um exemplo de ser mitológico cujo pai era um deus e cuja mãe era humana.
A propósito, a palavra titã vem de Shaitan, um derivado Babilônico da palavra Hebraica Satan.
O Fim dos Tempos;
"E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem" (Mateus24.37).
 Como eram os dias de Noé? 
De acordo com 2 Pedro 2.4, esses foram os dias em que os anjos caíram e foram julgados.
Judas 6 também descreve anjos que saíram de seu habitat natural e foram acorrentados em trevas. Esses versos se referem aos anjos que foram os pais dos Nephilim.
 Alguns mestres da Bíblia acham que isso acontecerá novamente, logo antes da 2ª Vinda, como Jesus parece dizer.
É aí que os cultos de OVNIs e outros lançam suas conjecturas.
Eles falam de avistamentos de OVNIs (há um a cada 10 minutos em alguma parte do mundo) como sinais apontando para o retorno dos Nephilims.
Uma pessoa  em cada 5 declara ter visto um OVNI  ou um objeto estranho e uma em cada 100 declara ter tido algum tipo de encontro alienígena, de observação a inspeção ou  abdução.
 O denominador comum em abduções confirmadas parece ser um incomum interesse no sistema reprodutivo humano.
Estarão os assim chamados extraterrestres usando humanos para criar uma raça híbrida, meio humana e meio "alien" para os últimos dias?
 Resultará isso em um retorno dos Nephilim, uma raça super poderosa de seres criados para ajudar as forças de Satanás a tomar o Planeta Terra novamente no final do plano redentor de Deus?
 Ferro e Barro.
 A Bíblia não prediz isso claramente, apesar de alguns lerem isso em passagens do Apocalipse onde João parece estar descrevendo seres de outro mundo.
Mas há uma pequena pista na tradução Versão King James do Livro de Daniel.
 Ela está no capítulo 2, a descrição de Daniel da estátua polimetálica que o Rei Nabucodonozor havia visto em um sonho.
 Daniel interpretou a estátua do sonho como uma representação de reinos mundiais futuros entre então (600 AC) e o Milênio. A cabeça de ouro era Babilônia, então no poder.
O peito e os braços de prata simbolizavam o reino que se seguiria a Babilônia (Pérsia).
 O abdomem e as coxas de bronze eram o reino seguinte (Grécia)
E as pernas de ferro um depois desse (Roma).
Na base, estavam pés de ferro misturado com barro, o que muitos vêem como o Império Romano revivido no final dos tempos.
 E é aqui que fica interessante.
A tradução de King James do verso 43 diz;
 "E onde viste ferro misturado com barro de lodo, eles se misturarão com a semente dos homens ? . .:
 mas não se prenderão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro" (Daniel 2.43).
Quem são eles, os que se misturam com a semente dos homens?
Obviamente, eles não são humanos ou a passagem não faria sentido.
Estarão os humanos criando uma raça híbrida para algum propósito ainda desconhecido no planeta ?
 Estariam  eles habitando silenciosamente entre nós agora mesmo, como alguns defendem?
Será o Anticristo o exemplo definitivo dos Nephilim, ou terá ele as forças Nephilim ao seu comando durante a Grande Tribulação?
Somente o tempo dirá.
Mas uma coisa nós podemos saber com certeza agora mesmo.
Havia um 5º reino no sonho de Nabucodonozor .
Ele era simbolizado por uma pedra cortada não por mãos que caiu sobre a estátua e a reduziu a um pó tão fino que o vento eliminou todo e qualquer traço dele.
( Tu viste até que uma pedra foi cortada sem mãos, a qual golpeou a imagem sobre os pés que eram de ferro e barro, e os quebrou em pedaços. Então o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro foram quebrados em pedaços juntamente, e tornaram-se como a palha das eiras do verão; e o vento os carregou para longe, de modo que nenhum lugar foi encontrado para eles; e a pedra que golpeou a imagem tornou-se um grande monte, e preencheu a terra toda. 
E nos dias destes reis o Deus do céu irá erguer um reino, que nunca será destruído; e o reino não será deixado para outro povo, porém quebrará em pedaços e consumirá todos estes reinos, e permanecerá para sempre. Assim como tu observaste que a pedra foi cortada do monte sem mãos, e que ela quebrou em pedaços o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro, o grande Deus fez conhecido ao rei aquilo que acontecerá doravante; e o sonho é certo, e a sua interpretação correta.  Dan 2.34-35 e 44-45).
 Este é o Reino do nosso Senhor, e quando vier Ele destruirá todo o remanescente dos reinos anteriores da humanidade e toda e qualquer aberração existente. Seu Reino jamais será derrotado nem dado a outro, pois Ele reinará para sempre e sempre, e nós estaremos lá com Ele. Maranatha!

A POLÊMICA PASSAGEM DE GÊNESES 6 / Os três principais pontos de vista sobre a identidade dos filhos de Deus

Um problema potencial com isso encontra-se em Mateus 22:30, o qual indica que os anjos não se casam. A Bíblia não nos dá nenhuma razão para acreditar que os anjos tenham um gênero ou sejam capazes de se reproduzir.  Os outros dois pontos de vista não apresentam este problema.

Gênesis 6 
Os três principais pontos de vista sobre a identidade dos filhos de Deus são: 
1) eles eram anjos caídos.
2) eram poderosos governantes humanos.
3) eles eram descendentes devotos de Sete se casando com os descendentes ímpios de Caim. 
Algo que dá peso à primeira teoria é o fato de que no Antigo Testamento a expressão "filhos de Deus" sempre se refere a anjos. ( E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida. Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?  Jó 1:6, 2:1; 38:7). 
Um problema potencial com isso essa interpretação encontra-se em Mateus 22:30, o qual indica que os anjos não se casam.(Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu).
A Bíblia não nos dá nenhuma razão para acreditar que os anjos tenham um gênero ou sejam capazes de se reproduzir segundo a interpretação hermenêutica de alguns.  
Os outros dois pontos de vista não apresentam este problema.
A fraqueza do segundo e terceiro pontos de vista é que machos humanos comuns casando-se com fêmeas humanas comuns não explica por que os filhos eram "gigantes já que eles eram normais" ou "os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama". 
Além disso, temos outro problema;
Por que Deus decidiria trazer o dilúvio sobre a terra (Gênesis 6:5-7) quando nunca tinha proibido poderosos machos humanos ou descendentes de Sete de se casarem com fêmeas humanas comuns ou descendentes de Caim, já que eles tinha capacidade para isso? 
Se e que não eram anjos caídos como afirma algumas linhas de interpretação?
O julgamento vindouro de Gênesis 6:5-7 está ligado ao que aconteceu em.
(E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito).
 Somente o casamento obsceno e perverso de anjos caídos com mulheres humanas aparenta justificar julgamento tão severo sobre o mundo, para extirpar a semente maldita.
Como observado anteriormente, a fraqueza do primeiro ponto de vista é que segundo Mateus 22:30 declara: "Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu." No entanto, o texto não diz "os anjos não são capazes de se casarem?". 
Pelo contrário, esta passagem  indica apenas que os anjos não se casam, e não que que não são capazes de.
 É só interpretar corretamente a frase. 
Segundo, Mateus 22:30 está se referindo aos "anjos no céu", e não aos anjos caídos que não se preocupam com a ordem criada por Deus  como original e buscam ativamente maneiras de interromper, e sabotar o Seu plano de desejava salvar os humanos da catástrofe da perdição eterna. 
O fato de que os santos anjos de Deus não se casam ou não se envolvem em relações sexuais não significa que o mesmo seja verdadeiro e se aplica a Satanás e seus demônios, ou que não tem sexo.
6:2. Os filhos de Deus (benê 'Elohim) . . . as filhas dos homens.
A maldade aumentava a todo instante. 
Os descendentes de Caim ficaram excessivamente ímpios e pagãos.
Uma poderosa raça de gigantes, chamada "nefilins", destacou-se. 
O verbo (neipal, "cair"), tem sido considerado pelos eruditos, a fonte do nome, e por isso estas gigantescas criaturas têm sido conhecidas como ("os que decaíram"). A referência ao benê 'Elohim tem ocasionado  diferenças de opinião entre os mestres, 'Elohim é plural na forma. 
Normalmente é traduzido para "Deus".
Mas pode ser traduzido para "deuses", como, por exemplo, quando se refere aos deuses dos vizinhos pagãos de Israel.
Pode, também, indicar o círculo celestial de seres em íntima comunhão com Jeová, habitantes do céu, com obrigações específicas na qualidade de assistentes de Deus (veja Jó 1:6).
Em alguns casos nas Escrituras os "filhos de Deus" podem ser identificados com os "anjos" ou "mensageiros".
 Jesus é o Filho de Deus em um sentido único.
Os crentes são chamados "filhos de Deus" por causa do Seu relacionamento com Ele. 
No V.T., entretanto, "filhos de Deus, como somos hoje não existia ainda, o ser humano caído se tornaria a condição de filhos caso Jesus vencesse na Cruz" são uma classe especial de seres que formam a corte celestial.
A referência ao casamento dos (benê 'Elohim) com as filhas dos homens tem sido examinada de maneiras diversas.
 Para traduzi-la literalmente, diríamos que aqueles membros da sociedade celeste escolheram mulheres de na terra e estabeleceram com elas, literal e verdadeiramente, relacionamento conjugal (coabitando).
Esta pode ser a única interpretação viável de Jó 1:6.
Ali, os benê ('Elohim) eram declaradamente membros da corte de Deus.
Estudioso da Bíblia em hebraico; de 1883, professor de hebraico em Oxford, Uma Introdução à Literatura do Antigo Testamento, apareceu em 1891 (19139).
Entre suas primeiras publicações estava . 
Certo pastor ordenado sacerdote na Igreja Anglicana e ocupou vários cargos nessa igreja,  escreveu seus livros no espírito do método crítico estabelecido por J. Wellhausen, ao mesmo tempo em que salientava que suas conclusões não impugnavam a santidade da Bíblia ou atribuíam-lhe falsificações literárias.  sustenta que este é o único sentido legítimo e correto que pode ser aceito.
A resposta que Jesus deu aos saduceus, em Mt. 22:30, parece tornar insustentável este ponto de vista. 
Ele disse que os anjos "nem casam nem são dados em casamento".
A declaração em Gn. 6:2 torna claro que está se falando de casamento permanente. 
Mulheres eram escolhidas e forçadas a se tornarem participantes do relacionamento sexual anormal ali. 

DIFERENÇAS ENTRE ISRAEL E A IGREJA


DIFERENÇAS ENTRE ISRAEL E A IGREJA.  https://youtu.be/n3tVtUPyZVU



Israel e Jesus De Nazaré são os assuntos principais da Bíblia, ocupando a maior parte de suas páginas. As muitas profecias referentes ao seu passado, presente e futuro são vitais para a compreensão da Palavra de Deus.
Infelizmente, elas são ignoradas, explicadas superficialmente ou simplesmente rejeitadas pela vasta maioria dos ensinadores cristãos professos, com um grande número destes insistindo em que Israel foi substituída pela Igreja. Não . . . Israel é Israel, e a Igreja é a igreja.
Mas como é difícil para alguns incautos entender isso Em primeiro lugar,a igreja nasceu junto com a ressurreição de Cristo.Israel foi quem trouxe Jesus Cristo ao mundo.
 A glória da igreja é muito maior, e o apóstolo Paulo lamentou pelo o motivo de Israel rejeitar o Messias. Neste momento o leitor vai pensar;E quem morreu antes de Jesus ser ressuscitado?
 Foram todos pro inferno?
são questões que precisam serem respondida pelos intelectuais da bíblia.
 Esta resposta a própria bíblia nos,veja; I Pedro 3:18-20 “Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito; no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava, nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas, isto é, oito almas se salvaram através da água.”
O que são estes “espíritos em prisão”?
 Muitas pessoas traduzem mentalmente a palavra “espíritos” nesta passagem como “pessoas mortas” que supostamente agora vivem (como espírito) em prisão.
No entanto, esta interpretação não se funda na palavra de Deus pela seguinte razão: a palavra de Deus não usa a palavra “espírito” para designar pessoas mortas, não ressuscitadas.
 Para compreender o que significa “espíritos em prisão” temos de olhar à palavra de Deus para ver como é usada ou empregue esta palavra e, para além disso, considerar outras referências bíblicas relacionadas com o mesmo tema dos versículos de I Pedro.
 De facto a palavra de Deus não se refere apenas uma vez, mas em quatro diferentes passagens àquilo que é mencionado em I Pedro 3:19.
 Mas em primeiro lugar vamos ver o que poderá significar “espírito em prisão”.
 Como já dissemos, NÃO podem ser pessoas mortas, apesar de hoje em dia ser comum o uso no sentido de “homens mortos” que supostamente vivem algures sem serem ressuscitados. No entanto a Bíblia não usa esta palavra com este significado.
 A Bíblia aplica esta palavra para designar seres angelicais. Como diz em Hebreus 1:13-14:
“Mas a qual dos anjos disse jamais:
Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?
 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?” Hebreus 1:7 “Ora, quanto aos anjos, diz:
Quem de seus anjos faz ventos (espíritos), e de seus ministros labaredas de fogo.” Seres angelicais foram criados por Deus e são seres espirituais.
São “espíritos”. Será então possível que estes “espíritos em prisão” sejam anjos caídos na prisão? Como veremos é isto mesmo que acontece. Mas antes procuremos mais alguma informação para melhor compreensão.
Como vimos, anjos são seres espirituais.
 Embora todos fossem criados por Deus nem todos ficaram com Deus.
Alguns revoltaram- se contra Ele e caíram das suas posições.
O anjo supremo dos anjos caídos é o diabo ou Satanás.
Duas passagens que descrevem a sua rebelião e queda são:
 Ezequiel 28:11-19 e Isaías 14:3-23.
No entanto a passagem que lemos em I Pedro 3:19 não se refere a esta queda.
 I Pedro 3:20 situa- se no tempo dos “dias de Noé”.
O diabo tinha-se revoltado muito tempo antes como podemos ver aquando da sua ação no jardim do Éden.
Para além disso ele e os seus anjos não estão atualmente numa prisão; ao contrário o diabo é chamado “o príncipe dos ares” e ele e os anjos caídos são agora “principados… poderes…governadores da escuridão deste tempo…legiões de espíritos do mal nos lugares celestiais”.
 Legiões dos espíritos do mal são literalmente legiões espíritos diabólicos – e é isto o que são os anjos caídos - que agora estão ativos nos lugares celestiais.
I Pedro 3:19 não se refere portanto à queda do diabo mas a uma outra revolta dos anjos que teve lugar nos “dias de Noé” antes do dilúvio.
Estes espíritos acabaram por entrar na prisão e vamos ler mais acerca disso em II.
 Pedro e em Judas.
Mas antes vamos até Gênesis 6, pouco antes do dilúvio.
 Aí encontramos detalhes acerca da queda destes anjos. Gênesis 6:1-8 “Sucedeu que, quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
 Então disse o Senhor:
O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos.
Naqueles dias estavam os nefilins (gigantes) na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antiguidade.
Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.
 Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração E disse o Senhor:
Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito.
 Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.” Algo aconteceu quando os Homens começaram a multiplicar-se. Os “filhos de Deus” viram as filhas dos Homens e fizeram delas suas mulheres.
 No verso 1 torna-se óbvio o contraste entre os Homens e suas filhas com os filhos de Deus. Está escrito: “os filhos de Deus viram as filhas dos Homens”.
Quem eram estes filhos de Deus?
Apesar de que os crentes no Novo Testamento, crendo no Senhor Jesus Cristo e na sua ressurreição dos mortos, se tornem filhos e filhas de Deus, isto é algo que não estava a disposição no Antigo Testamento. 
O termo “filhos de Deus” é aplicado mais 3 vezes no Antigo Testamento, para além de Génesis 6. Em todos os exemplos refere se a seres angelicais. 
Vamos ver estas ocorrências que estão todas no livro de Jó. Gêneses 1:6 “Ora, chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.” JÓ 2:1 “Chegou outra vez o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor; e veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o Senhor.
Os filhos de Deus que se apresentaram ante Deus eram obviamente anjos.” Também em JÓ 38:6-7 falando acerca da terra: “Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, Quando juntas cantavam as estrelas da manhã, e todos os filhos de Deus bradavam de júbilo?” O que em JÓ 38:7 está descrito refere-se à criação da terra quando não estava ainda nenhum ser humano presente.
 Mas os filhos de Deus, os anjos, estavam presentes e cantavam de alegria.
Abreviando, os seres em Gênesis 6:1 não eram seres humanos. Senão não seriam apresentados em contraste com as filhas dos homens.
Não é, nem nunca foi estranho ou errado seres humanos casarem e terem filhos.
Não foi isso que aconteceu em Gênesis 6.
O que aconteceu em Gênesis 6 foi que, seres não humanos, seres angelicais, filhos de Deus, não filhos dos Homens, viram as filhas dos Homens, desejaram-nas e para além do mais tiveram filhos com elas!
Como a Bíblia diz em 6:4, o resultado desta união eram gigantes, uma raça de seres que Deus não tinha criado nem Ele tinha nunca tido essa intenção, mas esta raça era antes um resultado desta união não divina entre anjos e Homens.
 Noé estava presente nestes dias. Estes eram os “dias de Noé” a que I Pedro 3:19 se refere. Então durante os três dias que Cristo ficou no seio da terra Ele foi falar com estes espíritos que tiveram que ser aprisionados por DEUS para não continuarem a fazer travessuras pelo mundo.Também tomou as chaves da morte e do inferno;
arrebatamento da igreja
Todos que morreram crendo em Deus e vivendo uma vida digna e santa no antigo testamento,não foram para o céu de imediato ,mais foram para um lugar que se chamava seio de Abraão VEJA ; Entendemos “Seio de Abraão” como o nome que os hebreus davam ao lugar para onde iam os justos e tementes a Deus depois de sua morte. Existia essa crença entre os hebreus que as pessoas que na sua vida seguiram os ensinamentos de Deus, consideradas boas pessoas eram recolhidas, logo após o falecimento, para estarem na convivência com Deus e dos patriarcas, (personagens importantes na história do povo de Deus).
 Desta forma era inaugurada a fase definitiva da História da Salvação (conforme o evangelista Lucas 16,22-23)22 Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio. Lucas 16,22,23)
 Bíblia Almeida.Era neste lugar que descansavam os crentes do antigo testamento. Quando Cristo morreu e ressuscitou este lugar deixou de existir, e o povo de Deus.foram transportados imediatamente ao paraíso;
reini milenar
Israel os que não crerem no evanelho não vão gozar destas delicias porque só Jesus DE Nazaré tem as chaves do paraíso;

Entendendo Daniel 12.2 / Escatologia / Coisas Futuras

12.2: “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno”. 
Esse tem sido interpretado de forma equivocada muitas vezes.
 Ele fala sobre ressurreição em sentido geral: dos que foram salvos e dos que não alcançaram a salvação, porque suas obras eram más, e eles não se arrependeram em vida. 
Mas é evidente que, pelo procedimento das regras teológicas dentro da hermenêutica sagrada, uma deve estar distante da outra cerca de mil (1.000) anos.
 a primeira terá lugar no arrebatamento da igreja quando Jesus voltar a terra, sendo então depois complementada por outros exemplares deste gênero que são(as duas testemunhas do apocalipse que o anticristo os matará, e os mártires da Grande Tribulação, os que negaram receber o sinal da besta). Enquanto a outra (a dos que não foram salvos de um modo geral), só mil (1.000) anos depois vejam (Jo 5.28,29; 1 Co 15.23), cada uma por sua ordem. 
Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação, João 5:28,29.
Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda, 1 Coríntios 15:23.
As Escrituras Sagradas usam pelo menos três termos técnicos sobre “ressurreição”, que são desenvolvidos em vários de seus elementos doutrinários: 
Ressurreição de Mortos. 
No Antigo Testamento, são: 
1) O filho da viúva de Serepta, de Sidom. 
Elias é o personagem em foco nesta ressurreição - (1 Rs 17.21, 22). 
Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele. E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu, 1 Reis 17:21,22.
2) O filho da Sunamita.
Eliseu é o personagem em foco nesta ressurreição - (2 Rs 4.34, 35). 
E subiu à cama e deitou-se sobre o menino, e, pondo a sua boca sobre a boca dele, e os seus olhos sobre os olhos dele, e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu.
Depois desceu, e andou naquela casa de uma parte para a outra, e tornou a subir, e se estendeu sobre ele, então o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos, 2 Reis 4:34,35.
3) O homem que foi lançado de improviso na sepultura de Eliseu - os ossos de Eliseu foi o ponto marcante nesta ressurreição - (2 Rs 13.20, 21). 
Depois morreu Eliseu, e o sepultaram. Ora, as tropas dos moabitas invadiram a terra à entrada do ano.
E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés, 2 Reis 13:20,21.
Para alguns expositores das Escrituras, Jonas morreu e foi levantado da morte durante os três dias no ventre do peixe, tornando-se assim, uma figura muito expressiva da morte e ressurreição de Cristo (Mt 12.40). “... se assim for, o fato somente acrescenta mais uma das ressurreições registradas na Bíblia. 
Para aqueles que crêem em Deus, não há dificuldade em crer na ressurreição, uma vez suficientemente provada”na Bíblia (Dr Torrey)
Se assim foi, o personagem nesta ressurreição a de Jonas foi a pessoa de Deus. 
No Novo Testamento, são: 
5) O filho da viúva de Naim .
Jesus foi o personagem em foco nesta ressurreição - (Lc 7.11-17). 
E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão;
E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que fora defunto assentou-se, e começou a falar.
E entregou-o à sua mãe.
E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.
E correu dele esta fama por toda a Judéia e por toda a terra circunvizinha, Lucas 7:11-17.
6) A filha de Jairo .  (Jo 11.43, 44). Jesus foi o personagem em foco nesta ressurreição - (Lc 8.54, 55). 
Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina.
E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer, Lucas 8:54,55.
7) Lázaro de Betânia .
E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir, João 11:43,44.
 8) Dorcas ou Tabita.
Pedro foi o personagem em foco nesta ressurreição - (At 9.40, 41). 
Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.
E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva, Atos 9:40,41.
9) Um jovem de nome Êutico .
 O personagem nesta ressurreição foi o apóstolo Paulo - (At 20.9-12). 
E, estando um certo jovem, por nome Ežutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto.
Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu. E levaram vivo o jovem, e ficaram não pouco consolados, Atos 20:9-12.
Ressurreição dentre os mortos. 
Esta então já compreende: 
1) CRISTO (1 Co 15.20 e 23). 
Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.
Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda, 1 Coríntios 15:20,23.
A ressurreição dentre os os mortos significa que foi parcialmente naquele cemitério.
2) Os que ressuscitaram por ocasião da ressurreição de Cristo (Mt 27.52, 53). 
E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;
E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos, Mateus 27:52,53.
Esses santos foram incluídos também na palavra “primícias  como propriamente dita da colheita de alma que a igreja faria  para Deus”, dita a respeito de Cristo; “primícias” não pode ser “uma só” mas “um feixe conforme” (Lv 23; 10.1; Sm 25.29), e, por essa razão devem se-guir a ordem da ressurreição de Cristo. 
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: 
Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote; E ele moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá, Levítico 23:10,11. 
O internauta deve observar bem a frase: 
“E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele [Jesus]”. Um molho de almas.
Na ressurreição para a imortalidade, que abrange a todos mas nem todos serão salvos, isso difere da ressurreição dos que estavam mortos em pecaos efésios 2, todos têm de seguir a ordem da ressurreição de Cristo (At 26.23).
Visto que, na qualidade de “colheita”, Cristo foi “o primeiro exemplar a ressuscitar para a imortalidade”. 
3) Seguindo a orde vem a igreja, "os que são de Cristo, na sua vinda (1 Co 15.23, 42)".
Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. 1 Coríntios 15:23,42.
4) Aí vem as duas testemunhas escatológicas (Ap 11.11, 12). 
E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram.
E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram, Apocalipse 11:11,12.
5) Então vem os mártires da Grande Tribulação (Ap 20.4). 
E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos, Apocalipse 20:4.
Todos esses são exemplares que fazem parte da primeira ressurreição, dentre os mortos, que significa que ainda ficou alguém que nã ressuscitou que é também para a imortalidade, ainda que cada “um por sua ordem”. Isso se chama de “... a redenção do nosso corpo que não poderá mais ser ser apodrecido pela terra” (Rm 8.23). 
E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo, Romanos 8:23.
Ressurreição dos mortos, se dará geral e abrangente todo o tempo. 
O texto  neste capítulo 12 de Daniel vercículo 2, fala dela como sendo uma ressurreição “para vergonha e desprezo eterno, e para a vida eterna”. 
Ela alcança a todos os pecadores que morreram em seus delitos e pecados também que terão uma eternidade sem a presença de Deus(Jo 5.28, 29; Ap 20.5). 

Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.
Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. (Os que não foram salvos) Esta é a primeira ressurreição, João 5:28,29,  Apocalipse 20:5,
Vemos em Is 26.14, a frase de difícil interpretação no que diz respeito à ressurreição: 
“Morrendo eles, não torna-rão a viver; falecendo, não ressuscitarão”. 
Alguns mestres da Bíblia afirmam que fazem alusão aos anjos que procriaram com mulheres terrena e geraram a raça de gigantes de Gêneses 6. Os gigantes daquela geração não procriavam, e ao morrerem não ressuscitariam ????. Que na hermenêutica  pode ser.
 Subentende se que, eles não ressuscitarão para a vida eterna, nesse sentido também, pois todos humanos hão de ressuscitar um dia. 
A menos que seja esta uma exceção na Bíblia, como bem podemos ver nas palavras do próprio Deus quanto a Amaleque: 
“Eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus” (Êx 17.14). 

QUANDO SE DEU O PRIMEIRO HOMICÍDIO NA TERRA ?

QUANDO SE DEU O PRIMEIRO HOMICÍDIO NA TERRA ? O que temos percebido na narrativa de Gênesis é que o desenvolvimento da humanidade é seguido do crescimento e expansão da maldade do homem. Em Adão vimos a mentira, a terceirização da culpa, mas em Caim vemos o desgosto (inveja), a ira, o assassinato, a indiferença e o egoísmo.. Abel e Caim. homicídios.
Em Gênesis 6. 1-7 lemos:
 Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas, vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram. Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos. Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade. Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.
    Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Neste texto vemos o profundo sentimento de Deus, devido à maldade humana, estipulando um tempo para a aplicação do castigo do Dilúvio e um provável arrependimento que não aconteceu,e,que era de cento e vinte anos, a partir daquela data. Ele sempre avisa de antemão,e fala do que Ele não gosta.
 A desgraça do homem:
 O que temos percebido na narrativa de Gênesis é que o desenvolvimento da humanidade é seguido do crescimento e expansão da maldade do homem.
 Em Adão vimos a mentira, a terceirização da culpa, mas em Caim vemos o desgosto (inveja), a ira, o assassinato, a indiferença e o egoísmo.
    Entre seus descendentes ainda vemos a poligamia, o assassinato por retribuição desnecessária e a soberba e o auto-louvor.
   Por isso, não é de surpreender o relato de Moisés na seqüência da história: a medida que o homem se multiplica a maldade cresce.
 Esse aprendizado logo foi inserido na cultura e mentalidade judaica: “Quando os perversos se multiplicam, multiplicam-se as transgressões” (Pv.29.16).Em meio a tanta maldade e pecado existia uma pessoa qu era reta diante de Deus. Enoque ,e Deus resolveu retribuir por tanta retidão e honestidade.Veja;
Toda a duração da vida de Henoque foi de trezentos e.sessenta e cinco anos. Henoc andou com Deus, depois desapareceu, pois Deus o arrebato geneses 6.23,24 :
 Até aqui as escrituras apresentarem a morte do homem como natural,até este episódio inusitado do arrebatamento de Enoque,e o anuncio da exterminação dos humanos,com algumas exceções pelo caminho, como Abel, assassinado por seu irmão, e alguns dos possíveis ataques de Lameque Genesis 4.19-25.
 Contudo, a designação divina aqui se propõe a dizimar a humanidade! Acabar com os seres humanos,
      Para tentar descrever o desprazer de Deus com o homem, John Gill oferece a seguinte ilustração: “Apesar de serem eles minhas criaturas, fruto do trabalho de minhas mãos, Eu os fiz do pó da terra e os fiz senhores sobre toda terra; mas agora Eu decidi demonstrar minha desaprovação por sua perversidade, e pela honra da minha justiça vou destruí-lo da face da terra. Como um oleiro que pega um vaso que desgosta, um que ele mesmo tenha feito, e o quebra em pedaços, eu farei desaparecer o homem da terra”
“Noé e sua família são as únicas exceções a esta catástrofe. Até agora nós nos encontramos com insinuações distante e indireta do favor divino, e atos significativos de respeito e aceitação. Agora a graça pela primeira vez se encontra uma língua para expressar o seu nome. A Graça tem a sua fonte no ser divino”.
Deus avisou e mandou Noé transmitir.E Noé avisou cumprindo o mandado de Deus. Ao percorrermos a bíblia encontramos alguns avisos para os dias atuais,vejamos; Mateus 24.14 E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo habitado, como testemunho a todas as nações, e então chegará o fim.
Deus avisou e mandou Noé transmitir.E Noé avisou cumprindo o mandado de Deus. Ao percorrermos a bíblia encontramos alguns avisos para os dias atuais,vejamos; Mateus 24.14 E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo habitado, como testemunho a todas as nações, e então chegará o fim.
A grande tribulação”A pregação do evangelho e um aviso.”Semelhante as marteladas de Noé construindo a arca. O dia e a hora exatos da Sua vinda não foram revelados. Cristo disse aos discípulos que Ele Mesmo não sabia o dia ou a hora do Seu retorno; mas mencionou certos eventos através dos quais poderiam saber quando Sua vinda estaria próxima.“Haverá sinais”, disse Ele, “no Sol, na Lua e nas estrelas.” Lucas 21:25. E explicou com maior clareza ainda: “O Sol escurecerá, a Lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento.” Mateus 24:29. “Sobre a Terra”, disse Jesus, haverá “angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo.” Lucas 21:25 e 26. Os sinais estamos vendo todos os dias na TV,nos jornais,no radio e etc.Para sobreviver ao dilúvio era só entrar na arca. E NÓS O QUE FAREMOS,VARÕES IRMÃOS? "Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos:Que faremos, varões irmãos?." ATOS 2:37,38 E .Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, é bom ressaltar aqui que em nome de Jesus CRISTO,refere-se a fórmula batismal que é em nome do PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO (MATEUS 19.28,29) para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. Parafraseando, “e sereis santos,separados para mim e com os dons do Espírito Santo.
E a forma de escapar quando tudo aqui se esvair. Veja Noé; Genesis 6.7 E Deus disse a Noé: "Entra na arca, tu e toda a tua família, porque és o único justo que vejo diante de mim no meio desta geração.Noé foi salvo do diluvio.E há muitas promessas aos que crêem no SENHOR JESUS.Confira na bíblia ;
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. 1 Tessalonicenses 4:15-18
Baixar ; http://www.4shared.com/rar/2mbTd79wba/Deus_Sempre_Avisa_Sobre_Seus_P.html?

TERIAM OS ANJOS SE RELACIONADO COM MULHERES EM GÊNESES 6 ?



Gênesis 6
6:2. Os filhos de Deus (benê 'Elohim) . . . as filhas dos homens.
A  maldade aumentava a todo instante. Os descendentes de Caim ficaram excessivamente ímpios e pagãos. Uma poderosa raça de gigantes, chamada "nefilins", destacou-se.
O verbo neipal, "cair", tem sido considerado a fonte do nome, e por isso estas gigantescas criaturas têm
sido conhecidas como "os que decaíram".
A referência ao benê 'Elohim tem ocasionado marcadas diferenças de opinião entre os mestres, 'Elohim é plural na forma. Normalmente é traduzido para "Deus".
Mas pode ser traduzido para "deuses", como, por exemplo, quando se refere aos deuses dos vizinhos pagãos de Israel. Pode, também, indicar o círculo celestial de seres em íntima comunhão
com Jeová, habitantes do céu, com obrigações específicas na qualidade de assistentes de Deus (veja Jó 1:6).
Em alguns casos nas Escrituras os "filhos de Deus" podem ser identificados com os "anjos" ou "mensageiros". Jesus é o Filho de Deus em um sentido único.
Os crentes são chamados "filhos de Deus" por causa do Seu relacionamento com Ele. No V.T., entretanto, "filhos de Deus" são uma classe especial de seres que formam a corte celestial.
A referência ao casamento dos benê 'Elohim com as filhas dos homens tem sido examinada de maneiras diversas. Para traduzi-la literalmente, diríamos que aqueles membros da sociedade celeste escolheram mulheres de escol na terra e estabeleceram com elas, literal e verdadeiramente, relacionamento conjugal.
 Esta pode ser a única interpretação de Jó 1:6. Ali, os benê 'Elohim eram declaradamente membros da corte de Deus. S.R. Driver sustenta que este é o único sentido legítimo e correto que pode ser aceito. A resposta que Jesus deu
aos saduceus, em Mt. 22:30, parece tornar insustentável este ponto de vista. Ele disse que os anjos "nem casam nem são dados em casamento".
A declaração em Gn. 6:2 torna claro que está se falando de casamento permanente. Mulheres eram escolhidas e forçadas a se tornarem participantes do relacionamento anormal. Os estudiosos da Bíblia queGênesis têm rejeitado esta solução recorreram a outras explicações.
 Alguns têm dito que uma ligação entre a linhagem piedosa de Sete com os ímpios descendentes de Caim é a que está sendo descrita ? ? ?. . . mas se  foi isso,porque no dilúvio só se salvou noé,visto que havia centenas ou talves milhares de pessoas piedosas na terra ?
 Outros ainda sustentam que estas palavras se referem ao casamento entre pessoas da classe mais alta da sociedade com elementos da classe mais baixa e menos digna. À luz dos fatos e da tradução exata das palavras do texto,
concluímos que alguns homens do grupo celeste (anjos ou mensageiros) realmente tomaram por esposas as mulheres terrestres. Usaram de força superior para dominá-las, para que a conquista fosse completa. Os "filhos de Deus" eram irresistíveis (cons. II Pe. 2: 4; Judas 6).Fonte (Comentário Bíblico Moody) 

ESTAMOS NO FIM DOS TEMPOS?


A BÍBLIA FALA DE UM GRANDE TERREMOTO MUNDIAL, SERÁ QUE ESTAMOS NOS APROXIMANDO DELE?
Eis um gráfico que mostra os terremotos ocorridos em todo o mundo com magnitude de 6 a 8 graus na escala de Richter. São dados obtidos pela USGS - U.S. Geological Survey desde o ano 1900.
Março de 2011, Japão São Paulo - Dor, pânico e destruição marcaram o fim de tarde do Japão nesta sexta-feira (madrugada no Brasil).
 O país foi atingido pelo maior terremoto de sua história, com magnitude de 8,9 graus na escala Ritcher, segundo o Centro de Estudos Geológicos dos Estados Unidos (USGS).
Ao tremor de terra, seguiu-se um tsunami formado no Pacífico com ondas de 10 metros de altura que varreram a costa nordeste.
Navios e carros foram arrastados, casas e plantações, inundadas, e uma usina nuclear ficou em chamas. O saldo de mortos já passa dos 1,5 mil, e há centenas de desaparecidos.
 Autoridades de mais de 20 países e várias ilhas da região estão em estado de alerta.
 Na última década, outros países também sentiram a fúria que vem das profundezas da Terra. Das ondas gigantes que atingiram as ilhas do Pacífico em 2004 aos tremores que devastaram o Haiti e o Chie, relembre seguir os terremotos que abalaram o mundo nos primeiros dez anos do século 21.
“Um jovem, vestindo apenas um lençol de linho, estava seguindo Jesus. Quando tentaram prendê-lo, ele fugiu nu, deixando o lençol para trás”. (Mc 14:51-52) . Hoje em dia, como naquela época,é muito comum encontrarmos pessoas que figuradamente pensam estarem vestidos adequadamente. Não estou me referindo as vestimentas materiais do dia a dia.  Me lembro que a algum tempo atrás,eu morando em uma pequena cidade no interior de SP,onde a maioria dos empregos é no campo e braçal,dos quais trabalhadores a maior parte são mulheres. Uma certa igreja de lá, obrigou todas as mulheres pedirem as contas,por motivo de não poderem usar calças compridas no trabalho. A congregação em questão ficou vazia, é claro não é? Este moço pode representar no sentido figurado várias coisas. Uma delas e a mais comum,é a forma de doutrina,e as instruções que se recebe que terá validade para toda a caminhada cristã. ex; a bíblia diz que é o evangelho seg Jesus CRISTO que pode livrar os humanos do inferno.
Desde 1999, nota-se um aumento significativo na frequência de terremotos acima de 6 graus.
 Este aumento brutal faz eco nos antigos registros religiosos quando referiam que "terremotos irão ocorrer em vários lugares" á medida que a Humanidade se aproxima do ciclo final. São as transformações em curso. Terremotos e as profecias bíblicas;
 "Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes" (Lc 21,11)
"e haverá terremotos em diversos lugares, e fome. Isto será o princípio das dores." (Mc 13,8)
 "Depois disso, o anjo tomou o turíbulo, encheu-o de brasas do altar e lançou-o por terra; e houve trovões, vozes, relâmpagos e terremotos."
(Ap 8,5)"Houve, então, relâmpagos, vozes e trovões, assim como um terremoto tão grande como jamais houve desde que há homens na terra." (Ap 16 ao 18)
"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas. Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra." (Lc 21,25).
Nos últimos tempos triplicaram os tremores de terras em todo o mundo. Apocalipse 16,fala de um devastador tremor de terra como nunca ouve.No milênio,quando Cristo voltar haverá apenas um mar,e que provavelmente será em função desse grande tremor de terra,que mudará toda a topografia da terra.Não poderá ter nem um obstáculo para os seres humanos prestarem adoração.
No momento temos sete mares no planeta. - Ártico - Atlântico Norte - Atlântico Sul - Pacífico Norte - Pacífico Sul - Índico - Antártico. "E acontecerá que todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorarem o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a Festa das Cabanas. Zac 14.16." A América Latina se emendará a africa como um grande quebra cabeça.

ONDE SE LOCALIZA O VALE DE REFAIM?

 2 Samuel 5:18. E os filisteus vieram, e se estenderam pelo vale de Refaim.
 vale dos Refains. I.it., "o vale dos gigantes". Era uma planície
localizada a sudoeste de Jerusalém, na fronteira entre Judá e Benjamim (Js 15.1,8; 18.11,16),
onde a terra fértil produzia grãos que abasteciam Jerusaiém, mas também atraía ataques inimigos.

A BÍBLIA É A VERDADE

A Bíblia e Verdade

Há quatro mil anos.
 — Continentes adormecidos .
— O grande berço da nossa civilização .
— Altas culturas do antigo Oriente .
— Havia muito tempo que se construíam torres escalonadas e pirâmides.
 — Plantações gigantescas irrigadas por canais artificiais .
— Assalto de tribos árabes do deserto Se traçarmos uma linha curva a partir do Egito, passando pela Palestina e a Síria mediterrâneas, seguindo depois até o Tigre e o Eufrates, através da Mesopotâmia, e descendo até o Golfo Pérsico, teremos uma meia-lua razoavelmente perfeita.
 Há quatro mil anos, esse poderoso semicírculo ao redor do deserto da Arábia, denominado Crescente Fértil abrigava grande número de culturas e civilizações, ligadas umas às outras como pérolas de rutilante colar. Delas irradiou luz clara para a humanidade.
Ali foi o centro da civilização desde a idade da pedra até a idade do ouro da cultura greco-romana. Por volta do ano 2000 a.C., quanto mais o olhar se afasta do Crescente Fértil, mais esparsos são os vestígios de vida civilizada e de cultura.
Poderia se dizer, que os povos dos outros continentes dormiam como crianças prestes a despertar.
No Mediterrâneo oriental já cintila um clarão brilhante, em Creta floresce o domínio dos reis minoicos, fundadores da primeira potência marítima historicamente conhecida.
Há mil anos já que a cidade de Micenas defende seus habitantes, e uma segunda Troia se ergue há muito sobre as ruínas da primeira.
 Nos vizinhos Balcãs, entretanto, apenas começou a primitiva idade do bronze.
 Na Sardenha e na região ocidental da França, os mortos são inumados em túmulos de pedras gigantescas,aina.
 Esses túmulos megalíticos são a derradeira manifestação considerável da idade da pedra.
Na Grã-Bretanha, constrói-se o mais famoso santuário da época megalítica ,o Templo do Sol de Stonehenge , cujo círculo de pedras gigantes, próximo a Salisbury, é ainda hoje uma curiosidade envolta em lendas.
Na Germânia, lavrava-se o solo com arados de madeira.
Ao pé do Himalaia, extingue-se, bruxuleando, sobre o vale do Indo, a luz solitária de uma ilha cultural.
Na China, nas vastas estepes da Rússia e na África, reina a escuridão.
E além das águas do Atlântico dorme Figura. .
 O Crescente Fértil e o Egito, os grandes centros de civilização do mundo, por volta do ano 2000 a.C.pesadamente ao continente da América.
 Enquanto isso, no Crescente Fértil e no Egito convive uma multidão verdadeiramente confusa de culturas e civilizações altamente desenvolvidas.
Há mil anos já que os faraós ocupam seu trono.
Por volta do ano 2000 a.C, reina aí Amenemés I, fundador da décima segunda dinastia.
 Sua influência estende-se desde a Núbia, ao sul da segunda catarata do Nilo, passando pela península do Sinai, até Canaã e a Síria, um domínio tão grande como a Noruega.
 Ao longo das costas do Mediterrâneo, encontram-se as ricas cidades marítimas dos fenícios.
Na Ásia Menor, no coração da atual Turquia, lançam-se os fundamentos do poderoso reino dos antigos hititas.
 Na Mesopotâmia, entre o Eufrates e o Tigre, dominam os reis da Suméria e de Acad, que têm como tributários os reinos menores desde o golfo Pérsico às nascentes do Eufrates.
 As imensas pirâmides do Egito e as imponentes torres escalonadas da Mesopotâmia já haviam assistido à passagem de muitos séculos.
 Havia dois mil anos que fazendas e plantações de proporções tão consideráveis como os grandes empreendimentos agrícolas de hoje produziam cereais, legumes e os frutos mais seletos nos vales artificialmente irrigados do Nilo, do Eufrates e do Tigre.
Por toda parte, no Crescente Fértil e no reino dos faraós, era cultivada a arte da escrita cuneiforme e hieroglífica. Serviam-se dela os poetas e os funcionários da corte e da administração governamental; para o comércio havia muito se tornara indispensável.
O ativo intercâmbio de mercadorias realizado pelos grandes importadores e exportadores da Mesopotâmia e do Egito, através dos caminhos das caravanas e pelas rotas de navegação, desde o golfo Pérsico até a Síria e a Ásia Menor, desde o Nilo, pelo mar, até Chipre e Creta, e, mais além, até o mar Negro, reflete se hoje na correspondência comercial gravada em barro e papiros.
As mercadorias mais procuradas entre a profusão de artigos eram o cobre das minas egípcias do monte Sinai, a prata das minas da cordilheira do Tauro, ouro e marfim da Somália, na África ocidental, e da Núbia, no Nilo, corantes de púrpura das cidades fenícias do litoral de Canaã, incenso e especiarias raras do sul da Arábia, magnífico linho dos teares egípcios e vasos maravilhosos da ilha de Creta. A poesia e a ciência estavam em pleno florescimento.
No Egito, surgia a primeira literatura de passatempo e a primeira poesia mundana.
A Mesopotâmia já experimentava o seu renascimento.
Os filólogos de Acad, o grande reino do Eufrates inferior, compunham a primeira gramática e o primeiro dicionário bilíngüe.
 A lenda de Gilgamesh, as lendas da Criação e do Dilúvio dos antigos sumérios, escritas em acádico a língua do mundo dessa época , tornaram-se epopeias repletas de emoção dramática.
Os médicos egípcios guiavam-se por livros de receitas para preparar seus remédios de plantas de valor curativo comprovado; os cirurgiões discorriam entre si sobre conhecimentos anatômicos.
 Os matemáticos da terra do Nilo conseguiam, pelo método empírico, fazer o mesmo cálculo dos lados do triângulo que só meio milênio depois o grego Pitágoras fixaria no axioma que leva seu nome.
Os engenheiros da Mesopotâmia resolviam, com base na prática, o problema do cálculo do quadrado. Os astrônomos determinavam, se bem que a serviço da astrologia, mas baseados em observações exatas, as órbitas dos planetas!
Profunda devia ser a paz e grande o bem-estar desse mundo do Nilo, do Eufrates e do Tigre, pois dessa época não se encontrou nenhuma inscrição que falasse de grandes acontecimentos guerreiros. Mas no coração desse “crescente fértil” e poderoso, nas vastidões ofuscantes e áridas do deserto da Arábia, lá onde ele é banhado pelas águas do oceano Índico, desencadeou-se com poderoso ímpeto, avançando para o norte e para o noroeste, para a Mesopotâmia, para a Síria e a Palestina, uma avalanche de povos e tribos nômades de raça semítica.
Em ondas sucessivas, os amoritas, ou ‘‘ocidentais”, pois era esse o significado de seu nome, se espraiaram para os reinos do Crescente Fértil.
O reino dos reis da Suméria e Acad caiu em 1960 a.C. sob os seus ataques obstinados. Os amoritas fundaram uma série de Estados e dinastias. Uma destas viria finalmente a atingir o predomínio: a primeira dinastia de Babilônia, o grande centro de poder de 1830 a 1530 a.C. Seu sexto rei foi o famoso Hamurabi.
 Entretanto, uma dessas tribos nômades semitas estava destinada a adquirir uma importância decisiva para milhões de pessoas em todo o mundo, até nossos dias.
 Era um pequeno grupo, talvez apenas uma família, desconhecida e insignificante qual minúsculo grão de areia numa tempestade do deserto: a família de Abraão, pai dos patriarcas!

O Pecado e o Dilúvio De Noé 6:1 - 8:22 Gênesis 6 / A Vinda De Cristo e o Dilúvio.

O Pecado e o Dilúvio De Noé 6:1. Como foi o dilúvio. A maldade aumentava a todo instante. Sodomia antes do dilúvio. Arca de Noé.


O Pecado e o Dilúvio. 6:1 - 8:22 Gênesis 6
6:2. Os filhos de Deus (benê 'Elohim) . . . as filhas dos homens. A maldade aumentava a todo instante. Os descendentes de Caim ficaram excessivamente ímpios e pagãos de mais. Uma poderosa raça de gigantes se aflorou, chamada "nefilins". 
O verbo neipal, cair, tem sido considerado a fonte do nome, e por isso estas gigantescas criaturas têm
sido conhecidas como "os que decaíram". 
A referência ao benê 'Elohim tem ocasionado marcadas diferenças de opinião entre os mestres, 'Elohim é plural na forma. Normalmente é traduzido para "Deus". 
Mas pode ser traduzido para "deuses", como, por exemplo, quando se refere aos deuses dos vizinhos pagãos de Israel. Pode, também, indicar o círculo celestial de seres em íntima comunhão com Jeová, habitantes do céu, com obrigações específicas na qualidade de assistentes de Deus (veja Jó 1:6). 
Em alguns casos nas Escrituras os "filhos de Deus" podem ser identificados com os "anjos" ou "mensageiros". 
Jesus é o Filho de Deus em um sentido único.  
Nós os crentes somos chamados "filhos de Deus" por causa do nosso relacionamento com Ele que nos dará a salvação. Digo assim porque a bíblia diz que para o humano morrer e ter ter a salvação,  precisa ter fé em Jesus.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus João 1:12,13.
 No Velho Testamento, entretanto, "filhos de Deus" era uma classe especial de seres que formavam a corte celestial. A referência ao casamento dos benê 'Elohim com as filhas dos homens tem sido examinada de maneiras diversas pelos eruditos.
 Para traduzi-la literalmente, diríamos que aqueles membros da sociedade celeste, ou da corte de Deus, escolheram mulheres de escol na terra e estabeleceram com elas, literalmente e verdadeiramente, relacionamento conjugal de casamento, ou acasalamento. Esta pode ser a única interpretação de Jó 1:6. Ali, os benê ' ou Elohim eram declaradamente membros da corte de Deus. 
S.R. Driver sustenta que este é seria único sentido legítimo e correto que pode ser aceito na interpretação Bíblica. 
A resposta que Jesus deu aos saduceus, lá em Mat. 22:30, parece tornar insustentável este ponto de vista para alguns.  
Ele disse que os anjos "nem casam nem são dados em casamento". 
Mas é bom notar que Jesus não se referia a sexualidade mas casamento.
Mas a declaração em Gn. 6:2 torna claro que está se falando de casamento permanente. Mulheres eram escolhidas e forçadas a se tornarem segundo a passagem bíblica, a participarem do relacionamento sexual  anormal. 
Os estudiosos da Bíblia que têm rejeitado esta solução recorreram a outras explicações segundo eles plausível.  Alguns têm dito que uma ligação entre a linhagem piedosa de Sete com os ímpios descendentes de Caim é a que está sendo descrita aqui. 
Outros ainda sustentam que estas palavras se referem ao casamento entre pessoas da classe mais alta da sociedade com elementos da classe mais baixa e menos digna.  À luz dos fatos e da tradução exata das palavras do texto, se pode concluir que alguns homens do grupo celeste (anjos ou mensageiros) realmente tomaram por esposas as mulheres terrestres. 
Usaram de força superior para dominá-las, para que a conquista fosse completa. Os "filhos de Deus" eram irresistíveis (conforme diz em. II Pe. 2: 4; Judas 6). 
O meu Espírito (rüah) não agirá para sempre (veidôn) no homem disse Deus. 
Este verbo em hebraico pode ser traduzido para lutar com ou permanecer com. A primeira tradução representaria Deus usando continuamente de força para com os homens rebeldes, para mantê-los em linha e para evitar que se destruam completamente como resultado do seu comportamento pecador em extremo. 
O segundo ponto de vista representaria Deus como tomando a determinação de afastar seu fôlego vital da vida do homem, resultando, é claro, na morte. A palavra hebraica dün (ou
din) indica vida expressando-se na ação ou na evidência do poder. Na primeira interpretação, o espírito (rüah) é considerado um princípio ético usado para restringir ou controlar as criaturas, resultando em comportamento ético de comportamento. Na outra, o espírito (rüah) é considerado como princípio vital dado ao pedacinho de barro inanimado para fornecer vida, motivação e poder para levantar, caminhar, viver. 
Quando esse rüah é retirado pela mão divina, o julgamento é inescapável. Este aviso divino veio de Jeová quando Ele encontrou Suas criaturas dominadas pelo pecado. Deus
declarou que tinha de abandonar o homem ao destino da morte, ou a sua própria sorte. O pecado ativara aquilo que garantiria a morte de todos os humanos. Gêneses  5,6. 
Maldade (rei'eit) ... se arrependeu (heiham) ... pesou ('eisab). 
A depravação era muito difundida. 
E era interna, contínua e habitual. O homem era inteiramente corrupto, mau de coração e na conduta. Não havia nada de bom nele. Toda a inclinação dos Seus pensamentos e imaginação era completamente fora da linha da vontade de Deus. A carne estava no trono. Deus foi esquecido e francamente desafiado.
Neiham na forma nifal descreve o amor de Deus, que sofreu desapontamento de fazer partir o coração. Literalmente, fala de suspirar devido à dor profunda. Os propósitos e planos de Deus falharam na produção do precioso fruto que Ele antecipou, por causa do homem pecador que impediu sua frutificação completa. 'Eisab na forma hithpael significa ferir-se ou experimentar um ferimento. 
A declaração diz, então, que Deus experimentou tristeza que Lhe feriu o coração quando olhou para a trágica devastação que o pecado produzira. A obra de Suas mãos
fora distorcida e arruinada. Através de tudo isto, o amor de Deus brilhava claramente, mesmo quando o retumbar do juízo divino começou a ameaçar os habitantes da terra.
 Verso 7. Desaparecer (mahâ; E.R.C., destruirei). 
O verbo indica um movimento que extermina ou risca alguma coisa completamente. A operação tulha a intenção de destruir cada ser vivo que estivesse pela
frente. Destruição completa tinha de ser executada. Nada deveria ser poupado.
Verso 8. Porém Noé achou graça (hên). 
Um homem entre toda a incontável multidão que havia sobre a terra estava capacitado a receber o dom da graça de Deus. A palavra graça certamente significa "favor" ou "aceitação", de qualquer modo, e provavelmente tem um sentido muito mais rico.  Era o amor e a misericórdia em ação. Estendendo Deus a Sua graça sobre Noé significava que havia vida e nova esperança para a humanidade nos dias pela frente.
 Verso 9. Noé era homem justo e íntegro. . .  Noé andava com Deus. Com estas palavras o autor descreve três características de uma vida piedosa - justiça, pureza e santidade (cons. 6:8 - ele achou graça diante do Senhor). 
A palavra justo, do hebraico saddiq, descreve o caráter de Noé conforme se manifestava em relação aos outros seres humanos:
"honestidade" ou "honra" era evidente em seu comportamento. 
Toda a sua conduta revelava esta justiça moral e ética (cons. Ez. 14:14, 20). A palavra hebraica tâmim, íntegro, descreve o produto perfeito de um construtor sábio, é inteiro, completo e perfeito. Visto objetivamente, a palavra imaculado descreve o caráter. No reino da ética, a idéia de "integridade" é a sua derivada (cons. Jó 1:1). A declaração, ele andava com Deus, abre um outro setor do pensamento. 
Ao andar com Deus, Noé demonstrou um espírito, uma atitude e um caráter que o tornava aceito e aprovado para um relacionamento espiritual mais íntimo. Ele manifestava qualidades de alma que o tomavam querido ao Senhor (cons. Gn. 5:22 ; Mq. 6: 8; Ml. 2: 6). 14-16. Uma arca (têbâ). 
A nossa palavra arca vem do latim arca, "um baú ou cofre". A palavra usada para a "arca" da aliança é uma palavra diferente eirôn. Têbâ é provavelmente de origem egípcia. A arca
de Noé era muito provavelmente uma espécie de jangada grande e coberta, construída com madeira leve e resinosa. Com seus três andares, chegava a um total de 13,85ms de altura. 
Tinha 138,46ms de comprimento por 23,08ms de largura. (O cúbito tinha 45cms.) Celas, cabines ou pequenos quartos foram construídos ao longo dos lados dos três andares. Para que a embarcação fosse à prova de água, usou-se um poderoso betume por dentro e por fora, para sua calafetação. A palavra hebraica sôhar fica melhor traduzida para luz ou janela. Tinha aproximadamente 45crns de altura e estendia-se em toda a volta da arca; deixava entrar luz e ar. 17-22. Dilúvio (mabbül). Esta palavra não tem etimologia hebraica. Só foi usada em relação à inundação do tempo de Noé. 
Talvez viesse da palavra assíria nabalu, "destruir".
De acordo com o autor do Gênesis, o propósito de Deus era certamente exterminar os seres vivos de Sua criação. 
Durante 120 anos que Noé levou para completar o seu trabalho, ele pregou ao povo num esforço urgente de levá-lo ao arrependimento. Viram a arca tomando forma diante de seus olhos enquanto o pregador transmitia o sermão. 
Os parentes próximos de Noé, incluindo sua esposa, três filhos e respectivas esposas, entraram com ele no seguro abrigo. Em  obediência à ordem de Deus, levaram consigo pares de representantes de todos os animais da terra. 
 7 - Gênesis Romperam-se (beiqa) todas as fontes do grande abismo. 
Enormes reservatórios de água estavam armazenados sob a terra. Esta enorme quantidade de água foi chamada de tehôm, "o grande ou abismo" (cons. Gn. 1:2). 
Estas águas subterrâneas confinadas ali pelo poder criativo no segundo dia da criação, foram desencadeadas com volume e violência além da descrição. Não foi uma enchente comum, na verdade, mas uma gigantesca maré que subitamente assombrou a população estarrecida. 
Beiqa' indica uma convulsão terrestre que destruiu toda barreira restritiva que existente para aguas. Foi um tumultuoso desprender-se de indescritível destruição. O homem não pode imaginar a fúria e o poder destruidor da erupção, nem o horror da exibição do poder de Deus para destruir os seres pecadores, A completa corrupção do homem era muito
pior do que qualquer um de nós pode imaginar. 
A destruição foi necessária, versos 11, 12. 
As comportas dos céus se abriram (peitah), Além da terrível sublevação que vinha de baixo, os povos da terra testemunharam a abertura das comportas dos gigantescos reservatórios de águas acima da terra. Todas as águas que estavam acumuladas explodiram em torrentes. Resistente e continuamente, durante quarenta dias e quarenta noites, as gigantescas nuvens derramara água sobre a terra.
 O efeito do dilúvio sobre os humanos homens, mulheres, crianças, animais e plantas, e sobre a superfície da terra não pode ser completamente imaginado versos 16-18. 
E o Senhor fechou (seigar) a porta após ele . . . Predominaram as águas (geibar). 
No meio da violenta tempestade e das torrentes que tudo cobriram, o  Deus da aliança, estendeu o braço da misericórdia e fechou a porta da arca para guardar o seu povo
em segurança aqueles que crearm Nele.
 Mas Ele derramou torrentes de água para destruir completamente os pecadores sobre a terra. Os inquilinos da casaGênesis flutuante podiam viajar sobre as águas com em segurança e proteção, pois confiaram em Deus. 
A mão divina que fizera transbordar o abismo e abrira as janelas do céu para derramar destruição, também demonstrou a amorosa preocupação de Deus por aqueles que seriam o núcleo de Seu novo começo. Enquanto os escolhidos de Deus se aninhavam em segurança na arca, as águas continuaram a subir e cobrir toda a terra. O verbo geibar indica poderio, sujeição e poder que prevalece. 
Sem cessar as águas foram assumindo o controle e continuaram dominando até que as mais altas montanhas ficaram completamente submersas. Novamente, a majestade, grandeza e propósito competidor do Todo-poderoso mostrouse cada vez mais aparente. 
O propósito divino estava se realizando sobre toda a terra. A vontade de Deus se realizava. Aprtir daí um novo começo.